Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5034 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género. |
id |
RCAP_67153b78fddbd44e4bcade9e902b456a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloIgualdade de géneroDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineAlmeida, Daniela Sofia Teixeira2020-07-29T14:11:33Z2020-06-262020-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5034TID:202505073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:29Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:43.824932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade Almeida, Daniela Sofia Teixeira Ensino básico do 1º ciclo Igualdade de género Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_full |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_sort |
Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade |
author |
Almeida, Daniela Sofia Teixeira |
author_facet |
Almeida, Daniela Sofia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Daniela Sofia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Igualdade de género Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Igualdade de género Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29T14:11:33Z 2020-06-26 2020-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5034 TID:202505073 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5034 |
identifier_str_mv |
TID:202505073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136980759478272 |