A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sara Sofia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23623
Resumo: A nossa sociedade está intensamente marcada pela globalização, fenómeno este que desvelou e aproximou diferentes povos, culturas, línguas e tradições. Assim, surge a necessidade de sensibilizar as crianças, desde tenra idade, preparando-as para a convivência harmoniosa na diversidade linguística e cultural, promovendo uma educação em direitos para que as crianças se tornem cidadãos conscientes e proativos na sociedade. Enquadrado por esta realidade, o presente relatório de estágio pretende compreender de que forma podemos sensibilizar para a diversidade linguística e cultural e para os direitos das crianças na educação pré-escolar. Para o efeito, foi desenvolvido um projeto com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, intitulado Nós, Tu e o Mundo. Este projeto seguiu uma metodologia de natureza qualitativa de tipo investigação-ação e teve como objetivos perceber quais as representações que as crianças têm sobre os seus direitos e compreender quais foram os conhecimentos e as capacidades que desenvolveram num projeto centrado sobre os direitos das crianças e na sensibilização à diversidade linguística e cultural. Para tal, realizámos atividades pedagógicas como, por exemplo, a apresentação da história de Malala Yousafzai, a visualização de um pequeno vídeo sobre o brincar em diferentes partes do mundo ou a palavra brincar em diferentes línguas. Os dados resultantes do nosso projeto foram recolhidos essencialmente através da técnica de observação participante, complementada pela vídeo-gravação com transcrição das interações das crianças efetuadas durante as sessões do projeto. A análise dos dados permitiu-nos concluir que através da abordagem centrada na explicitação de alguns direitos fundamentais das crianças conseguimos sensibilizar o grupo para a diversidade linguística e cultural, tornando-o consciente dos seus direitos e da não vivência desses mesmos direitos por parte de algumas crianças em algumas partes do mundo.
id RCAP_2367a7c5b4d03b78a0a4771d8b717888
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das criançasDiversidade linguísticaEducação pré-escolarPluralismo culturalDireitos das criançasLiteratura infantilDesenvolvimento das criançasA nossa sociedade está intensamente marcada pela globalização, fenómeno este que desvelou e aproximou diferentes povos, culturas, línguas e tradições. Assim, surge a necessidade de sensibilizar as crianças, desde tenra idade, preparando-as para a convivência harmoniosa na diversidade linguística e cultural, promovendo uma educação em direitos para que as crianças se tornem cidadãos conscientes e proativos na sociedade. Enquadrado por esta realidade, o presente relatório de estágio pretende compreender de que forma podemos sensibilizar para a diversidade linguística e cultural e para os direitos das crianças na educação pré-escolar. Para o efeito, foi desenvolvido um projeto com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, intitulado Nós, Tu e o Mundo. Este projeto seguiu uma metodologia de natureza qualitativa de tipo investigação-ação e teve como objetivos perceber quais as representações que as crianças têm sobre os seus direitos e compreender quais foram os conhecimentos e as capacidades que desenvolveram num projeto centrado sobre os direitos das crianças e na sensibilização à diversidade linguística e cultural. Para tal, realizámos atividades pedagógicas como, por exemplo, a apresentação da história de Malala Yousafzai, a visualização de um pequeno vídeo sobre o brincar em diferentes partes do mundo ou a palavra brincar em diferentes línguas. Os dados resultantes do nosso projeto foram recolhidos essencialmente através da técnica de observação participante, complementada pela vídeo-gravação com transcrição das interações das crianças efetuadas durante as sessões do projeto. A análise dos dados permitiu-nos concluir que através da abordagem centrada na explicitação de alguns direitos fundamentais das crianças conseguimos sensibilizar o grupo para a diversidade linguística e cultural, tornando-o consciente dos seus direitos e da não vivência desses mesmos direitos por parte de algumas crianças em algumas partes do mundo.Our society is intensely affected by globalization, a phenomenon that revealed and approached different people, cultures, languages and traditions. Thus, the necessity to sensitize children since they are very young comes up, preparing them for a harmonious existence in linguistic and cultural diversity, promoting an education in rights, so that children can become conscious and proactive citizens. Based on this reality, the present work aims to understand how we can make the children aware of the cultural and linguistic diversity and of their rights, in preschool education. For this purpose, the project “Nós, Tu e o Mundo” (We, You and the World) was developed