O papel da Participação das Crianças no desenvolvimento da sua autonomia na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Diana Raquel Saraiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3262
Resumo: Este trabalho de investigação procura chamar à atenção para a importância da participação das crianças nos contextos educativos e para o desenvolvimento da sua autonomia. Pretende-se também refletir sobre a necessidade de uma reformulação da escola tradicional para que esta participação aconteça, tanto a nível de espaço físico, como forma de dinamização, mas também na forma de pensar e agir dos adultos que nela exercem a sua função profissional. Neste contexto, discute-se o papel que esses mesmos adultos devem assumir para garantir a participação efetiva das crianças, assim como a necessidade de criação de espaços e tempos de participação nos contextos educativos. Neste quadro, chama-se a atenção para as assembleias de grupo e assembleias de turma, que surgem como espaços nos quais a criança se pode desenvolver como ser humano e ser participativo, da sociedade em que se encontra. Estes espaços e dinâmicas permitem inúmeras possibilidades, mas para que as crianças sejam capazes de tomar decisões e participar efetivamente, é necessário que lhes sejam concedidas oportunidades para tal. Nesta investigação, realizou-se um estudo de caso múltiplo durante o qual se observou e dinamizou assembleias em duas instituições e duas valências distintas: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo, foi possível perceber a importância que o adulto tem, ao não assumir o papel de protagonista, neste exercício de participação, permitindo que as crianças o façam, uma vez que estas têm competências para tal – no entanto, é necessário que o adulto as apoie, para que estas se desenvolvam e iniciem este processo o quanto antes.
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