Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58581 |
Resumo: | O presente relatório descreve as atividades e as experiências desenvolvidas no âmbito da iniciação à prática profissional, inserida no contexto da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino da Geografia, da Universidade de Lisboa. As atividades letivas descritas e analisadas no presente relatório foram desenvolvidas na disciplina de Geografia A com os alunos da turma 9 do 11.º ano de escolaridade, relativa ao curso de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária Vergílio Ferreira. No que diz respeito à unidade didática a lecionar, esta incide no tema 4 - ‘‘A população como se movimenta e como comunica’’, onde estão inseridos os subtemas ‘‘A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes’’ e ‘‘A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais’’. De acordo com a experiência didática pretendida, as atividades a desenvolver em sala de aula terão como orientação a seguinte questão de partida: Como poderá, o ensino da Geografia, contribuir para o entendimento da temática do Desenvolvimento Sustentável, através do estudo das Redes de Transporte e Telecomunicações? Como estratégias de ensino e aprendizagem, foram utilizadas o Jogo de Papéis e o Trabalho de Grupo, com a orientação da abordagem com perspetiva na Sustentabilidade, permitindo aos alunos a aquisição de competências como a reflexão, a argumentação e a tolerância, desenvolvendo capacidade de raciocínio e de expressão oral bem como a aquisição de competências geográficas relacionadas com a pesquisa, a organização de dados e representação gráfica através da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A experiência pedagógico-didática permitiu aos alunos desenvolver competências que lhes serão úteis na sua formação e na sua vida, ao promover uma mudança de mentalidade, transmitindo-se deveres e responsabilidades cívicas relacionadas com a Sustentabilidade e o desenvolvimento de tecnologias novas e mais limpas, de forma que adotem estas mudanças facilmente. |
id |
RCAP_241f3b255bfb146080f53bc50c6d3405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/58581 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridadeGeografiaTransportesTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)SustentabilidadeJogo de PapéisTrabalho de GrupoGeografiaEnsinoO presente relatório descreve as atividades e as experiências desenvolvidas no âmbito da iniciação à prática profissional, inserida no contexto da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino da Geografia, da Universidade de Lisboa. As atividades letivas descritas e analisadas no presente relatório foram desenvolvidas na disciplina de Geografia A com os alunos da turma 9 do 11.º ano de escolaridade, relativa ao curso de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária Vergílio Ferreira. No que diz respeito à unidade didática a lecionar, esta incide no tema 4 - ‘‘A população como se movimenta e como comunica’’, onde estão inseridos os subtemas ‘‘A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes’’ e ‘‘A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais’’. De acordo com a experiência didática pretendida, as atividades a desenvolver em sala de aula terão como orientação a seguinte questão de partida: Como poderá, o ensino da Geografia, contribuir para o entendimento da temática do Desenvolvimento Sustentável, através do estudo das Redes de Transporte e Telecomunicações? Como estratégias de ensino e aprendizagem, foram utilizadas o Jogo de Papéis e o Trabalho de Grupo, com a orientação da abordagem com perspetiva na Sustentabilidade, permitindo aos alunos a aquisição de competências como a reflexão, a argumentação e a tolerância, desenvolvendo capacidade de raciocínio e de expressão oral bem como a aquisição de competências geográficas relacionadas com a pesquisa, a organização de dados e representação gráfica através da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A experiência pedagógico-didática permitiu aos alunos desenvolver competências que lhes serão úteis na sua formação e na sua vida, ao promover uma mudança de mentalidade, transmitindo-se deveres e responsabilidades cívicas relacionadas com a Sustentabilidade e o desenvolvimento de tecnologias novas e mais limpas, de forma que adotem estas mudanças facilmente.This report describes the activities and experiences developed within the scope of initiation to professional practice, within the context of the curricular unit of Initiation to Professional Practice III, of the Master's in Geography Teaching, at the University of Lisbon. The teaching activities described and analysed in this report were developed in the discipline of Geography A with students from class 9 of the 11th year of schooling, related to the Languages and Humanities course, at Escola Secundária Vergílio Ferreira. Regarding the didactic unit to be taught, it focuses on theme 4 - ''The population as it moves and how it