Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3389
Resumo: O presente relatório, referente à Prática Pedagógica Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, procurando apresentar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que se consideraram importantes e significativos para a autora, ao longo do processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social, bem como a reflexão sobre os mesmos. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, recai sobre as ideias das crianças acerca do que é ser cientista, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista? Os dados recolhidos parecem mostrar que os alunos têm uma ideia estereotipada acerca do que é ser cientista revelando que a proposta pedagógica poderá ter contribuído para a mudança das ideias dos alunos aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca dos cientistas, evoluíram para ideias menos estereotipadas.
id RCAP_9f15643fac06e34113834e718274f998
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientistaEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloEnsino das ciênciasDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório, referente à Prática Pedagógica Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, procurando apresentar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que se consideraram importantes e significativos para a autora, ao longo do processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social, bem como a reflexão sobre os mesmos. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, recai sobre as ideias das crianças acerca do que é ser cientista, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista? Os dados recolhidos parecem mostrar que os alunos têm uma ideia estereotipada acerca do que é ser cientista revelando que a proposta pedagógica poderá ter contribuído para a mudança das ideias dos alunos aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca dos cientistas, evoluíram para ideias menos estereotipadas.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlineAlves, Tânia Filipa Rainha dos Santos2018-07-30T10:52:58Z2018-06-072018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3389TID:201957264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:06Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:30.883288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
author Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos
author_facet Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Susana Alexandre dos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório, referente à Prática Pedagógica Supervisionada, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, procurando apresentar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que se consideraram importantes e significativos para a autora, ao longo do processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social, bem como a reflexão sobre os mesmos. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada com alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, recai sobre as ideias das crianças acerca do que é ser cientista, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista? Os dados recolhidos parecem mostrar que os alunos têm uma ideia estereotipada acerca do que é ser cientista revelando que a proposta pedagógica poderá ter contribuído para a mudança das ideias dos alunos aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca dos cientistas, evoluíram para ideias menos estereotipadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T10:52:58Z
2018-06-07
2018-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3389
TID:201957264
url http://hdl.handle.net/10400.8/3389
identifier_str_mv TID:201957264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136969490432000