Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brazão, Marta Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24719
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_a049ecb594a9399776f889f62d8b1f8a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência37.015.3373.2Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolarNeste relatório será apresentado uma intenção pedagógica ao nível da resolução de conflitos interpessoais. Também e importante salientar que neste relatório será abordado o desenvolvimento interpessoal e social da criança, bem como o desenvolvimento moral. São, ainda identificados um conjunto de estratégias para a resolução de conflitos, que poderão ser uteis para os Educadores, uma vez que os ajuda, posteriormente, a apoiar e a encorajar as crianças na resolução dos mesmos. A ação pedagógica teve início após a observação das crianças e do contexto, no sentido de compreender melhor quais eram os seus interesses e necessidades para sustentar uma intervenção pedagógica posteriormente. Durante a prática pedagógica procurou-se ter por base alguma informação teórica sobre o tema em estudo. Assim, com o consenso das educadoras cooperantes surgiu o projeto resolução de conflitos interpessoais em ambos contextos. Este projeto teve como principal objetivo procurar criar condições para minimizar alguns conflitos observáveis quer em Creche, quer em Jardim de Infância, que eram muitas vezes originados por uma disputa de objetos, competitividade nas brincadeiras e também pela pouca diversificação dos materiais. O projeto apresentado tinha outros objetivos, nomeadamente, o de promover o desenvolvimento pessoal, social e moral da criança. Para concretizar todos os objetivos foram delineadas estratégias distintas para os dois contextos. Em Creche procurou-se intervir ao nível dos materiais e das áreas, reorganizando a área da casa e introduzindo novos e diversificados materiais. No Jardim de Infância procurou-se realizar atividades com o objetivo de encorajar e apoiar as interações das crianças, bem como de sensibilizá-las para a partilha, a cooperação, a amizade. A realização deste projeto de intervenção permitiu verificar que o conflito e um fenómeno natural e a realidade diária em qualquer Creche ou Jardim de Infância. Por isso e muito importante que os Educadores conheçam e estejam atentos às estratégias de resolução de conflitos, para que possam, posteriormente, ajudar, apoiar e encorajar as crianças na resolução dos mesmos e a desenvolver estratégias e competências de resolução de conflitos.This report will be presented a pedagogical intervention at the level of interpersonal conflict resolution. It is also important to note that this report will be address the interpersonal and social development. Are also identified a set of strategies for conflict resolution, which may be useful for educators, since it helps them later to support and encourage children to solve them. The pedagogical action began after observation of children and context in order to better understand what were their interests and needs to support a pedagogical intervention later. During the pedagogical practice sought to be based on some theoretical information on the topic under study. Thus, the consensus emerged among educators cooperating design conflict resolution in both contexts. This project aimed to create conditions seek to minimize some conflicts observable either in nursery or in kindergarten, which were often caused by a dispute over objects, competitiveness in the games and also for littler diversification of materials. The project presented had other objectives, namely to promote personal, social and moral welfare of the child. To achieve all the objectives were outlined different strategies for the two contexts. In nursery tried to intervene ate the level of materials and areas, reorganizing the area of the house and introducing new and diverse materials. In kindergarten sought to carry out activities aimed at encouraging and supporting the interactions of children, as well as increasing awareness of sharing, cooperation, friendship. After the intervention was possible to see that the conflict is a natural phenomenon and is a daily reality in any nursery or kindergarten. It is therefore very important that educators know and are aware of the strategies of conflict resolution so that they can later help, support and encourage the children in their resolution and develop strategies and skills for conflict resolution.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoBrazão, Marta Sofia Teixeira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:50.068905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
title Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
spellingShingle Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
Brazão, Marta Sofia Teixeira
37.015.3
373.2
title_short Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
title_full Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
title_fullStr Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
title_full_unstemmed Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
title_sort Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência
author Brazão, Marta Sofia Teixeira
author_facet Brazão, Marta Sofia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Brazão, Marta Sofia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv 37.015.3
373.2
topic 37.015.3
373.2
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24719
url http://hdl.handle.net/1822/24719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132264800452608