Os diálogos nas histórias das crianças: um estudo numa turma do 3º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28469 |
Resumo: | O estudo realizado enquadra-se na área da Didática de Língua Portuguesa, focando-se no ensino das sequências dialogais no texto narrativo. A motivação para a realização deste trabalho partiu da constatação da dificuldade dos alunos, de uma turma do 3.º ano de escolaridade do distrito de Aveiro, em introduzir diálogos entre personagens em texto narrativo. Duarte (2001), confirma que esta realidade é transversal a outros ciclos de ensino e aponta que um dos constrangimentos mais verificados diz respeito à pobreza lexical dos verbos que podem introduzir o discurso entre personagens. O presente trabalho apresenta um enquadramento teórico relacionado com o ensino/ aprendizagem da gramática, bem como a sua relação com a aprendizagem da escrita. Relativamente ao estudo empírico, foi elaborado um projeto de intervenção numa lógica de Investigação-Ação. O projeto implementado constituiu-se em três fases: primeiramente foram analisadas produções antigas dos alunos de modo e levantar as principais dificuldades ao nível dos diálogos; de seguida foi elaborada uma Sequência de Ensino com vista a auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades; e por fim, foram comparadas as produções iniciais e finais de modo a avaliar o progresso De um modo geral, os dados mostraram que existiu alguma evolução entre a produção inicial analisada e a produção realizada no final da Sequência de Ensino. Os alunos demonstram ter alargado conhecimento sobre os verbos dicendi que podem ser empregues para introduzir as falas das personagens, revelaram consciência sobre a posição que este verbo pode ocupar numa fala, e conseguiram expandir a intervenção do narrador nos diálogos com informações relativas ao estado de espírito da personagem, modo como falavam e atributos físicos e psicológicos das personagens. |
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Os diálogos nas histórias das crianças: um estudo numa turma do 3º ano do ensino básicoGramáticaProdução textualSequência de ensinoSequências dialogaisTexto narrativoO estudo realizado enquadra-se na área da Didática de Língua Portuguesa, focando-se no ensino das sequências dialogais no texto narrativo. A motivação para a realização deste trabalho partiu da constatação da dificuldade dos alunos, de uma turma do 3.º ano de escolaridade do distrito de Aveiro, em introduzir diálogos entre personagens em texto narrativo. Duarte (2001), confirma que esta realidade é transversal a outros ciclos de ensino e aponta que um dos constrangimentos mais verificados diz respeito à pobreza lexical dos verbos que podem introduzir o discurso entre personagens. O presente trabalho apresenta um enquadramento teórico relacionado com o ensino/ aprendizagem da gramática, bem como a sua relação com a aprendizagem da escrita. Relativamente ao estudo empírico, foi elaborado um projeto de intervenção numa lógica de Investigação-Ação. O projeto implementado constituiu-se em três fases: primeiramente foram analisadas produções antigas dos alunos de modo e levantar as principais dificuldades ao nível dos diálogos; de seguida foi elaborada uma Sequência de Ensino com vista a auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades; e por fim, foram comparadas as produções iniciais e finais de modo a avaliar o progresso De um modo geral, os dados mostraram que existiu alguma evolução entre a produção inicial analisada e a produção realizada no final da Sequência de Ensino. Os alunos demonstram ter alargado conhecimento sobre os verbos dicendi que podem ser empregues para introduzir as falas das personagens, revelaram consciência sobre a posição que este verbo pode ocupar numa fala, e conseguiram expandir a intervenção do narrador nos diálogos com informações relativas ao estado de espírito da personagem, modo como falavam e atributos físicos e psicológicos das personagens.This study focusses on the teaching of dialogic sequences of the narrative text, on the didactic of the Portuguese language. This study developed from the realization of the difficulties the students (3rd degree of primary school in the Aveiro district) have in introducing dialogues between characters in narrative text. Duarte (2001), acknowledges this problematic across other academic cycles and pinpoints poorness lexical of verbs as one of the constraints in introducing speech between characters. This work presents a theorical framework to the teaching/learning of grammar, as well as it’s relation with learning writing. As for the empirical study was elaborated an intervention project that follows the guides of Investigation-Action. This project was implemented in three phases: first were analyzed old texts from the students with the intent of identify the main difficulties with the dialogues; in the second phase was elaborated on Teaching Sequence aiming to help the students to overcome their difficulties; and at last, both the first and last texts were compared as to evaluate the students’ progress. In general, data suggest evolution between initial production analysis and the one performed after the teaching Sequence. Students demonstrate having expanded their knowledge on the dicendi verbs that can be used in introducing the characters dialogue, they revealed conscience about the whereabouts of this verbs in a sentence and manage to expand the narrator’s intervention on such dialogues inserting character’s state of mind, way of speech and physical and psychological attributes.2022-01-24T00:00:00Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28469porDelgado, Ana Rita Costainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:04Zoai:ria.ua.pt:10773/28469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:00.506106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo realizado enquadra-se na área da Didática de Língua Portuguesa, focando-se no ensino das sequências dialogais no texto narrativo. A motivação para a realização deste trabalho partiu da constatação da dificuldade dos alunos, de uma turma do 3.º ano de escolaridade do distrito de Aveiro, em introduzir diálogos entre personagens em texto narrativo. Duarte (2001), confirma que esta realidade é transversal a outros ciclos de ensino e aponta que um dos constrangimentos mais verificados diz respeito à pobreza lexical dos verbos que podem introduzir o discurso entre personagens. O presente trabalho apresenta um enquadramento teórico relacionado com o ensino/ aprendizagem da gramática, bem como a sua relação com a aprendizagem da escrita. Relativamente ao estudo empírico, foi elaborado um projeto de intervenção numa lógica de Investigação-Ação. O projeto implementado constituiu-se em três fases: primeiramente foram analisadas produções antigas dos alunos de modo e levantar as principais dificuldades ao nível dos diálogos; de seguida foi elaborada uma Sequência de Ensino com vista a auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades; e por fim, foram comparadas as produções iniciais e finais de modo a avaliar o progresso De um modo geral, os dados mostraram que existiu alguma evolução entre a produção inicial analisada e a produção realizada no final da Sequência de Ensino. Os alunos demonstram ter alargado conhecimento sobre os verbos dicendi que podem ser empregues para introduzir as falas das personagens, revelaram consciência sobre a posição que este verbo pode ocupar numa fala, e conseguiram expandir a intervenção do narrador nos diálogos com informações relativas ao estado de espírito da personagem, modo como falavam e atributos físicos e psicológicos das personagens. |
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