Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paula Maria Saraiva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5533
Resumo: Esta dissertação consiste num estudo qualitativo sobre as perceções que os Coordenadores de Departamento têm acerca das alterações sucessivas que o seu cargo tem sofrido e que frequentemente é objeto de contradições nas inovações que vão surgindo. É um facto que este cargo é indispensável para o bom funcionamento da Escola como organização basilar da sociedade, mas não é menos verdade que, para que tal aconteça, há um sustentáculo formado por docentes e não só, que levam o ensino a bom porto. Entre estes, os Coordenadores de Departamento são voz ativa do trabalho de todos os seus colegas numa assembleia tão importante como é o conselho pedagógico. Não sendo essa a sua primeira nem única função, a eles são exigidos múltiplos afazeres e competências que sofrem alterações ao longo do tempo, por vezes contraditórias e não poucas desfasadas, quer nos saberes exigidos, quer nas habilidades requeridas para um bom desempenho. Com suporte constitucional tolerado por vezes com resiliência pelos docentes do país real, os coordenadores têm sido o veículo de relações interpessoais por excelência e por tal, a relevância para nós, em investigar, compreender, e reiterar a maneira como estes percecionam, sentem e interpretam as sucessivas mudanças ocorridas, sem no entanto perderam a sua identidade profissional. Na esfera da liderança intermédia, esta, eclode na Escola e particularmente nos coordenadores de departamento, como algo teórico (e por vezes retórico), com um papel circunscrito e ocasionalmente reduzido ao seu nome. No entanto, devemos aprofundar sim, a função prestativa deste cargo, em termos de dinamização de práxis pró-ativas, colaborativas e inter-relacional por excelência. Interpretando os resultados obtidos do estudo empírico, estes sugerem que os coordenadores de departamento curricular estão muito preocupados com a aglomeração dos agrupamentos e na maneira como esta alteração afeta diretamente os departamentos. Tal facto deve-se não só à aplicação da lei em vigor; aos constrangimentos sentidos; como às competências e funções atribuídas/investidas aos coordenadores de departamento. Finalmente cabe-nos realçar que o Coordenadores de departamento valorizam a liderança e consideram importantes quer a coordenação e supervisão pedagógica, quer a democracia, cidadania e equidade com que este cargo é exercido, realçando a sua contribuição para o bom funcionamento do agrupamento.
id RCAP_23a5af2da695db554c95010c06af91d7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricularContradiçõesCoordenador de Departamento CurricularLíderLiderança IntermédiaMudançaTradiçõesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação consiste num estudo qualitativo sobre as perceções que os Coordenadores de Departamento têm acerca das alterações sucessivas que o seu cargo tem sofrido e que frequentemente é objeto de contradições nas inovações que vão surgindo. É um facto que este cargo é indispensável para o bom funcionamento da Escola como organização basilar da sociedade, mas não é menos verdade que, para que tal aconteça, há um sustentáculo formado por docentes e não só, que levam o ensino a bom porto. Entre estes, os Coordenadores de Departamento são voz ativa do trabalho de todos os seus colegas numa assembleia tão importante como é o conselho pedagógico. Não sendo essa a sua primeira nem única função, a eles são exigidos múltiplos afazeres e competências que sofrem alterações ao longo do tempo, por vezes contraditórias e não poucas desfasadas, quer nos saberes exigidos, quer nas habilidades requeridas para um bom desempenho. Com suporte constitucional tolerado por vezes com resiliência pelos docentes do país real, os coordenadores têm sido o veículo de relações interpessoais por excelência e por tal, a relevância para nós, em investigar, compreender, e reiterar a maneira como estes percecionam, sentem e interpretam as sucessivas mudanças ocorridas, sem no entanto perderam a sua identidade profissional. Na esfera da liderança intermédia, esta, eclode na Escola e particularmente nos coordenadores de departamento, como algo teórico (e por vezes retórico), com um papel circunscrito e ocasionalmente reduzido ao seu nome. No entanto, devemos aprofundar sim, a função prestativa deste cargo, em termos de dinamização de práxis pró-ativas, colaborativas e inter-relacional por excelência. Interpretando os resultados obtidos do estudo empírico, estes sugerem que os coordenadores de departamento curricular estão muito preocupados com a aglomeração dos agrupamentos e na maneira como esta alteração afeta diretamente os departamentos. Tal facto deve-se não só à aplicação da lei em vigor; aos constrangimentos sentidos; como às competências e funções atribuídas/investidas aos coordenadores de departamento. Finalmente cabe-nos realçar que o Coordenadores de departamento valorizam a liderança e consideram importantes quer a coordenação e supervisão pedagógica, quer a democracia, cidadania e equidade com que este cargo é exercido, realçando a sua contribuição para o bom funcionamento do agrupamento.This thesis is a qualitative study of the perceptions that the Department of Curriculum Coordinators have about the successive changes that this office has suffered, being often target of contradictions in the proposed innovations. It is a fact that this position is vital to the successful running of schools as a fundamental organizations of society, however, the fact remains that for this to happen, there is a support group formed by instructors but not only, that lead to good teaching. Among these, the Department Coordinators are the active voice of all their colleagues in meetings as important as the teaching council. This is not their main or only