Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12504 |
Resumo: | A aprendizagem da leitura e da escrita é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade, sendo esta realizada ao longo da vida. No entanto, esta tarefa característica nos primeiros anos de escolaridade, reveste-se de alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não conseguem compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências que a Escola faz em termos de aprendizagem. O objetivo do presente estudo centra-se nos processos de desenvolvimento da leitura e da escrita, nomeadamente em contexto de lazer e em particular no Centro Comunitário São José (C.C.S.J.). A pesquisa qualitativa, mais precisamente a inves-tigação-ação, permite organizar e classificar as informações dos processos da leitura e da escrita em contextos não-informal. Este estudo teve como primeira fase, a aplicação do pré-teste a fim de realizar um diagnóstico, onde se obteve a amostra do estudo, constituída por três crianças que frequentam a sala de estudo do C.C.S.J.; numa segunda fase realizou-se com a amostra e com o grupo várias atividades de lazer, em contexto não-formal; e por último na terceira fase aplicou-se o pós-teste, passou-se novamente as provas de leitura e de literacia, estas servem para averiguar se houve evolução das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do estudo. Com os resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção de um técnico que trabalhe com as crianças do 1º ciclo a aquisição linguística (nomeadamente a consciência fonológica), devendo estes modelos de educação não-formais incidir na aprendizagem da linguagem e da escrita. |
id |
RCAP_2341b25e5f850af020d6e33e7b64d1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazerEducação de AdultosAprendizagem na Idade AdultaLiteraciaEnsino da LeituraA aprendizagem da leitura e da escrita é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade, sendo esta realizada ao longo da vida. No entanto, esta tarefa característica nos primeiros anos de escolaridade, reveste-se de alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não conseguem compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências que a Escola faz em termos de aprendizagem. O objetivo do presente estudo centra-se nos processos de desenvolvimento da leitura e da escrita, nomeadamente em contexto de lazer e em particular no Centro Comunitário São José (C.C.S.J.). A pesquisa qualitativa, mais precisamente a inves-tigação-ação, permite organizar e classificar as informações dos processos da leitura e da escrita em contextos não-informal. Este estudo teve como primeira fase, a aplicação do pré-teste a fim de realizar um diagnóstico, onde se obteve a amostra do estudo, constituída por três crianças que frequentam a sala de estudo do C.C.S.J.; numa segunda fase realizou-se com a amostra e com o grupo várias atividades de lazer, em contexto não-formal; e por último na terceira fase aplicou-se o pós-teste, passou-se novamente as provas de leitura e de literacia, estas servem para averiguar se houve evolução das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do estudo. Com os resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção de um técnico que trabalhe com as crianças do 1º ciclo a aquisição linguística (nomeadamente a consciência fonológica), devendo estes modelos de educação não-formais incidir na aprendizagem da linguagem e da escrita.Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950-Repositório ComumOliveira, Ana Rita da Cruz2016-03-17T14:19:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12504201333350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:50.030026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
title |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
spellingShingle |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer Oliveira, Ana Rita da Cruz Educação de Adultos Aprendizagem na Idade Adulta Literacia Ensino da Leitura |
title_short |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
title_full |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
title_fullStr |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
title_sort |
Desenvolvimento da leitura e da escrita, em contexto de lazer |
author |
Oliveira, Ana Rita da Cruz |
author_facet |
Oliveira, Ana Rita da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Rita da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Adultos Aprendizagem na Idade Adulta Literacia Ensino da Leitura |
topic |
Educação de Adultos Aprendizagem na Idade Adulta Literacia Ensino da Leitura |
description |
A aprendizagem da leitura e da escrita é considerada fundamental para a integração do indivíduo na sociedade, sendo esta realizada ao longo da vida. No entanto, esta tarefa característica nos primeiros anos de escolaridade, reveste-se de alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não conseguem compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências que a Escola faz em termos de aprendizagem. O objetivo do presente estudo centra-se nos processos de desenvolvimento da leitura e da escrita, nomeadamente em contexto de lazer e em particular no Centro Comunitário São José (C.C.S.J.). A pesquisa qualitativa, mais precisamente a inves-tigação-ação, permite organizar e classificar as informações dos processos da leitura e da escrita em contextos não-informal. Este estudo teve como primeira fase, a aplicação do pré-teste a fim de realizar um diagnóstico, onde se obteve a amostra do estudo, constituída por três crianças que frequentam a sala de estudo do C.C.S.J.; numa segunda fase realizou-se com a amostra e com o grupo várias atividades de lazer, em contexto não-formal; e por último na terceira fase aplicou-se o pós-teste, passou-se novamente as provas de leitura e de literacia, estas servem para averiguar se houve evolução das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do estudo. Com os resultados obtidos, destaca-se a importância da intervenção de um técnico que trabalhe com as crianças do 1º ciclo a aquisição linguística (nomeadamente a consciência fonológica), devendo estes modelos de educação não-formais incidir na aprendizagem da linguagem e da escrita. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-17T14:19:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12504 201333350 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12504 |
identifier_str_mv |
201333350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013690232832 |