Educar para os direitos linguísticos e literatura para a infância: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Filipa de Azevedo Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18374
Resumo: Face às crescentes alterações que se fazem sentir na nossa sociedade, marcada pela diversidade de línguas e culturas, o presente trabalho surge com o intuito de compreender como podemos educar para a diversidade linguística e cultural. Pretende igualmente alertar para a importância de uma educação para os direitos, através do recurso à literatura para a infância. Desta forma, foi desenvolvido um projeto de intervenção-investigação com alunos do 1º ano de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico, projeto esse intitulado “Direito a direito, melhor vos aceito!”. Este projeto baseou-se numa metodologia qualitativa de tipo investigação-ação e pretendeu responder à questão: “Como promover a educação para os direitos linguísticos, através da literatura para a infância, no 1º Ciclo do Ensino Básico?”. Com base nesta questão definiu-se os seguintes objetivos: compreender como se pode educar para os direitos linguísticos através da literatura para a infância e analisar práticas de educação para a diversidade nos primeiros anos de escolaridade. Os dados que resultaram da implementação do projeto foram recolhidos através de observação participante, de registos fotográficos e da videogravação das sessões e também de registos individuais dos alunos. Após a realização de uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, foi-nos possível concluir que os alunos envolvidos no projeto demonstraram interesse e curiosidade relativamente à temática da diversidade, assim como também se mostraram interessados e empenhados em todos os momentos de (re) descobrimento dos direitos humanos, dos direitos das crianças e dos direitos linguísticos. Os alunos evidenciaram ainda atitudes de respeito e valorização pelo Outro, reconhecendo-se como seres de direitos, apesar de todas as diferenças que os caracterizam individualmente. Em conclusão, tecemos algumas considerações sobre os contributos deste projeto para os alunos no desenvolvimento de atitudes de respeito de valorização do Outro e dos direitos e para o enriquecimento do percurso pessoal e profissional da professora estagiária.
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