Produção e realização de um teatro musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Francisco Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17131
Resumo: O trabalho que se apresenta tem por base a interpretação de um Teatro Musical, mais concretamente, a ópera ligeira “Á Procura de um Pinheiro”, da autoria do professor José Carlos Godinho, com o objetivo de desenvolver e potenciar aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto educativo foi implementado na Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira - Concelho da Moita - numa turma do 2º ano de escolaridade, composta por 11 crianças, sendo que duas têm necessidades educativas especiais, um rapaz e uma rapariga, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), entre outubro e dezembro de 2014, com o total de 14 sessões, que decorreram num período de 12 semanas. Posteriormente, o projeto foi apresentado á comunidade escolar no espaço do refeitório da Escola no dia 13 de dezembro de 2014. Esta apresentação teve a duração de cerca de 23 minutos. Para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho foram mobilizados conceitos relacionados com as aprendizagens musicais e sociais, nomeadamente, o conceito de corpo e movimento, e ainda, a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, e o potencial educativo dos processos de aprendizagem formal e informal. Simultaneamente, foi desenvolvida uma investigação que teve como objetivo verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, em que os resultados obtidos apontam para uma valorização das atividades realizadas em conjunto, onde se desenvolvem múltiplas aprendizagens, espelhando desta forma o potencial educativo do processo de construção e desenvolvimento de um teatro musical.
id RCAP_22cccc01e0c478cb376b59af225d40c8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção e realização de um teatro musicalestudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º cicloMúsica de conjuntoEnsino-aprendizagemAprendizagem musicalAprendizagem socialPerceçõesRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioEnsemble musicTeaching and learningMusic learningSocial learningPerceptionsO trabalho que se apresenta tem por base a interpretação de um Teatro Musical, mais concretamente, a ópera ligeira “Á Procura de um Pinheiro”, da autoria do professor José Carlos Godinho, com o objetivo de desenvolver e potenciar aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto educativo foi implementado na Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira - Concelho da Moita - numa turma do 2º ano de escolaridade, composta por 11 crianças, sendo que duas têm necessidades educativas especiais, um rapaz e uma rapariga, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), entre outubro e dezembro de 2014, com o total de 14 sessões, que decorreram num período de 12 semanas. Posteriormente, o projeto foi apresentado á comunidade escolar no espaço do refeitório da Escola no dia 13 de dezembro de 2014. Esta apresentação teve a duração de cerca de 23 minutos. Para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho foram mobilizados conceitos relacionados com as aprendizagens musicais e sociais, nomeadamente, o conceito de corpo e movimento, e ainda, a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, e o potencial educativo dos processos de aprendizagem formal e informal. Simultaneamente, foi desenvolvida uma investigação que teve como objetivo verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, em que os resultados obtidos apontam para uma valorização das atividades realizadas em conjunto, onde se desenvolvem múltiplas aprendizagens, espelhando desta forma o potencial educativo do processo de construção e desenvolvimento de um teatro musical.This work focuses on the interpretation of a musical theater, specifically, the light opera «Á Procura de um Pinheiro» by teacher José Carlos Godinho, in order to develop and enhance musical learning, social and perceptions in children 1st cycle of basic education. The educational project was implemented in the Primary School No. 6 of Baixa da Banheira - County of Moita - a class of 2nd grade, consisting of 11 children, two of which have special educational needs, a boy and a girl under the Activities Curriculum Enrichment (AEC), between October and December 2014, with a total of 14 sessions of 60 minutes each, which took place in a 12-week period. To sustain and fit this theme in this work were mobilized concepts related to the musical and social learning in particular the concept of body and movement, and also the dynamics of cooperative work and peer learning, namely the concept of Zone of Proximal Development, and the educational potential of formal and informal learning processes. At the same time, an investigation was developed that aimed to verify the learning developed by the students. The results point to a recovery of activities together, where they develop multiple learning, reflecting this way the educational potential of the construction process and developing a musical theater.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumCarreira, Francisco Teixeira2016-12-27T12:21:29Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17131TID:201604337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.743297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção e realização de um teatro musical
estudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo
title Produção e realização de um teatro musical
spellingShingle Produção e realização de um teatro musical
Carreira, Francisco Teixeira
Música de conjunto
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Perceções
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Ensemble music
Teaching and learning
Music learning
Social learning
Perceptions
title_short Produção e realização de um teatro musical
title_full Produção e realização de um teatro musical
title_fullStr Produção e realização de um teatro musical
title_full_unstemmed Produção e realização de um teatro musical
title_sort Produção e realização de um teatro musical
author Carreira, Francisco Teixeira
author_facet Carreira, Francisco Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Francisco Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Música de conjunto
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Perceções
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Ensemble music
Teaching and learning
Music learning
Social learning
Perceptions
topic Música de conjunto
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Perceções
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Ensemble music
Teaching and learning
Music learning
Social learning
Perceptions
description O trabalho que se apresenta tem por base a interpretação de um Teatro Musical, mais concretamente, a ópera ligeira “Á Procura de um Pinheiro”, da autoria do professor José Carlos Godinho, com o objetivo de desenvolver e potenciar aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto educativo foi implementado na Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira - Concelho da Moita - numa turma do 2º ano de escolaridade, composta por 11 crianças, sendo que duas têm necessidades educativas especiais, um rapaz e uma rapariga, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), entre outubro e dezembro de 2014, com o total de 14 sessões, que decorreram num período de 12 semanas. Posteriormente, o projeto foi apresentado á comunidade escolar no espaço do refeitório da Escola no dia 13 de dezembro de 2014. Esta apresentação teve a duração de cerca de 23 minutos. Para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho foram mobilizados conceitos relacionados com as aprendizagens musicais e sociais, nomeadamente, o conceito de corpo e movimento, e ainda, a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, e o potencial educativo dos processos de aprendizagem formal e informal. Simultaneamente, foi desenvolvida uma investigação que teve como objetivo verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, em que os resultados obtidos apontam para uma valorização das atividades realizadas em conjunto, onde se desenvolvem múltiplas aprendizagens, espelhando desta forma o potencial educativo do processo de construção e desenvolvimento de um teatro musical.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27T12:21:29Z
2016-12
2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17131
TID:201604337
url http://hdl.handle.net/10400.26/17131
identifier_str_mv TID:201604337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343447900160