Produção e realização de um teatro musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17131 |
Resumo: | O trabalho que se apresenta tem por base a interpretação de um Teatro Musical, mais concretamente, a ópera ligeira “Á Procura de um Pinheiro”, da autoria do professor José Carlos Godinho, com o objetivo de desenvolver e potenciar aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto educativo foi implementado na Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira - Concelho da Moita - numa turma do 2º ano de escolaridade, composta por 11 crianças, sendo que duas têm necessidades educativas especiais, um rapaz e uma rapariga, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), entre outubro e dezembro de 2014, com o total de 14 sessões, que decorreram num período de 12 semanas. Posteriormente, o projeto foi apresentado á comunidade escolar no espaço do refeitório da Escola no dia 13 de dezembro de 2014. Esta apresentação teve a duração de cerca de 23 minutos. Para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho foram mobilizados conceitos relacionados com as aprendizagens musicais e sociais, nomeadamente, o conceito de corpo e movimento, e ainda, a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, e o potencial educativo dos processos de aprendizagem formal e informal. Simultaneamente, foi desenvolvida uma investigação que teve como objetivo verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, em que os resultados obtidos apontam para uma valorização das atividades realizadas em conjunto, onde se desenvolvem múltiplas aprendizagens, espelhando desta forma o potencial educativo do processo de construção e desenvolvimento de um teatro musical. |
id |
RCAP_22cccc01e0c478cb376b59af225d40c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção e realização de um teatro musicalestudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º cicloMúsica de conjuntoEnsino-aprendizagemAprendizagem musicalAprendizagem socialPerceçõesRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioEnsemble musicTeaching and learningMusic learningSocial learningPerceptionsO trabalho que se apresenta tem por base a interpretação de um Teatro Musical, mais concretamente, a ópera ligeira “Á Procura de um Pinheiro”, da autoria do professor José Carlos Godinho, com o objetivo de desenvolver e potenciar aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto educativo foi implementado na Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira - Concelho da Moita - numa turma do 2º ano de escolaridade, composta por 11 crianças, sendo que duas têm necessidades educativas especiais, um rapaz e uma rapariga, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), entre outubro e dezembro de 2014, com o total de 14 sessões, que decorreram num período de 12 semanas. Posteriormente, o projeto foi apresentado á comunidade escolar no espaço do refeitório da Escola no dia 13 de dezembro de 2014. Esta apresentação teve a duração de cerca de 23 minutos. Para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho foram mobilizados conceitos relacionados com as aprendizagens musicais e sociais, nomeadamente, o conceito de corpo e movimento, e ainda, a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, e o potencial educativo dos processos de aprendizagem formal e informal. Simultaneamente, foi desenvolvida uma investigação que teve como objetivo verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, em que os resultados obtidos apontam para uma valorização das atividades realizadas em conjunto, onde se desenvolvem múltiplas aprendizagens, espelhando desta forma o potencial educativo do processo de construção e desenvolvimento de um teatro musical.This work focuses on the interpretation of a musical theater, specifically, the light opera «Á Procura de um Pinheiro» by teacher José Carlos Godinho, in order to develop and enhance musical learning, social and perceptions in children 1st cycle of basic education. The educational project was implemented in the Primary School No. 6 of Baixa da Banheira - County of Moita - a class of 2nd grade, consisting of 11 children, two of which have special educational needs, a boy and a girl under the Activities Curriculum Enrichment (AEC), between October and December 2014, with a total of 14 sessions of 60 minutes each, which took place in a 12-week period. To sustain and fit this theme in this work were mobilized concepts related to the musical and social learning in particular the concept of body and movement, and also the dynamics of cooperative work and peer learning, namely the concept of Zone of Proximal Development, and the educational potential of formal and informal learning processes. At the same time, an investigation was developed that aimed to verify the learning developed by the students. The results point to a recovery of activities together, where they develop multiple learning, reflecting this way the educational potential of the construction process and developing a musical theater.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumCarreira, Francisco Teixeira2016-12-27T12:21:29Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17131TID:201604337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.743297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção e realização de um teatro musical estudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo |
title |
Produção e realização de um teatro musical |
spellingShingle |
Produção e realização de um teatro musical Carreira, Francisco Teixeira Música de conjunto Ensino-aprendizagem Aprendizagem musical Aprendizagem social Perceções Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Ensemble music Teaching and learning Music learning Social learning Perceptions |
title_short |
Produção e realização de um teatro musical |
title_full |
Produção e realização de um teatro musical |
title_fullStr |
Produção e realização de um teatro musical |
title_full_unstemmed |
Produção e realização de um teatro musical |
title_sort |
Produção e realização de um teatro musical |
author |
Carreira, Francisco Teixeira |
author_facet |
Carreira, Francisco Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, António Ângelo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Francisco Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música de conjunto Ensino-aprendizagem Aprendizagem musical Aprendizagem social Perceções Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Ensemble music Teaching and learning Music learning Social learning Perceptions |
topic |
Música de conjunto Ensino-aprendizagem Aprendizagem musical Aprendizagem social Perceções Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Ensemble music Teaching and learning Music learning Social learning Perceptions |
description |
O trabalho que se apresenta tem por base a interpretação de um Teatro Musical, mais concretamente, a ópera ligeira “Á Procura de um Pinheiro”, da autoria do professor José Carlos Godinho, com o objetivo de desenvolver e potenciar aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto educativo foi implementado na Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira - Concelho da Moita - numa turma do 2º ano de escolaridade, composta por 11 crianças, sendo que duas têm necessidades educativas especiais, um rapaz e uma rapariga, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), entre outubro e dezembro de 2014, com o total de 14 sessões, que decorreram num período de 12 semanas. Posteriormente, o projeto foi apresentado á comunidade escolar no espaço do refeitório da Escola no dia 13 de dezembro de 2014. Esta apresentação teve a duração de cerca de 23 minutos. Para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho foram mobilizados conceitos relacionados com as aprendizagens musicais e sociais, nomeadamente, o conceito de corpo e movimento, e ainda, a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, e o potencial educativo dos processos de aprendizagem formal e informal. Simultaneamente, foi desenvolvida uma investigação que teve como objetivo verificar as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, em que os resultados obtidos apontam para uma valorização das atividades realizadas em conjunto, onde se desenvolvem múltiplas aprendizagens, espelhando desta forma o potencial educativo do processo de construção e desenvolvimento de um teatro musical. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27T12:21:29Z 2016-12 2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17131 TID:201604337 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17131 |
identifier_str_mv |
TID:201604337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135343447900160 |