with children aged 3 to 6 years old. This project followed a method of qualitative methodology, based on Action-research e and its objective was to understand which representations children have about their rights, and understand which knowledge and capacities they developed in a project centered in the children’s rights and on the awareness towards cultural and linguistic diversity. For such, we performed several pedagogical activities, for example, the presentation of Malala Yousafzai’s story, the preview of a video about playing in different parts of the world, or the word “play” in different languages. The data collected especially through the participant observation technique, complemented by the video-recording with transcription of children’s interactions, effected during the project activities. The analysis of the data enabled us to conclude that through an approach centered on the explanation of some fundamental children’s rights, we can make the group aware of the linguistic and cultural diversity and conscious of their rights, as well as of the non-existence of rights for some other children, living in other parts of the world. The results revealed the knowledge acquired by the children, as well as the impact of this study in our personal and professional development.Universidade de Aveiro2018-06-21T14:32:20Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23623TID:201938480porRocha, Sara Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:38Zoai:ria.ua.pt:10773/23623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:36.925426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
title A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
spellingShingle A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
Rocha, Sara Sofia
Diversidade linguística
Educação pré-escolar
Pluralismo cultural
Direitos das crianças
Literatura infantil
Desenvolvimento das crianças
title_short A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
title_full A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
title_fullStr A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
title_full_unstemmed A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
title_sort A sensibilização à diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar e os direitos das crianças
author Rocha, Sara Sofia
author_facet Rocha, Sara Sofia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sara Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística
Educação pré-escolar
Pluralismo cultural
Direitos das crianças
Literatura infantil
Desenvolvimento das crianças
topic Diversidade linguística
Educação pré-escolar
Pluralismo cultural
Direitos das crianças
Literatura infantil
Desenvolvimento das crianças
description A nossa sociedade está intensamente marcada pela globalização, fenómeno este que desvelou e aproximou diferentes povos, culturas, línguas e tradições. Assim, surge a necessidade de sensibilizar as crianças, desde tenra idade, preparando-as para a convivência harmoniosa na diversidade linguística e cultural, promovendo uma educação em direitos para que as crianças se tornem cidadãos conscientes e proativos na sociedade. Enquadrado por esta realidade, o presente relatório de estágio pretende compreender de que forma podemos sensibilizar para a diversidade linguística e cultural e para os direitos das crianças na educação pré-escolar. Para o efeito, foi desenvolvido um projeto com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, intitulado Nós, Tu e o Mundo. Este projeto seguiu uma metodologia de natureza qualitativa de tipo investigação-ação e teve como objetivos perceber quais as representações que as crianças têm sobre os seus direitos e compreender quais foram os conhecimentos e as capacidades que desenvolveram num projeto centrado sobre os direitos das crianças e na sensibilização à diversidade linguística e cultural. Para tal, realizámos atividades pedagógicas como, por exemplo, a apresentação da história de Malala Yousafzai, a visualização de um pequeno vídeo sobre o brincar em diferentes partes do mundo ou a palavra brincar em diferentes línguas. Os dados resultantes do nosso projeto foram recolhidos essencialmente através da técnica de observação participante, complementada pela vídeo-gravação com transcrição das interações das crianças efetuadas durante as sessões do projeto. A análise dos dados permitiu-nos concluir que através da abordagem centrada na explicitação de alguns direitos fundamentais das crianças conseguimos sensibilizar o grupo para a diversidade linguística e cultural, tornando-o consciente dos seus direitos e da não vivência desses mesmos direitos por parte de algumas crianças em algumas partes do mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-21T14:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23623
TID:201938480
url http://hdl.handle.net/10773/23623
identifier_str_mv TID:201938480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137630942658560