communicates'', which includes the subthemes ''The diversity of transport modes and the spatial inequality of networks'' and ''The telecommunications revolution and its impact on inter-territorial relations''. According to the intended didactic experience, the activities to be developed in the classroom will be guided by the following starting question: How can the teaching of Geography contribute to the understanding of the theme of Sustainable Development, through the study of Transport Networks and Telecommunications? As teaching and learning strategies, Role Play and Group Work were used, with the orientation of the approach with a perspective on Sustainability, allowing students to acquire skills such as reflection, argumentation and tolerance, developing reasoning skills and oral expression as well as the acquisition of geographical skills related to research, data organization and graphic representation through the use of Information and Communication Technologies (ICT). The pedagogical-didactic experience allowed students to develop skills that will be useful in their training and in their lives, by promoting a change of mentality, transmitting civic duties and responsibilities related to Sustainability and the development of new and cleaner technologies, so that they adopt these changes easily.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoRepositório da Universidade de LisboaSousa, Adriana Maria Pires de2023-07-12T13:33:47Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58581TID:203329228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:48.449786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
title |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade Sousa, Adriana Maria Pires de Geografia Transportes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Sustentabilidade Jogo de Papéis Trabalho de Grupo Geografia Ensino |
title_short |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
title_full |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
title_sort |
Redes de Transporte, Telecomunicações e Sustentabilidade: Uma experiência didática na disciplina de Geografia do 11º ano de escolaridade |
author |
Sousa, Adriana Maria Pires de |
author_facet |
Sousa, Adriana Maria Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Adriana Maria Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Transportes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Sustentabilidade Jogo de Papéis Trabalho de Grupo Geografia Ensino |
topic |
Geografia Transportes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Sustentabilidade Jogo de Papéis Trabalho de Grupo Geografia Ensino |
description |
O presente relatório descreve as atividades e as experiências desenvolvidas no âmbito da iniciação à prática profissional, inserida no contexto da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino da Geografia, da Universidade de Lisboa. As atividades letivas descritas e analisadas no presente relatório foram desenvolvidas na disciplina de Geografia A com os alunos da turma 9 do 11.º ano de escolaridade, relativa ao curso de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária Vergílio Ferreira. No que diz respeito à unidade didática a lecionar, esta incide no tema 4 - ‘‘A população como se movimenta e como comunica’’, onde estão inseridos os subtemas ‘‘A diversidade dos modos de transporte e a desigualdade espacial das redes’’ e ‘‘A revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações interterritoriais’’. De acordo com a experiência didática pretendida, as atividades a desenvolver em sala de aula terão como orientação a seguinte questão de partida: Como poderá, o ensino da Geografia, contribuir para o entendimento da temática do Desenvolvimento Sustentável, através do estudo das Redes de Transporte e Telecomunicações? Como estratégias de ensino e aprendizagem, foram utilizadas o Jogo de Papéis e o Trabalho de Grupo, com a orientação da abordagem com perspetiva na Sustentabilidade, permitindo aos alunos a aquisição de competências como a reflexão, a argumentação e a tolerância, desenvolvendo capacidade de raciocínio e de expressão oral bem como a aquisição de competências geográficas relacionadas com a pesquisa, a organização de dados e representação gráfica através da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A experiência pedagógico-didática permitiu aos alunos desenvolver competências que lhes serão úteis na sua formação e na sua vida, ao promover uma mudança de mentalidade, transmitindo-se deveres e responsabilidades cívicas relacionadas com a Sustentabilidade e o desenvolvimento de tecnologias novas e mais limpas, de forma que adotem estas mudanças facilmente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12T13:33:47Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/58581 TID:203329228 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/58581 |
identifier_str_mv |
TID:203329228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134643601014784 |