O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2836 |
Resumo: | A comunicação e tecnologias digitais têm evoluído de forma indelével, revolucionando os setores onde são utilizadas e o turismo não é exceção. Quando implementados de modo adequado, os meios tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção e atratividade de um destino turístico facilitando o acesso a informação relevante sobre o mesmo. O presente trabalho, aliando o turismo e estudo de caso ao design de interfaces, tem como objetivo o redesign de uma aplicação móvel, o guia turístico VisitBraga. Sendo o turismo um setor em constante crescimento em todo o mundo considerou-se que seria de elevada importância a existência de uma aplicação móvel de referência na cidade como se acredita ser o estudo de caso. VisitBraga encerra potencial para ser a principal agregadora de informação sobre a cidade de Braga. Iniciou-se a investigação desenvolvendo a revisão de literatura nas áreas do Design centrado no utilizador, User Experience e User Interface Design (UX/UI), sobre o Turismo e os conceitos digitais associados ao mesmo, aplicados ao contexto nacional e na cidade de Braga. Concluída a fase teórica do projeto avançou-se para a fase prática, do estudo de caso, onde foi executada uma análise ao estado atual de forma a desenvolver a estratégia para o redesign. São documentadas as diferentes fases do desenvolvimento da app e a validação do protótipo por meio de testes de usabilidade. Através deste estudo pretendeu-se conceber uma app que unificasse a informação de apoio aos turistas de forma simples e intuitiva tendo como foco central o utilizador. |
id |
RCAP_220ecf4dbeef99f9d4dd76664f676210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGADesign centrado no utilizadorUX/UI Designdesign de interfaceusabilidadedestino turísticoA comunicação e tecnologias digitais têm evoluído de forma indelével, revolucionando os setores onde são utilizadas e o turismo não é exceção. Quando implementados de modo adequado, os meios tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção e atratividade de um destino turístico facilitando o acesso a informação relevante sobre o mesmo. O presente trabalho, aliando o turismo e estudo de caso ao design de interfaces, tem como objetivo o redesign de uma aplicação móvel, o guia turístico VisitBraga. Sendo o turismo um setor em constante crescimento em todo o mundo considerou-se que seria de elevada importância a existência de uma aplicação móvel de referência na cidade como se acredita ser o estudo de caso. VisitBraga encerra potencial para ser a principal agregadora de informação sobre a cidade de Braga. Iniciou-se a investigação desenvolvendo a revisão de literatura nas áreas do Design centrado no utilizador, User Experience e User Interface Design (UX/UI), sobre o Turismo e os conceitos digitais associados ao mesmo, aplicados ao contexto nacional e na cidade de Braga. Concluída a fase teórica do projeto avançou-se para a fase prática, do estudo de caso, onde foi executada uma análise ao estado atual de forma a desenvolver a estratégia para o redesign. São documentadas as diferentes fases do desenvolvimento da app e a validação do protótipo por meio de testes de usabilidade. Através deste estudo pretendeu-se conceber uma app que unificasse a informação de apoio aos turistas de forma simples e intuitiva tendo como foco central o utilizador.2024-02-28T14:47:51Z2024-02-282024-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2836http://hdl.handle.net/11110/2836TID:203539648porGonçalves, Ana Isabel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T05:53:46Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:36.919453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
title |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
spellingShingle |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA Gonçalves, Ana Isabel Silva Design centrado no utilizador UX/UI Design design de interface usabilidade destino turístico |
title_short |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
title_full |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
title_fullStr |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
title_full_unstemmed |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
title_sort |
O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA |
author |
Gonçalves, Ana Isabel Silva |
author_facet |
Gonçalves, Ana Isabel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Isabel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design centrado no utilizador UX/UI Design design de interface usabilidade destino turístico |
topic |
Design centrado no utilizador UX/UI Design design de interface usabilidade destino turístico |
description |
A comunicação e tecnologias digitais têm evoluído de forma indelével, revolucionando os setores onde são utilizadas e o turismo não é exceção. Quando implementados de modo adequado, os meios tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção e atratividade de um destino turístico facilitando o acesso a informação relevante sobre o mesmo. O presente trabalho, aliando o turismo e estudo de caso ao design de interfaces, tem como objetivo o redesign de uma aplicação móvel, o guia turístico VisitBraga. Sendo o turismo um setor em constante crescimento em todo o mundo considerou-se que seria de elevada importância a existência de uma aplicação móvel de referência na cidade como se acredita ser o estudo de caso. VisitBraga encerra potencial para ser a principal agregadora de informação sobre a cidade de Braga. Iniciou-se a investigação desenvolvendo a revisão de literatura nas áreas do Design centrado no utilizador, User Experience e User Interface Design (UX/UI), sobre o Turismo e os conceitos digitais associados ao mesmo, aplicados ao contexto nacional e na cidade de Braga. Concluída a fase teórica do projeto avançou-se para a fase prática, do estudo de caso, onde foi executada uma análise ao estado atual de forma a desenvolver a estratégia para o redesign. São documentadas as diferentes fases do desenvolvimento da app e a validação do protótipo por meio de testes de usabilidade. Através deste estudo pretendeu-se conceber uma app que unificasse a informação de apoio aos turistas de forma simples e intuitiva tendo como foco central o utilizador. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-28T14:47:51Z 2024-02-28 2024-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2836 http://hdl.handle.net/11110/2836 TID:203539648 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2836 |
identifier_str_mv |
TID:203539648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137789454843904 |