Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1888
Resumo: O principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais.
id RCAP_22e117751e849ce8f9fa9d4240d44b80
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de BenguelaAvaliaçãoDesempenhoDocenteFormaçãoEvaluationPerformanceTeacherTrainingO principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais.The main objective of this dissertation was to study the process of applying the Teacher Evaluation process, in particular in the Benguela Teachers' Training School, considering its relevance for the improvement of teaching quality. As for the methodological options, the study assumed a qualitative nature, having as strategy the case study and the interview as a data collection instrument. The empirical study was carried out in the school year of 2016 at the Teachers' Training School of the Municipality of Benguela, with a sample of 8 teachers (n = 8). The main results of the present investigation point out that the interviewed teachers not only do not know the essence of the Teacher Evaluation process and the its influence of in their professional development, but also present the perception that the Teacher Evaluation is a complex process, capable of creating tensions, discouragement, conflict and uneasiness, affecting in a visible way the interpersonal relations.2017-07-10T11:21:24Z2017-04-01T00:00:00Z2017-042017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1888TID:201711184porMateus, Yolanda Beibi Tchinendeleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:10ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
title Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
spellingShingle Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele
Avaliação
Desempenho
Docente
Formação
Evaluation
Performance
Teacher
Training
title_short Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
title_full Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
title_fullStr Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
title_sort Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
author Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele
author_facet Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Desempenho
Docente
Formação
Evaluation
Performance
Teacher
Training
topic Avaliação
Desempenho
Docente
Formação
Evaluation
Performance
Teacher
Training
description O principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10T11:21:24Z
2017-04-01T00:00:00Z
2017-04
2017-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1888
TID:201711184
url http://hdl.handle.net/11328/1888
identifier_str_mv TID:201711184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551295688704