Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Cristiana Moreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16412
Resumo: Ultimamente tem-se assistido a uma maior contacto entre as pessoas, devido ao fenómeno da globalização. Este contacto tem tornado os indivíduos mais conhecedores da diversidade existente no mundo e mais conscientes das suas diferenças. A diversidade e a diferença devem ser observadas como um fator de enriquecimento, sendo urgente educar desde cedo as crianças para esta realidade. Neste contexto, pressupondo que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento global da criança, esta apresenta-se como uma possibilidade na educação para a diversidade linguística e para a diferença. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades educativas da animação de leitura na educação para a diversidade linguística e para a diferença de crianças em idade pré-escolar. Seguindo este estudo uma perspetiva do tipo investigação-ação, foi concretizado um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar num jardim de infância, onde foram desenvolvidas maioritariamente atividades de pós-leitura com o objetivo de educar para a diversidade linguística e para a diferença. O presente estudo analisou as interações verbais e não verbais, os registos escritos e as imagens das situações educativas de todas as sessões do projeto, concluindo que a animação de leitura permite à criança mobilizar conhecimentos de si, do outro e das línguas e mobilizar capacidades de observação e de comparação das línguas e da diferença e, por sua, desenvolver atitudes de respeito e valorização pelas línguas e pela diferença. Torna-se, assim, relevante educar para a diversidade linguística e para a diferença desde cedo e ao longo de todo o processo educativo. Neste sentido, é essencial que os atores educativos encontrem estratégias pedagógicas para que as crianças respeitem e valorizem a diferença e o outro. Neste relatório de prática pedagógica apresenta-se apenas uma das muitas possibilidades de educar para a diversidade linguística e para a diferença.
id RCAP_45d9612c0c07d0ef41213047194cd99a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolarDiversidade linguísticaPluralismo culturalEducação pré-escolarLiteratura infantilDesenvolvimento das criançasEducação para a cidadaniaUltimamente tem-se assistido a uma maior contacto entre as pessoas, devido ao fenómeno da globalização. Este contacto tem tornado os indivíduos mais conhecedores da diversidade existente no mundo e mais conscientes das suas diferenças. A diversidade e a diferença devem ser observadas como um fator de enriquecimento, sendo urgente educar desde cedo as crianças para esta realidade. Neste contexto, pressupondo que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento global da criança, esta apresenta-se como uma possibilidade na educação para a diversidade linguística e para a diferença. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades educativas da animação de leitura na educação para a diversidade linguística e para a diferença de crianças em idade pré-escolar. Seguindo este estudo uma perspetiva do tipo investigação-ação, foi concretizado um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar num jardim de infância, onde foram desenvolvidas maioritariamente atividades de pós-leitura com o objetivo de educar para a diversidade linguística e para a diferença. O presente estudo analisou as interações verbais e não verbais, os registos escritos e as imagens das situações educativas de todas as sessões do projeto, concluindo que a animação de leitura permite à criança mobilizar conhecimentos de si, do outro e das línguas e mobilizar capacidades de observação e de comparação das línguas e da diferença e, por sua, desenvolver atitudes de respeito e valorização pelas línguas e pela diferença. Torna-se, assim, relevante educar para a diversidade linguística e para a diferença desde cedo e ao longo de todo o processo educativo. Neste sentido, é essencial que os atores educativos encontrem estratégias pedagógicas para que as crianças respeitem e valorizem a diferença e o outro. Neste relatório de prática pedagógica apresenta-se apenas uma das muitas possibilidades de educar para a diversidade linguística e para a diferença.Lately we have seen people getting closer, due to globalization. This approach makes people more knowledgeable of the diversity that exists in the world and more aware of our differences. The diversity and difference should be observed as a factor of enrichment, becoming urgent to educate the children early to this reality. In this context -assuming that children's literature contributes to the global development of the child- it comes as a possibility in education for linguistic diversity and for the difference. Therefore, the present study analyses how to understand educational potentialities of animated reading in education for linguistic diversity and for the children difference in preschool age." Following this study in a research-action type of perspective, an intervention project was realized with a group of children with preschool age in kindergarten, where were developed mostly post-reading activities with the goal of education for linguistic diversity and for the difference. The present study analyses reviewing verbal and non-verbal interactions, the writings records and the pictures of educational situations from all sessions of the project, we can conclude that a animated reading allows the child to mobilize knowledge of himself, the others and of languages, and mobilize observation skills and comparison of languages and difference, and develop attitudes of respect and appreciation in languages and difference. As educators, we consider relevant to continue educating for a linguistic diversity and for the difference from early and along the entire education process. In this sense, it is essential that the educational actors find teaching strategies for children to respect and value the difference and the other. This teaching practice report presents only one of the many possibilities to educating for a linguistic diversity and for the difference.Universidade de Aveiro2016-12-06T14:32:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16412TID:201565935porSilva, Andreia Cristiana Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:41Zoai:ria.ua.pt:10773/16412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:33.475701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
spellingShingle Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
Silva, Andreia Cristiana Moreira da
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Educação pré-escolar
Literatura infantil
Desenvolvimento das crianças
Educação para a cidadania
title_short Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_full Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_fullStr Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_sort Animação de leitura e diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
author Silva, Andreia Cristiana Moreira da
author_facet Silva, Andreia Cristiana Moreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Cristiana Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Educação pré-escolar
Literatura infantil
Desenvolvimento das crianças
Educação para a cidadania
topic Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Educação pré-escolar
Literatura infantil
Desenvolvimento das crianças
Educação para a cidadania
description Ultimamente tem-se assistido a uma maior contacto entre as pessoas, devido ao fenómeno da globalização. Este contacto tem tornado os indivíduos mais conhecedores da diversidade existente no mundo e mais conscientes das suas diferenças. A diversidade e a diferença devem ser observadas como um fator de enriquecimento, sendo urgente educar desde cedo as crianças para esta realidade. Neste contexto, pressupondo que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento global da criança, esta apresenta-se como uma possibilidade na educação para a diversidade linguística e para a diferença. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades educativas da animação de leitura na educação para a diversidade linguística e para a diferença de crianças em idade pré-escolar. Seguindo este estudo uma perspetiva do tipo investigação-ação, foi concretizado um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar num jardim de infância, onde foram desenvolvidas maioritariamente atividades de pós-leitura com o objetivo de educar para a diversidade linguística e para a diferença. O presente estudo analisou as interações verbais e não verbais, os registos escritos e as imagens das situações educativas de todas as sessões do projeto, concluindo que a animação de leitura permite à criança mobilizar conhecimentos de si, do outro e das línguas e mobilizar capacidades de observação e de comparação das línguas e da diferença e, por sua, desenvolver atitudes de respeito e valorização pelas línguas e pela diferença. Torna-se, assim, relevante educar para a diversidade linguística e para a diferença desde cedo e ao longo de todo o processo educativo. Neste sentido, é essencial que os atores educativos encontrem estratégias pedagógicas para que as crianças respeitem e valorizem a diferença e o outro. Neste relatório de prática pedagógica apresenta-se apenas uma das muitas possibilidades de educar para a diversidade linguística e para a diferença.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-12-06T14:32:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16412
TID:201565935
url http://hdl.handle.net/10773/16412
identifier_str_mv TID:201565935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137565236789248