Entre o que penso, o que faço e aquilo que tu vês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justo, Fábio Jorge Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23256
Resumo: A qualidade das práticas pedagógicas dos educadores de infância tem um grande impacto na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, sendo fundamental que cada educador reflita sobre a sua ação e assegure um serviço de qualidade às crianças. O estudo de caso que aqui se apresenta, de natureza qualitativa, parte do diagnóstico de necessidades em supervisão pedagógica num departamento da educação pré-escolar de um agrupamento de escolas da rede pública. A supervisão pedagógica tem como objeto a qualidade do ensino e a melhoria das práticas educativas dos educadores e professores, através de processos, práticas, estratégias e instrumentos promotores da reflexão antes, durante e após ação. A recolha de dados, que consistiu na realização de oito entrevistas a educadoras de infância, nas quais se inclui a coordenadora de departamento, permitiu verificar que não existem práticas de supervisão pedagógica implementadas neste departamento. Pela análise da informação, concluiu-se que existe uma associação frequente entre supervisão pedagógica e avaliação de desempenho docente (ADD), uma vez que, pelas experiências destas educadoras, a supervisão pedagógica só acontece em momentos de avaliação formal, através da observação de aulas, e nunca numa modalidade formativa. Apesar de existirem dificuldades na clarificação do conceito de “supervisão pedagógica entre pares”, há alguma predisposição para a sua implementação no departamento, pelo que foi definido um plano de ação que visa dar resposta às necessidades diagnosticadas. No entanto, com a operacionalização deste plano, mais do que implementar ciclos de observação e supervisão entre pares, pretende-se criar e dinamizar uma comunidade de prática que tenha um impacto real no desenvolvimento da profissionalidade e identidade dos docentes que integram este ou outros departamentos, devido à possibilidade de articulação interdepartamental, prevista neste plano de ação.
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