Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44823 |
Resumo: | A Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se como uma das experiências profissionais, mais próximas do contexto real do que irá ser a carreira enquanto docente. O presente Relatório de Estágio visa abordar, de uma forma reflexiva e crítica, todo o processo de prática de ensino supervisionada (planeamento e condução de ensino, desporto escolar e direção de turma), realizado no ano letivo de 2021/2022 no Colégio Marista de Carcavelos, com as turmas do 9º A e 12º F, bem como evidenciar o contexto escolar em que o estágio decorreu, através de uma síntese das experiências vivenciadas ao longo deste percurso que favoreceram imensamente a perspetiva enquanto profissional da área. Este documento contempla quatro partes fundamentais: a primeira, onde se realiza a contextualização da prática desenvolvida, em que se encontram as condições iniciais em que o estágio se desenvolveu; a segunda onde se realiza uma reflexão aprofundada e fundamentada sobre a prática desenvolvida; a terceira onde se aborda e analisa aspetos como o projeto educativo da escola, reflectindo-se sobre as experiências vivenciadas nas áreas do desporto escolar, na direção de turma, e por último, a quarta parte, que recai no aprofundamento do tema-problema, que consiste num trabalho de investigação desenvolvido no Colégio Marista de Carcavelos e que se denomina “Os Jogos Cooperativos como Instrumento de Inclusão e Favorecimento das Relações Interpessoais na Educação Física Escolar.” |
id |
RCAP_242b828abf518bc6de1bcbbd17db3dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44823 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoaisEstágio pedagógicoEducação físicaJogos cooperativosRelações interpessoaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se como uma das experiências profissionais, mais próximas do contexto real do que irá ser a carreira enquanto docente. O presente Relatório de Estágio visa abordar, de uma forma reflexiva e crítica, todo o processo de prática de ensino supervisionada (planeamento e condução de ensino, desporto escolar e direção de turma), realizado no ano letivo de 2021/2022 no Colégio Marista de Carcavelos, com as turmas do 9º A e 12º F, bem como evidenciar o contexto escolar em que o estágio decorreu, através de uma síntese das experiências vivenciadas ao longo deste percurso que favoreceram imensamente a perspetiva enquanto profissional da área. Este documento contempla quatro partes fundamentais: a primeira, onde se realiza a contextualização da prática desenvolvida, em que se encontram as condições iniciais em que o estágio se desenvolveu; a segunda onde se realiza uma reflexão aprofundada e fundamentada sobre a prática desenvolvida; a terceira onde se aborda e analisa aspetos como o projeto educativo da escola, reflectindo-se sobre as experiências vivenciadas nas áreas do desporto escolar, na direção de turma, e por último, a quarta parte, que recai no aprofundamento do tema-problema, que consiste num trabalho de investigação desenvolvido no Colégio Marista de Carcavelos e que se denomina “Os Jogos Cooperativos como Instrumento de Inclusão e Favorecimento das Relações Interpessoais na Educação Física Escolar.”Santos, AlexandraRepositório ComumSantos, Gonçalo2023-05-18T11:46:09Z2023-03-082023-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44823TID:203294270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.786065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
title |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
spellingShingle |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais Santos, Gonçalo Estágio pedagógico Educação física Jogos cooperativos Relações interpessoais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
title_full |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
title_fullStr |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
title_full_unstemmed |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
title_sort |
Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoais |
author |
Santos, Gonçalo |
author_facet |
Santos, Gonçalo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Alexandra Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gonçalo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Jogos cooperativos Relações interpessoais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Jogos cooperativos Relações interpessoais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se como uma das experiências profissionais, mais próximas do contexto real do que irá ser a carreira enquanto docente. O presente Relatório de Estágio visa abordar, de uma forma reflexiva e crítica, todo o processo de prática de ensino supervisionada (planeamento e condução de ensino, desporto escolar e direção de turma), realizado no ano letivo de 2021/2022 no Colégio Marista de Carcavelos, com as turmas do 9º A e 12º F, bem como evidenciar o contexto escolar em que o estágio decorreu, através de uma síntese das experiências vivenciadas ao longo deste percurso que favoreceram imensamente a perspetiva enquanto profissional da área. Este documento contempla quatro partes fundamentais: a primeira, onde se realiza a contextualização da prática desenvolvida, em que se encontram as condições iniciais em que o estágio se desenvolveu; a segunda onde se realiza uma reflexão aprofundada e fundamentada sobre a prática desenvolvida; a terceira onde se aborda e analisa aspetos como o projeto educativo da escola, reflectindo-se sobre as experiências vivenciadas nas áreas do desporto escolar, na direção de turma, e por último, a quarta parte, que recai no aprofundamento do tema-problema, que consiste num trabalho de investigação desenvolvido no Colégio Marista de Carcavelos e que se denomina “Os Jogos Cooperativos como Instrumento de Inclusão e Favorecimento das Relações Interpessoais na Educação Física Escolar.” |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T11:46:09Z 2023-03-08 2023-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44823 TID:203294270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44823 |
identifier_str_mv |
TID:203294270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918755745792 |