O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trindade, Sara Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13338
Resumo: Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
id RCAP_2261dc069d6aa147cb8b625b1089f37d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagemThe Whatsapp digital device and its impact on the creation of virtual learning communitiesDispositivos digitaisTecnologias móveisComunidades virtuaisDigital devicesMobile technologiesVirtual communitiesNas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.: In today's societies the importance of mobile digital technologies has been accentuating through social and economical development and their increasing presence in everyday life, with an impact on how interaction and communication occur. In this paper we analyze the instant messaging platform -WhatsApp, describing its impact on the formation and development of a virtual community, based on the qualitative analysis of postgraduate students' perceptions and narratives. The results reveal that the use of WhatsApp, anchored in the Community of Inquiry (CoI) model, can have very positive effects on the creation and development of virtual learning communities.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-08T15:17:37Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13338porMOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem. TEXTURA- Revista de Educação e Letras, vol. 20, n.º 44, jan-abril, 2018, 10-262358-0801https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.098242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
The Whatsapp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities
title O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
spellingShingle O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
Moreira, J. António
Dispositivos digitais
Tecnologias móveis
Comunidades virtuais
Digital devices
Mobile technologies
Virtual communities
title_short O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_full O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_fullStr O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
title_sort O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
author_role author
author2 Trindade, Sara Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos digitais
Tecnologias móveis
Comunidades virtuais
Digital devices
Mobile technologies
Virtual communities
topic Dispositivos digitais
Tecnologias móveis
Comunidades virtuais
Digital devices
Mobile technologies
Virtual communities
description Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-02-08T15:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13338
url http://hdl.handle.net/10400.2/13338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem. TEXTURA- Revista de Educação e Letras, vol. 20, n.º 44, jan-abril, 2018, 10-26
2358-0801
https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116677611520