Concerto de natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevam, Ana Rita Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9812
Resumo: Este trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo.
id RCAP_ecf5ed801e04384df40bb9c4367db95c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concerto de natalestudo sobre aprendizagens musicais e sociais em jovens de 2º cicloEducação musicalAlunoProfessorMúsica de conjuntoEnsino-aprendizagemAprendizagem musicalAprendizagem socialRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMusic educationStudentTeacherMusic in groupTeaching/learningMusical learningSocial learningEste trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo.This work involves an Educational Project and a Research Project, centered on vocal and instrumental interpretation, in order to enhance musical learning, social and perceptions in young 2nd Cycle of basic education. With regard to the educational project, this was implemented in Basic School 2, 3 Barbosa du Bocage in Setúbal, in a 6th grade class, composed by 27 students. It lasted for 18 sessions of 50 minutes each, between October and December 2014. There were taught 8 songs, 4 pop-rock songs and 4 traditional Christmas songs. The project was presented publicly in the school auditorium, in a concert for the education responsibles and remaining school community, with the duration of 35 minutes. Parallelly to the educational project, it was developed an exploratory character research project, inserted in the research-action paradigm. This research aims to determine which musical and social learning acquired by students during the project developing. For that, the dates were collected through field notes, direct observation, audiovisual recordings and interviews made to the students. These data were analysed by using the content analysis technique and interpreted through triangulation of the collected information, from which comes the results. From the main conclusions of this work, we can refer that music in group enhances the musical and social learning. Through the data collected during the research, it was possible to identify, for example, in the musical level, important technique learning in the field of instrumental execution, and in the social level, cooperative learning in the mutual help of pairs/groups.Vasconcelos, António ÂngeloRepositório ComumEstevam, Ana Rita Oliveira2015-09-24T14:31:21Z2015-072015-092015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9812TID:201604558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:51.953924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concerto de natal
estudo sobre aprendizagens musicais e sociais em jovens de 2º ciclo
title Concerto de natal
spellingShingle Concerto de natal
Estevam, Ana Rita Oliveira
Educação musical
Aluno
Professor
Música de conjunto
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Music education
Student
Teacher
Music in group
Teaching/learning
Musical learning
Social learning
title_short Concerto de natal
title_full Concerto de natal
title_fullStr Concerto de natal
title_full_unstemmed Concerto de natal
title_sort Concerto de natal
author Estevam, Ana Rita Oliveira
author_facet Estevam, Ana Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevam, Ana Rita Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Aluno
Professor
Música de conjunto
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Music education
Student
Teacher
Music in group
Teaching/learning
Musical learning
Social learning
topic Educação musical
Aluno
Professor
Música de conjunto
Ensino-aprendizagem
Aprendizagem musical
Aprendizagem social
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Music education
Student
Teacher
Music in group
Teaching/learning
Musical learning
Social learning
description Este trabalho envolve um Projeto Educativo e um Projeto de Investigação, centrado na interpretação vocal e instrumental, com o objetivo de potenciar aprendizagens musicais, sociais e perceções em jovens de 2º Ciclo do Ensino Básico. No que diz respeito ao projeto educativo, este foi implementado na Escola Básica 2,3 Barbosa du Bocage em Setúbal, numa turma de 6º ano de escolaridade, composta por 27 alunos. Teve a duração de 18 sessões de 50 minutos cada, entre outubro e dezembro de 2014. Foram ensinadas 8 canções, quatro de género musical pop-rock e quatro de cariz tradicional de natal. O projeto foi apresentado publicamente no auditório da escola, num concerto para encarregados de educação e restante comunidade escolar com duração de cerca de 35 minutos. Paralelamente ao projeto educativo desenvolveu-se um projeto de investigação de carácter exploratório, inserido no paradigma da investigação-ação. Esta investigação pretende apurar quais as aprendizagens musicais e sociais adquiridas pelos alunos, no desenvolvimento do projeto. Para tal, os dados foram recolhidos através de notas de campo, de observação direta, registos audiovisuais e entrevistas realizadas aos alunos. Estes dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e interpretados através da triangulação da informação recolhida, da qual advém os resultados. Das principais conclusões deste trabalho, pode-se referir que a música de conjunto potencia as aprendizagens musicais e sociais. Através dos dados recolhidos durante da investigação foi possível identificar, por exemplo, ao nível musical, aprendizagens técnicas importantes no domínio da execução instrumental e, ao nível social, aprendizagens cooperativas no domínio da entreajuda de pares/grupo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24T14:31:21Z
2015-07
2015-09
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9812
TID:201604558
url http://hdl.handle.net/10400.26/9812
identifier_str_mv TID:201604558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336295563264