Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1888 |
Resumo: | O principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais. |
id |
RCAP_22e117751e849ce8f9fa9d4240d44b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1888 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de BenguelaAvaliaçãoDesempenhoDocenteFormaçãoEvaluationPerformanceTeacherTrainingO principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais.The main objective of this dissertation was to study the process of applying the Teacher Evaluation process, in particular in the Benguela Teachers' Training School, considering its relevance for the improvement of teaching quality. As for the methodological options, the study assumed a qualitative nature, having as strategy the case study and the interview as a data collection instrument. The empirical study was carried out in the school year of 2016 at the Teachers' Training School of the Municipality of Benguela, with a sample of 8 teachers (n = 8). The main results of the present investigation point out that the interviewed teachers not only do not know the essence of the Teacher Evaluation process and the its influence of in their professional development, but also present the perception that the Teacher Evaluation is a complex process, capable of creating tensions, discouragement, conflict and uneasiness, affecting in a visible way the interpersonal relations.2017-07-10T11:21:24Z2017-04-01T00:00:00Z2017-042017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1888TID:201711184porMateus, Yolanda Beibi Tchinendeleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:10ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
title |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele Avaliação Desempenho Docente Formação Evaluation Performance Teacher Training |
title_short |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_full |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_sort |
Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela |
author |
Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele |
author_facet |
Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Desempenho Docente Formação Evaluation Performance Teacher Training |
topic |
Avaliação Desempenho Docente Formação Evaluation Performance Teacher Training |
description |
O principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-10T11:21:24Z 2017-04-01T00:00:00Z 2017-04 2017-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1888 TID:201711184 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1888 |
identifier_str_mv |
TID:201711184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302551295688704 |