Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3448
Resumo: Este texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida, um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste estudo que nos leva a reforçar esta ideia. This text is based on an ongoing investigation as part of the doctoral program in education in the specialty of mathematics education by the first author, the second being the supervisor. The study, qualitative in nature, shows as a context the Teacher Training Program in Mathematics for 1st Cycle Teachers with the main objective to verify the contribution of this program in teacher professional development. This training program has particular and innovative characteristics, such as the kind of scheduled sessions, anticipating the presence of the trainer in the classroom; the joint planning and subsequent task experimentation; the emphasis on reflection on practice, the importance of collaborative work among other aspects equally valued in its guidelines. Thus, according to its characteristics, it is, up front, a rich context of supervision, but it is the voice of a teacher participating in this study that leads us to reinforce this idea.
id RCAP_235dd2039db3b41527ed985f1d173473
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisãoTeacher training program in Mathematics: a rich supervision contextSupervisãoPrograma de formação contínuaDesenvolvimento profissionalReflexãoPapel do supervisorEste texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida, um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste estudo que nos leva a reforçar esta ideia. This text is based on an ongoing investigation as part of the doctoral program in education in the specialty of mathematics education by the first author, the second being the supervisor. The study, qualitative in nature, shows as a context the Teacher Training Program in Mathematics for 1st Cycle Teachers with the main objective to verify the contribution of this program in teacher professional development. This training program has particular and innovative characteristics, such as the kind of scheduled sessions, anticipating the presence of the trainer in the classroom; the joint planning and subsequent task experimentation; the emphasis on reflection on practice, the importance of collaborative work among other aspects equally valued in its guidelines. Thus, according to its characteristics, it is, up front, a rich context of supervision, but it is the voice of a teacher participating in this study that leads us to reinforce this idea.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaSantos, Leonor2011-02-21T10:30:39Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3448porMartins, Cristina; Santos, Leonor (2010). Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 52-681645-477410.34620/eduser.v2i1.18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:27.999675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
Teacher training program in Mathematics: a rich supervision context
title Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
spellingShingle Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
Martins, Cristina
Supervisão
Programa de formação contínua
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Papel do supervisor
title_short Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
title_full Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
title_fullStr Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
title_full_unstemmed Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
title_sort Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Santos, Leonor
author_role author
author2 Santos, Leonor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Santos, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Programa de formação contínua
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Papel do supervisor
topic Supervisão
Programa de formação contínua
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Papel do supervisor
description Este texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida, um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste estudo que nos leva a reforçar esta ideia. This text is based on an ongoing investigation as part of the doctoral program in education in the specialty of mathematics education by the first author, the second being the supervisor. The study, qualitative in nature, shows as a context the Teacher Training Program in Mathematics for 1st Cycle Teachers with the main objective to verify the contribution of this program in teacher professional development. This training program has particular and innovative characteristics, such as the kind of scheduled sessions, anticipating the presence of the trainer in the classroom; the joint planning and subsequent task experimentation; the emphasis on reflection on practice, the importance of collaborative work among other aspects equally valued in its guidelines. Thus, according to its characteristics, it is, up front, a rich context of supervision, but it is the voice of a teacher participating in this study that leads us to reinforce this idea.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-21T10:30:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3448
url http://hdl.handle.net/10198/3448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Cristina; Santos, Leonor (2010). Programa de formação contínua em Matemática: um contexto rico de supervisão. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 52-68
1645-4774
10.34620/eduser.v2i1.18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135173232558080