Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Isabel Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78631
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_23ec9d3ebdfaad76b75f4ef610731127
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagemContributions of learning sciences for the development of language skillsDesenvolvimento da linguagemEducação em ciênciasEnsino por investigaçãoLanguage developmentScience educationInquiry-based learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de anual de “Estágio”, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base uma abordagem prática das ciências, com vista a promover não só a aprendizagem científicas, mas também a fomentar o uso e o desenvolvimento de competências de linguagem das crianças. Neste sentido, o projeto tem como objetivos gerais: promover, em contexto de interação social, a exploração de atividades práticas de Ciências da Natureza, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º CEB; compreender os contributos da exploração das atividades práticas de Ciências para o uso e desenvolvimento da linguagem das crianças. O projeto desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, onde cada ciclo interativo de planificação, ação, observação e reflexão, correspondeu à exploração de uma atividade de ciências. Foram exploradas 9 atividades de ciências com um grupo de crianças do pré-escolar (N=24), e desenvolvidas 5 aulas com uma turma do 1º ano de escolaridade (N=22). As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária que, em ambos os contextos, desempenhou simultaneamente o papel de investigadora e de educadora/professora. Na sequência da exploração das atividades, foram elaborados diários de atividades, onde constam descrições detalhadas e reflexões de todos os momentos relevantes, bem como da ação pedagógica. A análise dos diários conjugada com os resultados obtidos por via de outros instrumento, como fichas de avaliação individual e questionários, permitem concluir que as crianças realizaram boas aprendizagens sobre os temas de ciências explorados, e verificar que as atividades de ciências podem contribuir para o desenvolvimento de competências de linguagem.This report is the result of a pedagogical intervention project, developed within the scope of the yearly module “Internship", part of the Master’s Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. It is based on a practical approach to science, in order to promote not only scientific learning but also to foster the use and development of children's language skills. In this sense, the aims of this project are: to promote, in a context of social interaction, the exploration of practical activities in sciences, in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education; to understand the contributions of the exploration of practical science activities for the use and development of children's language. This project was developed according to an investigation-action methodology in which each interactive cycle of planning, action, observation, and reflection, corresponded to the exploration of science activity. Nine science activities were explored with a group of preschool children (N=24) and 5 lessons were developed with a class from the 1st year (N=22). The activities were planned and explored by the intern student who, in both contexts, played simultaneously the role of researcher and educator/teacher. Following the exploration of the activities, activity journals were made, containing detailed descriptions and reflections of all relevant moments, as well as of the pedagogical action. The analysis of the diaries combined with the results obtained through other instruments, such as individual evaluation sheets and questionnaires, allows us to conclude that the children did learn well about the science themes explored, and that science activities can contribute to the development of language skills.Varela, PauloUniversidade do MinhoRodrigues, Joana Isabel Baptista2022-03-102022-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78631por203004779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:31.354324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
Contributions of learning sciences for the development of language skills
title Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
spellingShingle Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
Rodrigues, Joana Isabel Baptista
Desenvolvimento da linguagem
Educação em ciências
Ensino por investigação
Language development
Science education
Inquiry-based learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
title_full Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
title_fullStr Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
title_full_unstemmed Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
title_sort Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
author Rodrigues, Joana Isabel Baptista
author_facet Rodrigues, Joana Isabel Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Isabel Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem
Educação em ciências
Ensino por investigação
Language development
Science education
Inquiry-based learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento da linguagem
Educação em ciências
Ensino por investigação
Language development
Science education
Inquiry-based learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10
2022-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78631
url https://hdl.handle.net/1822/78631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203004779
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133090778447872