A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kudigueba, André Nicolau
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13375
Resumo: Este trabalho resulta de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração de Lisboa. Visou analisar a problemática da educação da criança angolana, visto que a maior parte se encontra fora do sistema educacional, por falta de escolas, de documentos para serem inscritas nas escolas, por viverem em famílias desestruturadas, sendo, por vezes, obrigadas a exercer funções de venda ambulante para a sua sobrevivência e como contributo para o sustento familiar. O estudo foca-se na província de Luanda particularmente na escola no município de Belas. Para a fundamentação teórica e contextualização dos dados deste estudo e construção de uma base científica sobre o assunto, foram abordados vários autores, que de alguma forma já se debruçaram sobre o mesmo tema. Foi assim conduzido um estudo qualitativo em Angola, com depoimentos dos professores e encarregados de educação, que participaram por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das poucas condições para a escolarização, crianças, pais e professores estão trabalhando para melhorar essas condições e fazer com que a educação do Município de Belas/Luanda dê resposta adequada a todos.
id RCAP_23fbe63836b2de375824298a7a9c32e9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, LuandaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOCRIANÇASLEGISLAÇÃOEDUCATIONCHILDRENLEGISLATIONBELASANGOLAEste trabalho resulta de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração de Lisboa. Visou analisar a problemática da educação da criança angolana, visto que a maior parte se encontra fora do sistema educacional, por falta de escolas, de documentos para serem inscritas nas escolas, por viverem em famílias desestruturadas, sendo, por vezes, obrigadas a exercer funções de venda ambulante para a sua sobrevivência e como contributo para o sustento familiar. O estudo foca-se na província de Luanda particularmente na escola no município de Belas. Para a fundamentação teórica e contextualização dos dados deste estudo e construção de uma base científica sobre o assunto, foram abordados vários autores, que de alguma forma já se debruçaram sobre o mesmo tema. Foi assim conduzido um estudo qualitativo em Angola, com depoimentos dos professores e encarregados de educação, que participaram por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das poucas condições para a escolarização, crianças, pais e professores estão trabalhando para melhorar essas condições e fazer com que a educação do Município de Belas/Luanda dê resposta adequada a todos.This work is the result of a study carried out within the scope of the master´s degree in educational sciences at the Lusophone University of Humanities and Technologies, Faculty of Humanities and Technologies, Faculty of Social Sciences; Education and Administration of Lisbon aimed to analyze the problem of the education of Angolan children, since most of them are outside the educational system due to lack of documents to be enrolled in schools by a dysfunctional family. Many of them work as street vendors for their survival and contribution to family support. the study focuses on the school in the municipality of Bela for the theoretical foundation and contextualization of a scientific base on the subject, several authors were approached that somehow already addressed the same topic. was thus conducting a qualitative study in Angola, with teachers and guardians who participated through simi-structured interviews. Which were later transcribed and analyzed. The interview technique was used to collect data. Analysis allowed us to conclude that, despite the few conditions for schooling, children, parents, and teachers are working to improve these conditions and make education of the municipality of Bela Luanda with an adequate response to all.2022-12-27T15:53:22Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13375TID:203109813porKudigueba, André Nicolauinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:07.024682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
title A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
spellingShingle A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
Kudigueba, André Nicolau
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CRIANÇAS
LEGISLAÇÃO
EDUCATION
CHILDREN
LEGISLATION
BELAS
ANGOLA
title_short A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
title_full A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
title_fullStr A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
title_full_unstemmed A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
title_sort A educação da criança angolana : da legislação às perceções de pais e professores de uma escola do município de Belas, Luanda
author Kudigueba, André Nicolau
author_facet Kudigueba, André Nicolau
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kudigueba, André Nicolau
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CRIANÇAS
LEGISLAÇÃO
EDUCATION
CHILDREN
LEGISLATION
BELAS
ANGOLA
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CRIANÇAS
LEGISLAÇÃO
EDUCATION
CHILDREN
LEGISLATION
BELAS
ANGOLA
description Este trabalho resulta de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração de Lisboa. Visou analisar a problemática da educação da criança angolana, visto que a maior parte se encontra fora do sistema educacional, por falta de escolas, de documentos para serem inscritas nas escolas, por viverem em famílias desestruturadas, sendo, por vezes, obrigadas a exercer funções de venda ambulante para a sua sobrevivência e como contributo para o sustento familiar. O estudo foca-se na província de Luanda particularmente na escola no município de Belas. Para a fundamentação teórica e contextualização dos dados deste estudo e construção de uma base científica sobre o assunto, foram abordados vários autores, que de alguma forma já se debruçaram sobre o mesmo tema. Foi assim conduzido um estudo qualitativo em Angola, com depoimentos dos professores e encarregados de educação, que participaram por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das poucas condições para a escolarização, crianças, pais e professores estão trabalhando para melhorar essas condições e fazer com que a educação do Município de Belas/Luanda dê resposta adequada a todos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27T15:53:22Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13375
TID:203109813
url http://hdl.handle.net/10437/13375
identifier_str_mv TID:203109813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131238398689280