O contributo da aprendizagem cooperativa e da avaliação formativa no rendimento escolar e no desenvolvimento de competências sociais: um estudo no 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7069 |
Resumo: | São inúmeras as investigações na área do Ensino que têm salientado a importância da aprendizagem cooperativa na melhoria do rendimento escolar do aluno e no domínio de competências sociais. Isto porque possibilita o envolvimento de todos os alunos, facilitando-lhes assumir um papel ativo e reflexivo sobre a sua própria aprendizagem. O recente relatório da OCDE (2012) recomenda a necessidade de em Portugal se assumir uma mudança nas práticas avaliativas, centrando-se o processo de ensino-aprendizagem no aluno, a ênfase está na avaliação formativa, de forma a que o aluno conheça o que aprende, como aprende e como deve fazer para aprender melhor. Através da avaliação formativa, o aluno reflete sobre a sua aprendizagem, o que está em consonância com um dos elementos essenciais dos grupos de aprendizagem cooperativa: o processo de avaliação do grupo. Neste contexto desenvolveu-se um estudo no âmbito da unidade curricular de Estágio II, realizado na Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral – Vila Real, numa turma do 5º ano durante a responsabilização nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Matemática. O estudo teve os seguintes objetivos: − Investigar a eficácia dos métodos cooperativos (STAD, Mesa Redonda, Cabeças Numeradas Juntas e Pensar-Formar Pares-Partilhar) e das técnicas de avaliação formativa (Ponto Enlameado, Cartão A/B e Mapa de Conceitos) no rendimento escolar dos alunos da amostra; − Analisar a evolução de algumas competências sociais identificadas como deficitárias nos alunos da amostra; − Averiguar a forma como os alunos percecionaram o seu desempenho no trabalho de grupo cooperativo, ao longo do desenvolvimento do estudo. O estudo decorreu desde outubro de 2011 até fevereiro de 2012 e envolveu uma amostra de 18 alunos, sendo que 11 eram do sexo masculino e 7 eram do sexo feminino. Para responder aos objetivos propostos, foram recolhidos dados através dos seguintes instrumentos: − Mini-testes; − Questionário Avaliação das competências sociais; − Questionário Como trabalhamos em grupo?. Esta investigação permitiu concluir que a utilização dos métodos cooperativos: STAD, Cabeças Numeradas Juntas, Mesa Redonda e Pensar-Formar Pares-Partilhar, e das técnicas de avaliação formativa: Ponto Enlameado, Cartão A/B e Mapa de Conceitos, possibilitaram a melhorias, estatisticamente significativas, do rendimento escolar dos alunos e o desenvolvimento do domínio de cada uma das competências sociais estudadas. A este nível, destacamos o desenvolvimento da entreajuda, participação, partilha de informações e recursos, para além do aumento da autonomia perante as situações de aprendizagem. |
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O contributo da aprendizagem cooperativa e da avaliação formativa no rendimento escolar e no desenvolvimento de competências sociais: um estudo no 5º ano de escolaridadeAprendizagem cooperativaAvaliação formativaRendimento escolarPrática pedagógicaSão inúmeras as investigações na área do Ensino que têm salientado a importância da aprendizagem cooperativa na melhoria do rendimento escolar do aluno e no domínio de competências sociais. Isto porque possibilita o envolvimento de todos os alunos, facilitando-lhes assumir um papel ativo e reflexivo sobre a sua própria aprendizagem. O recente relatório da OCDE (2012) recomenda a necessidade de em Portugal se assumir uma mudança nas práticas avaliativas, centrando-se o processo de ensino-aprendizagem no aluno, a ênfase está na avaliação formativa, de forma a que o aluno conheça o que aprende, como aprende e como deve fazer para aprender melhor. Através da avaliação formativa, o aluno reflete sobre a sua aprendizagem, o que está em consonância com um dos elementos essenciais dos grupos de aprendizagem cooperativa: o processo de avaliação do grupo. Neste contexto desenvolveu-se um estudo no âmbito da unidade curricular de Estágio II, realizado na Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral – Vila Real, numa turma do 5º ano durante a responsabilização nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Matemática. O estudo teve os seguintes objetivos: − Investigar a eficácia dos métodos cooperativos (STAD, Mesa Redonda, Cabeças Numeradas Juntas e Pensar-Formar Pares-Partilhar) e das técnicas de avaliação formativa (Ponto Enlameado, Cartão A/B e Mapa de Conceitos) no rendimento escolar dos alunos da amostra; − Analisar a evolução de algumas competências sociais identificadas como deficitárias nos alunos da amostra; − Averiguar a forma como os alunos percecionaram o seu desempenho no trabalho de grupo cooperativo, ao longo do desenvolvimento do estudo. O estudo decorreu desde outubro de 2011 até fevereiro de 2012 e envolveu uma amostra de 18 alunos, sendo que 11 eram do sexo masculino e 7 eram do sexo feminino. Para responder aos objetivos propostos, foram recolhidos dados através dos seguintes instrumentos: − Mini-testes; − Questionário Avaliação das competências sociais; − Questionário Como trabalhamos em grupo?. Esta investigação permitiu concluir que a utilização dos métodos cooperativos: STAD, Cabeças Numeradas Juntas, Mesa Redonda e Pensar-Formar Pares-Partilhar, e das técnicas de avaliação formativa: Ponto Enlameado, Cartão A/B e Mapa de Conceitos, possibilitaram a melhorias, estatisticamente significativas, do rendimento escolar dos alunos e o desenvolvimento do domínio de cada uma das competências sociais estudadas. A este nível, destacamos o desenvolvimento da entreajuda, participação, partilha de informações e recursos, para além do aumento da autonomia perante as situações de aprendizagem.There are numerous investigations in the field of education who have highlighted the importance of cooperative learning in improving student and school performance in the field of social skills. This allows for the involvement of all students, facilitating them to take an active and reflective about their own learning. The recent OECD report (2012) recommends the need for Portugal to take a change in assessment practices, focusing on the process of teaching and learning in the student, the emphasis is on formative assessment, so that students know what learns how to learn and how to learn to do better. Through formative assessment, students reflect on their learning, which is in line with one of the essential elements of cooperative learning groups: the evaluation process of the group. In this context a study was developed in the course of Stage II, held at Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral – Vila Real, in a class of 5th year for accountability in the discipline of Portuguese, Natural Sciences, History and Geography of Portugal and Mathematics. The study had the following objectives: − To investigate the effectiveness of the cooperative (STAD, Round Table, Numbered Heads Together and Think-Pair-Share Form) and the techniques of formative assessment (Muddy Point, Card A/B and Map Concepts) the performance of pupils in the sample ; − To analyze the evolution of some social skills identified as deficient in the sample students; − Investigate how students perceiving their performance in the cooperative group work, during the development of the study. The study ran from October 2011 until February 2012 and involved a sample of 18 students, of which 11 were male and seven were female. To meet the objectives, data were collected through the following instruments: − Mini-tests; − Questionnaire Assessment of social skills; − Quiz we work together?. This investigation concluded that the use of cooperative methods: STAD, Numbered Heads Together, Roundtable and Training Think-Pair-Share, and techniques of formative assessment: Muddy Point, Card A/B, Concept Map, possible improvements, statistically significant, the performance of pupils and the development of area of each of the studied social skills. At this level, we highlight the development of mutual assistance, participation and sharing information and resources, in addition to increased autonomy in situations of learning.2016-12-13T11:11:42Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7069pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Bruna Luciana Gonçalves dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:05.438501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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