Utilização da Metodologia TRIZ e Modelo de Kano na Solução de Conflitos e Melhoria de uma Estação de Posicionamento de Carroçaria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21799 |
Resumo: | No panorama económico atual, a inovação representa um papel muito importante para as organizações que tentam ser competitivas e marcar a diferença, mas a criação de produtos inovadores não deve ser feita de forma errática. O reconhecimento da Voz do Cliente e dos seus requisitos tornam-se num fator com igual importância que também deve ser utilizado para inovar. Normalmente emparelhado com o desenvolvimento de novos produtos, o conceito de inovação é transversal na criação de valor dentro da organização. Inovar em processos e técnicas de gestão, significa aumentar a sua eficiência a menor custo. Neste contexto a implementação das ferramentas e filosofia da TRIZ em conjunto com o Modelo de Kano, pode auxiliar as organizações encontrando soluções mais criativas e inovadoras. A capacidade de inovação sistemática da TRIZ com fundamento nas necessidades dos clientes estudada pelo Modelo de Kano, permite ao utilizador inovar a partir da combinação de duas metodologias focando apenas nos pontos fortes destas. A presente dissertação foi elaborada no âmbito de um estágio curricular realizado na Volkswagen Autoeuropa, uma unidade fabril automóvel do Grupo Volkswagen. O objetivo desta dissertação foi encontrar soluções conceptuais para os problemas descobertos na Estação Flatstream, dentro do edifício da Pintura, depois de um test-run do protótipo do novo modelo automóvel. Nesta dissertação são apresentadas duas soluções ao problema, a primeira aplica os princípios da TRIZ de Separação na eliminação da Contradição Física. Enquanto a segunda solução apresentada, aplica o Modelo de Kano e a partir dos Requisitos encontrados é utilizado um conjunto de ferramentas da TRIZ: o estudo das interações entre Requisitos a partir da Matriz de Idealidade; adaptação dos Requisitos de Kano para os 39 Parâmetro de Engenharia de forma utilizar-se a Matriz de Contradições, por fim, com base nos Princípios Inventivos foi criada a solução específica do problema e adaptação do novo modelo para o Sistema Técnico. Foi realizada uma análise crítica a estas soluções, comparando-as com diferentes cenários, tirando-se assim várias conclusões sobre as vantagens e limitações destas. |
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Utilização da Metodologia TRIZ e Modelo de Kano na Solução de Conflitos e Melhoria de uma Estação de Posicionamento de CarroçariaTRIZInovaçãoResolução de ProblemasModelo de KanoSatisfação de ClientesVoz do ClienteDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaNo panorama económico atual, a inovação representa um papel muito importante para as organizações que tentam ser competitivas e marcar a diferença, mas a criação de produtos inovadores não deve ser feita de forma errática. O reconhecimento da Voz do Cliente e dos seus requisitos tornam-se num fator com igual importância que também deve ser utilizado para inovar. Normalmente emparelhado com o desenvolvimento de novos produtos, o conceito de inovação é transversal na criação de valor dentro da organização. Inovar em processos e técnicas de gestão, significa aumentar a sua eficiência a menor custo. Neste contexto a implementação das ferramentas e filosofia da TRIZ em conjunto com o Modelo de Kano, pode auxiliar as organizações encontrando soluções mais criativas e inovadoras. A capacidade de inovação sistemática da TRIZ com fundamento nas necessidades dos clientes estudada pelo Modelo de Kano, permite ao utilizador inovar a partir da combinação de duas metodologias focando apenas nos pontos fortes destas. A presente dissertação foi elaborada no âmbito de um estágio curricular realizado na Volkswagen Autoeuropa, uma unidade fabril automóvel do Grupo Volkswagen. O objetivo desta dissertação foi encontrar soluções conceptuais para os problemas descobertos na Estação Flatstream, dentro do edifício da Pintura, depois de um test-run do protótipo do novo modelo automóvel. Nesta dissertação são apresentadas duas soluções ao problema, a primeira aplica os princípios da TRIZ de Separação na eliminação da Contradição Física. Enquanto a segunda solução apresentada, aplica o Modelo de Kano e a partir dos Requisitos encontrados é utilizado um conjunto de ferramentas da TRIZ: o estudo das interações entre Requisitos a partir da Matriz de Idealidade; adaptação dos Requisitos de Kano para os 39 Parâmetro de Engenharia de forma utilizar-se a Matriz de Contradições, por fim, com base nos Princípios Inventivos foi criada a solução específica do problema e adaptação do novo modelo para o Sistema Técnico. Foi realizada uma análise crítica a estas soluções, comparando-as com diferentes cenários, tirando-se assim várias conclusões sobre as vantagens e limitações destas.Navas, HelenaRUNCordeiro, Luís Miguel Martins2017-06-29T10:56:11Z2016-122017-062016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:48Zoai:run.unl.pt:10362/21799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:58.340559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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