Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78631 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_23ec9d3ebdfaad76b75f4ef610731127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagemContributions of learning sciences for the development of language skillsDesenvolvimento da linguagemEducação em ciênciasEnsino por investigaçãoLanguage developmentScience educationInquiry-based learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de anual de “Estágio”, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base uma abordagem prática das ciências, com vista a promover não só a aprendizagem científicas, mas também a fomentar o uso e o desenvolvimento de competências de linguagem das crianças. Neste sentido, o projeto tem como objetivos gerais: promover, em contexto de interação social, a exploração de atividades práticas de Ciências da Natureza, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º CEB; compreender os contributos da exploração das atividades práticas de Ciências para o uso e desenvolvimento da linguagem das crianças. O projeto desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação, onde cada ciclo interativo de planificação, ação, observação e reflexão, correspondeu à exploração de uma atividade de ciências. Foram exploradas 9 atividades de ciências com um grupo de crianças do pré-escolar (N=24), e desenvolvidas 5 aulas com uma turma do 1º ano de escolaridade (N=22). As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária que, em ambos os contextos, desempenhou simultaneamente o papel de investigadora e de educadora/professora. Na sequência da exploração das atividades, foram elaborados diários de atividades, onde constam descrições detalhadas e reflexões de todos os momentos relevantes, bem como da ação pedagógica. A análise dos diários conjugada com os resultados obtidos por via de outros instrumento, como fichas de avaliação individual e questionários, permitem concluir que as crianças realizaram boas aprendizagens sobre os temas de ciências explorados, e verificar que as atividades de ciências podem contribuir para o desenvolvimento de competências de linguagem.This report is the result of a pedagogical intervention project, developed within the scope of the yearly module “Internship", part of the Master’s Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. It is based on a practical approach to science, in order to promote not only scientific learning but also to foster the use and development of children's language skills. In this sense, the aims of this project are: to promote, in a context of social interaction, the exploration of practical activities in sciences, in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education; to understand the contributions of the exploration of practical science activities for the use and development of children's language. This project was developed according to an investigation-action methodology in which each interactive cycle of planning, action, observation, and reflection, corresponded to the exploration of science activity. Nine science activities were explored with a group of preschool children (N=24) and 5 lessons were developed with a class from the 1st year (N=22). The activities were planned and explored by the intern student who, in both contexts, played simultaneously the role of researcher and educator/teacher. Following the exploration of the activities, activity journals were made, containing detailed descriptions and reflections of all relevant moments, as well as of the pedagogical action. The analysis of the diaries combined with the results obtained through other instruments, such as individual evaluation sheets and questionnaires, allows us to conclude that the children did learn well about the science themes explored, and that science activities can contribute to the development of language skills.Varela, PauloUniversidade do MinhoRodrigues, Joana Isabel Baptista2022-03-102022-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78631por203004779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:31.354324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem Contributions of learning sciences for the development of language skills |
title |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
spellingShingle |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem Rodrigues, Joana Isabel Baptista Desenvolvimento da linguagem Educação em ciências Ensino por investigação Language development Science education Inquiry-based learning Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
title_full |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
title_fullStr |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
title_full_unstemmed |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
title_sort |
Contributos da aprendizagem das Ciências da Natureza para o desenvolvimento de competências de linguagem |
author |
Rodrigues, Joana Isabel Baptista |
author_facet |
Rodrigues, Joana Isabel Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Varela, Paulo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joana Isabel Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da linguagem Educação em ciências Ensino por investigação Language development Science education Inquiry-based learning Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenvolvimento da linguagem Educação em ciências Ensino por investigação Language development Science education Inquiry-based learning Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-10 2022-03-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78631 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203004779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133090778447872 |