function, they are required to perform several tasks and have multiple skills, which undergo changes from time to time, and are at times contradictory and often outdated, both in terms of the knowledge and the skills required to perform well. With constitutional support tolerated at times with resilience by instructors in the real country, coordinators have been the vehicle par excellence of interpersonal relations and there resides the importance to investigate, understand, and reiterate the way they perceive, feel and interpret successive changes but keeping, however, their professional identity. In the sphere of intermediate leadership, it is exerted in the school, in particular by heads of department, as something theoretical (and sometimes rhetorical) and with a restricted role, occasionally reduced to its name. However, we must deepen our understanding of the function of this position, in terms of promotion of proactive, collaborative and inter-relational praxis. In order to explain the obtained results on the empiric study, these suggest that the Department Coordinators are particularly worried about the situation of the assembly and the way how these changes affect the departments directly. That fact owes not only to the application of the available law to the felt constraints but also to the abilities and functions assigned/invested to the department coordinators. Finally it is important to emphazise that the Department Coordinators value the leadership and consider vital not only the coordination and the pedagogic supervision but also the democracy, the citizenship and the equity how this position is put in practice (hold an office),intensifying its contribution to the advantageous (perfect/good/reliable) of the assembly functioning.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumMartins, Paula Maria Saraiva2018-07-30T16:20:12Z2014-10-12014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5533TID:201645440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.514273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
title Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
spellingShingle Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
Martins, Paula Maria Saraiva
Contradições
Coordenador de Departamento Curricular
Líder
Liderança Intermédia
Mudança
Tradições
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
title_full Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
title_fullStr Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
title_full_unstemmed Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
title_sort Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular
author Martins, Paula Maria Saraiva
author_facet Martins, Paula Maria Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paula Maria Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Contradições
Coordenador de Departamento Curricular
Líder
Liderança Intermédia
Mudança
Tradições
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Contradições
Coordenador de Departamento Curricular
Líder
Liderança Intermédia
Mudança
Tradições
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta dissertação consiste num estudo qualitativo sobre as perceções que os Coordenadores de Departamento têm acerca das alterações sucessivas que o seu cargo tem sofrido e que frequentemente é objeto de contradições nas inovações que vão surgindo. É um facto que este cargo é indispensável para o bom funcionamento da Escola como organização basilar da sociedade, mas não é menos verdade que, para que tal aconteça, há um sustentáculo formado por docentes e não só, que levam o ensino a bom porto. Entre estes, os Coordenadores de Departamento são voz ativa do trabalho de todos os seus colegas numa assembleia tão importante como é o conselho pedagógico. Não sendo essa a sua primeira nem única função, a eles são exigidos múltiplos afazeres e competências que sofrem alterações ao longo do tempo, por vezes contraditórias e não poucas desfasadas, quer nos saberes exigidos, quer nas habilidades requeridas para um bom desempenho. Com suporte constitucional tolerado por vezes com resiliência pelos docentes do país real, os coordenadores têm sido o veículo de relações interpessoais por excelência e por tal, a relevância para nós, em investigar, compreender, e reiterar a maneira como estes percecionam, sentem e interpretam as sucessivas mudanças ocorridas, sem no entanto perderam a sua identidade profissional. Na esfera da liderança intermédia, esta, eclode na Escola e particularmente nos coordenadores de departamento, como algo teórico (e por vezes retórico), com um papel circunscrito e ocasionalmente reduzido ao seu nome. No entanto, devemos aprofundar sim, a função prestativa deste cargo, em termos de dinamização de práxis pró-ativas, colaborativas e inter-relacional por excelência. Interpretando os resultados obtidos do estudo empírico, estes sugerem que os coordenadores de departamento curricular estão muito preocupados com a aglomeração dos agrupamentos e na maneira como esta alteração afeta diretamente os departamentos. Tal facto deve-se não só à aplicação da lei em vigor; aos constrangimentos sentidos; como às competências e funções atribuídas/investidas aos coordenadores de departamento. Finalmente cabe-nos realçar que o Coordenadores de departamento valorizam a liderança e consideram importantes quer a coordenação e supervisão pedagógica, quer a democracia, cidadania e equidade com que este cargo é exercido, realçando a sua contribuição para o bom funcionamento do agrupamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-1
2014-11-06
2014-11-06T00:00:00Z
2018-07-30T16:20:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5533
TID:201645440
url http://hdl.handle.net/10400.6/5533
identifier_str_mv TID:201645440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136360594931712