O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13338 |
Resumo: | Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. |
id |
RCAP_2261dc069d6aa147cb8b625b1089f37d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13338 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagemThe Whatsapp digital device and its impact on the creation of virtual learning communitiesDispositivos digitaisTecnologias móveisComunidades virtuaisDigital devicesMobile technologiesVirtual communitiesNas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.: In today's societies the importance of mobile digital technologies has been accentuating through social and economical development and their increasing presence in everyday life, with an impact on how interaction and communication occur. In this paper we analyze the instant messaging platform -WhatsApp, describing its impact on the formation and development of a virtual community, based on the qualitative analysis of postgraduate students' perceptions and narratives. The results reveal that the use of WhatsApp, anchored in the Community of Inquiry (CoI) model, can have very positive effects on the creation and development of virtual learning communities.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-08T15:17:37Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13338porMOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem. TEXTURA- Revista de Educação e Letras, vol. 20, n.º 44, jan-abril, 2018, 10-262358-0801https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.098242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem The Whatsapp digital device and its impact on the creation of virtual learning communities |
title |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem Moreira, J. António Dispositivos digitais Tecnologias móveis Comunidades virtuais Digital devices Mobile technologies Virtual communities |
title_short |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem |
title_sort |
O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Sara Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos digitais Tecnologias móveis Comunidades virtuais Digital devices Mobile technologies Virtual communities |
topic |
Dispositivos digitais Tecnologias móveis Comunidades virtuais Digital devices Mobile technologies Virtual communities |
description |
Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2023-02-08T15:17:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13338 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem. TEXTURA- Revista de Educação e Letras, vol. 20, n.º 44, jan-abril, 2018, 10-26 2358-0801 https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116677611520 |