Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita da Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12504
Resumo: A aprendizagem da leitura e da escrita é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade, sendo esta realizada ao longo da vida. No entanto, esta tarefa característica nos primeiros anos de escolaridade, reveste-se de alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não conseguem compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências que a Escola faz em termos de aprendizagem. O objetivo do presente estudo centra-se nos processos de desenvolvimento da leitura e da escrita, nomeadamente em contexto de lazer e em particular no Centro Comunitário São José (C.C.S.J.). A pesquisa qualitativa, mais precisamente a inves-tigação-ação, permite organizar e classificar as informações dos processos da leitura e da escrita em contextos não-informal. Este estudo teve como primeira fase, a aplicação do pré-teste a fim de realizar um diagnóstico, onde se obteve a amostra do estudo, constituída por três crianças que frequentam a sala de estudo do C.C.S.J.; numa segunda fase realizou-se com a amostra e com o grupo várias atividades de lazer, em contexto não-formal; e por último na terceira fase aplicou-se o pós-teste, passou-se novamente as provas de leitura e de literacia, estas servem para averiguar se houve evolução das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do estudo. Com os resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção de um técnico que trabalhe com as crianças do 1º ciclo a aquisição linguística (nomeadamente a consciência fonológica), devendo estes modelos de educação não-formais incidir na aprendizagem da linguagem e da escrita.
id RCAP_2341b25e5f850af020d6e33e7b64d1e3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazerEducação de AdultosAprendizagem na Idade AdultaLiteraciaEnsino da LeituraA aprendizagem da leitura e da escrita é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade, sendo esta realizada ao longo da vida. No entanto, esta tarefa característica nos primeiros anos de escolaridade, reveste-se de alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não conseguem compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências que a Escola faz em termos de aprendizagem. O objetivo do presente estudo centra-se nos processos de desenvolvimento da leitura e da escrita, nomeadamente em contexto de lazer e em particular no Centro Comunitário São José (C.C.S.J.). A pesquisa qualitativa, mais precisamente a inves-tigação-ação, permite organizar e classificar as informações dos processos da leitura e da escrita em contextos não-informal. Este estudo teve como primeira fase, a aplicação do pré-teste a fim de realizar um diagnóstico, onde se obteve a amostra do estudo, constituída por três crianças que frequentam a sala de estudo do C.C.S.J.; numa segunda fase realizou-se com a amostra e com o grupo várias atividades de lazer, em contexto não-formal; e por último na terceira fase aplicou-se o pós-teste, passou-se novamente as provas de leitura e de literacia, estas servem para averiguar se houve evolução das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do estudo. Com os resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção de um técnico que trabalhe com as crianças do 1º ciclo a aquisição linguística (nomeadamente a consciência fonológica), devendo estes modelos de educação não-formais incidir na aprendizagem da linguagem e da escrita.Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950-Repositório ComumOliveira, Ana Rita da Cruz2016-03-17T14:19:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12504201333350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:50.030026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
title Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
spellingShingle Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
Oliveira, Ana Rita da Cruz
Educação de Adultos
Aprendizagem na Idade Adulta
Literacia
Ensino da Leitura
title_short Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
title_full Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
title_fullStr Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
title_full_unstemmed Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
title_sort Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
author Oliveira, Ana Rita da Cruz
author_facet Oliveira, Ana Rita da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Rita da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Adultos
Aprendizagem na Idade Adulta
Literacia
Ensino da Leitura
topic Educação de Adultos
Aprendizagem na Idade Adulta
Literacia
Ensino da Leitura
description A aprendizagem da leitura e da escrita é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade, sendo esta realizada ao longo da vida. No entanto, esta tarefa característica nos primeiros anos de escolaridade, reveste-se de alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não conseguem compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências que a Escola faz em termos de aprendizagem. O objetivo do presente estudo centra-se nos processos de desenvolvimento da leitura e da escrita, nomeadamente em contexto de lazer e em particular no Centro Comunitário São José (C.C.S.J.). A pesquisa qualitativa, mais precisamente a inves-tigação-ação, permite organizar e classificar as informações dos processos da leitura e da escrita em contextos não-informal. Este estudo teve como primeira fase, a aplicação do pré-teste a fim de realizar um diagnóstico, onde se obteve a amostra do estudo, constituída por três crianças que frequentam a sala de estudo do C.C.S.J.; numa segunda fase realizou-se com a amostra e com o grupo várias atividades de lazer, em contexto não-formal; e por último na terceira fase aplicou-se o pós-teste, passou-se novamente as provas de leitura e de literacia, estas servem para averiguar se houve evolução das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do estudo. Com os resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção de um técnico que trabalhe com as crianças do 1º ciclo a aquisição linguística (nomeadamente a consciência fonológica), devendo estes modelos de educação não-formais incidir na aprendizagem da linguagem e da escrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-17T14:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12504
201333350
url http://hdl.handle.net/10400.26/12504
identifier_str_mv 201333350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013690232832