O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Isabel Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2836
Resumo: A comunicação e tecnologias digitais têm evoluído de forma indelével, revolucionando os setores onde são utilizadas e o turismo não é exceção. Quando implementados de modo adequado, os meios tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção e atratividade de um destino turístico facilitando o acesso a informação relevante sobre o mesmo. O presente trabalho, aliando o turismo e estudo de caso ao design de interfaces, tem como objetivo o redesign de uma aplicação móvel, o guia turístico VisitBraga. Sendo o turismo um setor em constante crescimento em todo o mundo considerou-se que seria de elevada importância a existência de uma aplicação móvel de referência na cidade como se acredita ser o estudo de caso. VisitBraga encerra potencial para ser a principal agregadora de informação sobre a cidade de Braga. Iniciou-se a investigação desenvolvendo a revisão de literatura nas áreas do Design centrado no utilizador, User Experience e User Interface Design (UX/UI), sobre o Turismo e os conceitos digitais associados ao mesmo, aplicados ao contexto nacional e na cidade de Braga. Concluída a fase teórica do projeto avançou-se para a fase prática, do estudo de caso, onde foi executada uma análise ao estado atual de forma a desenvolver a estratégia para o redesign. São documentadas as diferentes fases do desenvolvimento da app e a validação do protótipo por meio de testes de usabilidade. Através deste estudo pretendeu-se conceber uma app que unificasse a informação de apoio aos turistas de forma simples e intuitiva tendo como foco central o utilizador.
id RCAP_220ecf4dbeef99f9d4dd76664f676210
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGADesign centrado no utilizadorUX/UI Designdesign de interfaceusabilidadedestino turísticoA comunicação e tecnologias digitais têm evoluído de forma indelével, revolucionando os setores onde são utilizadas e o turismo não é exceção. Quando implementados de modo adequado, os meios tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção e atratividade de um destino turístico facilitando o acesso a informação relevante sobre o mesmo. O presente trabalho, aliando o turismo e estudo de caso ao design de interfaces, tem como objetivo o redesign de uma aplicação móvel, o guia turístico VisitBraga. Sendo o turismo um setor em constante crescimento em todo o mundo considerou-se que seria de elevada importância a existência de uma aplicação móvel de referência na cidade como se acredita ser o estudo de caso. VisitBraga encerra potencial para ser a principal agregadora de informação sobre a cidade de Braga. Iniciou-se a investigação desenvolvendo a revisão de literatura nas áreas do Design centrado no utilizador, User Experience e User Interface Design (UX/UI), sobre o Turismo e os conceitos digitais associados ao mesmo, aplicados ao contexto nacional e na cidade de Braga. Concluída a fase teórica do projeto avançou-se para a fase prática, do estudo de caso, onde foi executada uma análise ao estado atual de forma a desenvolver a estratégia para o redesign. São documentadas as diferentes fases do desenvolvimento da app e a validação do protótipo por meio de testes de usabilidade. Através deste estudo pretendeu-se conceber uma app que unificasse a informação de apoio aos turistas de forma simples e intuitiva tendo como foco central o utilizador.2024-02-28T14:47:51Z2024-02-282024-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2836http://hdl.handle.net/11110/2836TID:203539648porGonçalves, Ana Isabel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T05:53:46Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:36.919453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
title O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
spellingShingle O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
Gonçalves, Ana Isabel Silva
Design centrado no utilizador
UX/UI Design
design de interface
usabilidade
destino turístico
title_short O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
title_full O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
title_fullStr O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
title_full_unstemmed O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
title_sort O contributo do digital para a promoção do turismo. Estudo de caso com o guia turísticos VISITBRAGA
author Gonçalves, Ana Isabel Silva
author_facet Gonçalves, Ana Isabel Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Isabel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design centrado no utilizador
UX/UI Design
design de interface
usabilidade
destino turístico
topic Design centrado no utilizador
UX/UI Design
design de interface
usabilidade
destino turístico
description A comunicação e tecnologias digitais têm evoluído de forma indelével, revolucionando os setores onde são utilizadas e o turismo não é exceção. Quando implementados de modo adequado, os meios tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na promoção e atratividade de um destino turístico facilitando o acesso a informação relevante sobre o mesmo. O presente trabalho, aliando o turismo e estudo de caso ao design de interfaces, tem como objetivo o redesign de uma aplicação móvel, o guia turístico VisitBraga. Sendo o turismo um setor em constante crescimento em todo o mundo considerou-se que seria de elevada importância a existência de uma aplicação móvel de referência na cidade como se acredita ser o estudo de caso. VisitBraga encerra potencial para ser a principal agregadora de informação sobre a cidade de Braga. Iniciou-se a investigação desenvolvendo a revisão de literatura nas áreas do Design centrado no utilizador, User Experience e User Interface Design (UX/UI), sobre o Turismo e os conceitos digitais associados ao mesmo, aplicados ao contexto nacional e na cidade de Braga. Concluída a fase teórica do projeto avançou-se para a fase prática, do estudo de caso, onde foi executada uma análise ao estado atual de forma a desenvolver a estratégia para o redesign. São documentadas as diferentes fases do desenvolvimento da app e a validação do protótipo por meio de testes de usabilidade. Através deste estudo pretendeu-se conceber uma app que unificasse a informação de apoio aos turistas de forma simples e intuitiva tendo como foco central o utilizador.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-28T14:47:51Z
2024-02-28
2024-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2836
http://hdl.handle.net/11110/2836
TID:203539648
url http://hdl.handle.net/11110/2836
identifier_str_mv TID:203539648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137789454843904