A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandrine Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21428
Resumo: O presente relatório resulta de um trabalho implementado numa turma de 10.º ano de espanhol iniciação, composta pela junção de cinco turmas diferentes, no Agrupamento de Escolas Templários, no ano letivo 2015/2016, e centra-se no desenvolvimento da interação oral mediante o uso de atividades lúdicas. De forma a poder demonstrar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento da interação oral e de um ambiente de aprendizagem aprazível, foi realizado um estudo de caso, durante a Prática de Ensino Supervisionada. Ciente da importância do desenvolvimento da oralidade e mais especificamente da interação oral no ensino de uma língua estrangeira, implementei um projeto de intervenção que permitisse o desenvolvimento de atividades diversificadas, que pretendiam ser lúdicas e promover o trabalho colaborativo e interativo dos discentes. De forma a poder avaliar as atividades desenvolvidas, foram realizados vários inquéritos por questionário aos alunos, que permitiram recolher dados sobre, inicialmente, a percepção e a opinião dos discentes sobre as atividades de interação oral e, de seguida, sobre a eficácia das atividades propostas, em especial se permitiram desenvolver a ludicidade e a interação oral. A análise dos dados recolhidos permitiu salientar o facto de as atividades lúdicas serem benéficas para o desenvolvimento da interação oral, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento da expressão oral dos alunos e a criação de um ambiente motivador no qual os discentes foram perdendo o medo de errar e tecendo relações mais amigáveis com os seus pares.
id RCAP_313fde725dacda467ba484ffbdbd3587
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdicoDidática das línguasEnsino de línguasLíngua espanhola - Ensino de uma segunda línguaEnsino secundárioComunicação oral - Competências fundamentaisExpressão oralEstrategias de aprendizagemLudicidadeO presente relatório resulta de um trabalho implementado numa turma de 10.º ano de espanhol iniciação, composta pela junção de cinco turmas diferentes, no Agrupamento de Escolas Templários, no ano letivo 2015/2016, e centra-se no desenvolvimento da interação oral mediante o uso de atividades lúdicas. De forma a poder demonstrar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento da interação oral e de um ambiente de aprendizagem aprazível, foi realizado um estudo de caso, durante a Prática de Ensino Supervisionada. Ciente da importância do desenvolvimento da oralidade e mais especificamente da interação oral no ensino de uma língua estrangeira, implementei um projeto de intervenção que permitisse o desenvolvimento de atividades diversificadas, que pretendiam ser lúdicas e promover o trabalho colaborativo e interativo dos discentes. De forma a poder avaliar as atividades desenvolvidas, foram realizados vários inquéritos por questionário aos alunos, que permitiram recolher dados sobre, inicialmente, a percepção e a opinião dos discentes sobre as atividades de interação oral e, de seguida, sobre a eficácia das atividades propostas, em especial se permitiram desenvolver a ludicidade e a interação oral. A análise dos dados recolhidos permitiu salientar o facto de as atividades lúdicas serem benéficas para o desenvolvimento da interação oral, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento da expressão oral dos alunos e a criação de um ambiente motivador no qual os discentes foram perdendo o medo de errar e tecendo relações mais amigáveis com os seus pares.This report results from a work implemented in a class of 11th year of Beginner Spanish level, composed by the junction of five different classes, in the Agrupamento de Escolas Templários in the academic year of 2015/2016 and focuses on the development of oral interaction through the use of ludic activities. In order to be able to demonstrate the benefits of the ludic in the development of oral interaction and a pleasant learning environment, a case study was carried out during the supervised teaching practice. Aware of the importance of the development of oral communication and more specifically the oral interaction in the teaching of a foreign language, I tried to implement an intervention project that would allow the development of diversified activities, which claimed to be ludic and to promote the collaborative and interactive work of students. In order to assess these activities, numerous surveys, in the form of a questionnaire, were conducted and answered by the students, that allowed me to collect data, initially, on the students’ perception and opinion about the activities of oral interaction evolved and then on the effectiveness of the proposed activities, by trying to understand if they developed both the ludicity and oral interaction. The analysis of the data collected, allowed to highlight the fact that ludic activities are beneficial to the development of oral interaction, as they contribute to the development of oral expression of the students and to the creation of a motivating environment in which students were losing the fear of making mistakes and weaving friendlier relations with their counterparts. viiUniversidade de Aveiro2018-01-15T09:58:15Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21428porCosta, Sandrine Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:13Zoai:ria.ua.pt:10773/21428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:57.015963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
title A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
spellingShingle A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
Costa, Sandrine Marques
Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário
Comunicação oral - Competências fundamentais
Expressão oral
Estrategias de aprendizagem
Ludicidade
title_short A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
title_full A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
title_fullStr A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
title_full_unstemmed A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
title_sort A interação oral na aula de espanhol língua estrangeira: uma abordagem a partir do lúdico
author Costa, Sandrine Marques
author_facet Costa, Sandrine Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandrine Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário
Comunicação oral - Competências fundamentais
Expressão oral
Estrategias de aprendizagem
Ludicidade
topic Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário
Comunicação oral - Competências fundamentais
Expressão oral
Estrategias de aprendizagem
Ludicidade
description O presente relatório resulta de um trabalho implementado numa turma de 10.º ano de espanhol iniciação, composta pela junção de cinco turmas diferentes, no Agrupamento de Escolas Templários, no ano letivo 2015/2016, e centra-se no desenvolvimento da interação oral mediante o uso de atividades lúdicas. De forma a poder demonstrar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento da interação oral e de um ambiente de aprendizagem aprazível, foi realizado um estudo de caso, durante a Prática de Ensino Supervisionada. Ciente da importância do desenvolvimento da oralidade e mais especificamente da interação oral no ensino de uma língua estrangeira, implementei um projeto de intervenção que permitisse o desenvolvimento de atividades diversificadas, que pretendiam ser lúdicas e promover o trabalho colaborativo e interativo dos discentes. De forma a poder avaliar as atividades desenvolvidas, foram realizados vários inquéritos por questionário aos alunos, que permitiram recolher dados sobre, inicialmente, a percepção e a opinião dos discentes sobre as atividades de interação oral e, de seguida, sobre a eficácia das atividades propostas, em especial se permitiram desenvolver a ludicidade e a interação oral. A análise dos dados recolhidos permitiu salientar o facto de as atividades lúdicas serem benéficas para o desenvolvimento da interação oral, na medida em que contribuíram para o desenvolvimento da expressão oral dos alunos e a criação de um ambiente motivador no qual os discentes foram perdendo o medo de errar e tecendo relações mais amigáveis com os seus pares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-15T09:58:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21428
url http://hdl.handle.net/10773/21428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612945948672