Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Ana Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8584
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o principal objetivo de ilustrar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais no decorrer do estágio que, por sua vez, foi realizado na XXXXX. Ao longo do relatório serão abordadas as fundamentações teóricas e legais, sobre as quais assentou a formação e a prática da mestranda. Desta forma, importa referir a metodologia investigação-ação usada pela mestranda durante a sua formação, e que permitiu uma prática reflexiva e investigativa, proporcionando o desenvolvimento de capacidades críticas. Assim, a partir dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção e desenvolvimento de um perfil de desempenho profissional. Foi, também, no âmbito da prática em contexto de pré-escolar e creche, que a estagiária desenvolveu competências que possibilitaram a articulação entre os saberes teóricos e a ação educativa. Assim, ao longo do ano, a estagiária consolidou de uma forma reflexiva e sempre sustentada as suas competências, profissionais e pessoais, tendo ainda a consciência que a formação é para o resto da vida, na medida em que é essencial e atualização dos conhecimentos valorizando, assim, a aprendizagem ao longo da vida.
id RCAP_23e77585ca81bbbad835fd12853ae05f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalCriançaInvestigação-açãoCompetências profissionaisPrática pedagógicaChildResearch-actionProfessional skillsPedagogic practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o principal objetivo de ilustrar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais no decorrer do estágio que, por sua vez, foi realizado na XXXXX. Ao longo do relatório serão abordadas as fundamentações teóricas e legais, sobre as quais assentou a formação e a prática da mestranda. Desta forma, importa referir a metodologia investigação-ação usada pela mestranda durante a sua formação, e que permitiu uma prática reflexiva e investigativa, proporcionando o desenvolvimento de capacidades críticas. Assim, a partir dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção e desenvolvimento de um perfil de desempenho profissional. Foi, também, no âmbito da prática em contexto de pré-escolar e creche, que a estagiária desenvolveu competências que possibilitaram a articulação entre os saberes teóricos e a ação educativa. Assim, ao longo do ano, a estagiária consolidou de uma forma reflexiva e sempre sustentada as suas competências, profissionais e pessoais, tendo ainda a consciência que a formação é para o resto da vida, na medida em que é essencial e atualização dos conhecimentos valorizando, assim, a aprendizagem ao longo da vida.Within the course of Supervisioned Pedagogic Practice, integrated into the 2nd cycle of studies of the Masters Degree in Pre-School Education, the present report of professional qualification was elaborated, with the main objective of picturing the whole process of development of the professional skills which, in turn, was developed at the XXXXX.Throughout the report theoretical and legal issues will be addressed, upon which sat the training and the practice by the academic. In that way, it is crucial to refer the action-research methodology, used by the student during her training, which allowed a reflective and investigative practice, providing the development of critical capabilities. From processes of observation, planning, action, evaluation and reflection, building and development a professional performance profile was possible. It was also within the practice in the context of pre-school and day care that the intern has developed skills that enabled the link between theoretical knowledge and educational activities. Considering what was told, throughout the year, the intern consolidated her professional and personal skills in a reflective and always sustained way. Nevertheless, she has conscience that the training is for the rest of her lifetime and that is essential to keep updating the knowledge, valuating what is learned throughout life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoEsteves, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGil, Ana Patrícia da Silva2016-10-27T14:33:18Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8584TID:201361990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:20.171197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Gil, Ana Patrícia da Silva
Criança
Investigação-ação
Competências profissionais
Prática pedagógica
Child
Research-action
Professional skills
Pedagogic practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Gil, Ana Patrícia da Silva
author_facet Gil, Ana Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Esteves, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Ana Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Investigação-ação
Competências profissionais
Prática pedagógica
Child
Research-action
Professional skills
Pedagogic practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Investigação-ação
Competências profissionais
Prática pedagógica
Child
Research-action
Professional skills
Pedagogic practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional, com o principal objetivo de ilustrar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais no decorrer do estágio que, por sua vez, foi realizado na XXXXX. Ao longo do relatório serão abordadas as fundamentações teóricas e legais, sobre as quais assentou a formação e a prática da mestranda. Desta forma, importa referir a metodologia investigação-ação usada pela mestranda durante a sua formação, e que permitiu uma prática reflexiva e investigativa, proporcionando o desenvolvimento de capacidades críticas. Assim, a partir dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção e desenvolvimento de um perfil de desempenho profissional. Foi, também, no âmbito da prática em contexto de pré-escolar e creche, que a estagiária desenvolveu competências que possibilitaram a articulação entre os saberes teóricos e a ação educativa. Assim, ao longo do ano, a estagiária consolidou de uma forma reflexiva e sempre sustentada as suas competências, profissionais e pessoais, tendo ainda a consciência que a formação é para o resto da vida, na medida em que é essencial e atualização dos conhecimentos valorizando, assim, a aprendizagem ao longo da vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-10-27T14:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8584
TID:201361990
url http://hdl.handle.net/10400.22/8584
identifier_str_mv TID:201361990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389861298176