Os diálogos nas histórias das crianças: um estudo numa turma do 3º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Ana Rita Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28469
Resumo: O estudo realizado enquadra-se na área da Didática de Língua Portuguesa, focando-se no ensino das sequências dialogais no texto narrativo. A motivação para a realização deste trabalho partiu da constatação da dificuldade dos alunos, de uma turma do 3.º ano de escolaridade do distrito de Aveiro, em introduzir diálogos entre personagens em texto narrativo. Duarte (2001), confirma que esta realidade é transversal a outros ciclos de ensino e aponta que um dos constrangimentos mais verificados diz respeito à pobreza lexical dos verbos que podem introduzir o discurso entre personagens. O presente trabalho apresenta um enquadramento teórico relacionado com o ensino/ aprendizagem da gramática, bem como a sua relação com a aprendizagem da escrita. Relativamente ao estudo empírico, foi elaborado um projeto de intervenção numa lógica de Investigação-Ação. O projeto implementado constituiu-se em três fases: primeiramente foram analisadas produções antigas dos alunos de modo e levantar as principais dificuldades ao nível dos diálogos; de seguida foi elaborada uma Sequência de Ensino com vista a auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades; e por fim, foram comparadas as produções iniciais e finais de modo a avaliar o progresso De um modo geral, os dados mostraram que existiu alguma evolução entre a produção inicial analisada e a produção realizada no final da Sequência de Ensino. Os alunos demonstram ter alargado conhecimento sobre os verbos dicendi que podem ser empregues para introduzir as falas das personagens, revelaram consciência sobre a posição que este verbo pode ocupar numa fala, e conseguiram expandir a intervenção do narrador nos diálogos com informações relativas ao estado de espírito da personagem, modo como falavam e atributos físicos e psicológicos das personagens.
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