Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trindade, Sara Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13346
Resumo: As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.
id RCAP_614ba6a8e266831b8ab39b28f5fda3fe
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsAppReconfiguring virtual learning environments with whatsAppDispositivos digitaisWhatsAppAutoconceito académicoDigital devicesAcademic self-conceptAs ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.Web tools, online learning and mobile devices' potential have brought new and exciting challenges for education systems and their professionals. One of the main challenges is the need to reconfigure (virtual) learning environments that answer the needs of students' "mobile minds" in this digital and networked society. Thus, with the objective of analysing the impact of a digital environment created in an instant messaging app - WhatsApp - in academic students' self-concept in postgraduate courses, based on the qualitative analysis of their perceptions, we developed the present work. The results show that using WhatsApp, based on principles of constructivism, autonomy, flexibility, inclusion and interaction, can have very positive effects on the academic self-concept of higher education students, namely Motivation, Confidence in their Capacities and Relation with Colleagues.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-09T14:03:10Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13346porMOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp. REVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literatura, vol. 10, n.º 3, 1-181984- 6576info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.052692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
Reconfiguring virtual learning environments with whatsApp
title Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
spellingShingle Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
Moreira, J. António
Dispositivos digitais
WhatsApp
Autoconceito académico
Digital devices
Academic self-concept
title_short Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
title_full Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
title_fullStr Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
title_full_unstemmed Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
title_sort Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
author_role author
author2 Trindade, Sara Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos digitais
WhatsApp
Autoconceito académico
Digital devices
Academic self-concept
topic Dispositivos digitais
WhatsApp
Autoconceito académico
Digital devices
Academic self-concept
description As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-02-09T14:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13346
url http://hdl.handle.net/10400.2/13346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp. REVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literatura, vol. 10, n.º 3, 1-18
1984- 6576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116675514368