Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toste, Carla Sofia Meneses
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2720
Resumo: O presente relatório foi elaborado para a finalização do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva, onde são apresentados os aspetos mais marcantes e mais significativos, ao longo das quatro práticas pedagógicas, desde as expetativas, receios e dificuldades sentidas e até às aprendizagens efetuadas pela mestranda ao longo deste percurso. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa, centra-se num estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade que tem como objetivo responder à seguinte pergunta: Como evoluem as questões-problema que os alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade formulam tendo como indutores obras de literatura infantil à medida que se familiarizam com a realização de atividades experimentais em ciências? Os dados recolhidos demonstram que houve uma evolução por parte dos alunos na formulação de questões-problema e que a literatura infantil funcionou como indutor para essas mesmas questões.
id RCAP_251b0c1aa7165fc2bcdfcab42f17d2db
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloLiteratura infantilEnsino das ciênciasDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório foi elaborado para a finalização do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva, onde são apresentados os aspetos mais marcantes e mais significativos, ao longo das quatro práticas pedagógicas, desde as expetativas, receios e dificuldades sentidas e até às aprendizagens efetuadas pela mestranda ao longo deste percurso. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa, centra-se num estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade que tem como objetivo responder à seguinte pergunta: Como evoluem as questões-problema que os alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade formulam tendo como indutores obras de literatura infantil à medida que se familiarizam com a realização de atividades experimentais em ciências? Os dados recolhidos demonstram que houve uma evolução por parte dos alunos na formulação de questões-problema e que a literatura infantil funcionou como indutor para essas mesmas questões.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaIC-OnlineToste, Carla Sofia Meneses2017-09-06T14:22:25Z2017-07-172017-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2720TID:201731002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:01.245910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
Toste, Carla Sofia Meneses
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Literatura infantil
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB: Formulação de questões-problema numa turma do 3.º ano de escolaridade
author Toste, Carla Sofia Meneses
author_facet Toste, Carla Sofia Meneses
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Toste, Carla Sofia Meneses
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Literatura infantil
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Literatura infantil
Ensino das ciências
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório foi elaborado para a finalização do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva, onde são apresentados os aspetos mais marcantes e mais significativos, ao longo das quatro práticas pedagógicas, desde as expetativas, receios e dificuldades sentidas e até às aprendizagens efetuadas pela mestranda ao longo deste percurso. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa, centra-se num estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade que tem como objetivo responder à seguinte pergunta: Como evoluem as questões-problema que os alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade formulam tendo como indutores obras de literatura infantil à medida que se familiarizam com a realização de atividades experimentais em ciências? Os dados recolhidos demonstram que houve uma evolução por parte dos alunos na formulação de questões-problema e que a literatura infantil funcionou como indutor para essas mesmas questões.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06T14:22:25Z
2017-07-17
2017-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2720
TID:201731002
url http://hdl.handle.net/10400.8/2720
identifier_str_mv TID:201731002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136964330389504