Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Miguel Martins Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31752
Resumo: O papel do marketing dentro do contexto desportivo tem-se tornado cada vez mais relevante, especialmente na era digital. Com o intuito de tornar a prática desportiva cada vez mais rentável, os clubes desportivos têm reunido esforços para transformar toda a atenção mediática dedicada ao desporto em fontes de projeção de patrocinadores e desenvolver relações benéficas com os respetivos fãs. Numa altura em que as redes sociais ocupam um lugar incontornável no panorama digital, importa conhecer quais as práticas que podem prender a atenção de possíveis consumidores e seguidores de determinado clube, e de que forma a implementação adequada de estratégias de marketing de conteúdo podem ser relevantes no impacto mediático de um clube no panorama global do desporto. Nesse sentido, o objetivo principal do estágio realizado no Clube Desportivo das Aves é de adquirir competências de copywriting e colaborar com o clube em iniciativas associáveis ao marketing de conteúdo. A experiência adquirida durante o estágio permitiu, porém, ultrapassar este objetivo e ganhar uma perceção de todo o tipo de dinâmicas presentes no quotidiano de um clube profissional de futebol, do ponto de vista comunicacional. A importância de atualização constante da informação nos diferentes meios de comunicação, de forma a aproveitar tendências mediáticas, a estipulação de objetivos claros em iniciativas de marketing como campanhas promocionais e a fomentação de uma relação saudável com os adeptos do clube são algumas das conclusões a destacar.
id RCAP_243936d05fa639e594909e894594d976
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das AvesMarketing desportivoMarketing de conteúdoConsumidor do desporto (fã)PatrocínioClubes desportivosComunicaçãoRedes sociaisO papel do marketing dentro do contexto desportivo tem-se tornado cada vez mais relevante, especialmente na era digital. Com o intuito de tornar a prática desportiva cada vez mais rentável, os clubes desportivos têm reunido esforços para transformar toda a atenção mediática dedicada ao desporto em fontes de projeção de patrocinadores e desenvolver relações benéficas com os respetivos fãs. Numa altura em que as redes sociais ocupam um lugar incontornável no panorama digital, importa conhecer quais as práticas que podem prender a atenção de possíveis consumidores e seguidores de determinado clube, e de que forma a implementação adequada de estratégias de marketing de conteúdo podem ser relevantes no impacto mediático de um clube no panorama global do desporto. Nesse sentido, o objetivo principal do estágio realizado no Clube Desportivo das Aves é de adquirir competências de copywriting e colaborar com o clube em iniciativas associáveis ao marketing de conteúdo. A experiência adquirida durante o estágio permitiu, porém, ultrapassar este objetivo e ganhar uma perceção de todo o tipo de dinâmicas presentes no quotidiano de um clube profissional de futebol, do ponto de vista comunicacional. A importância de atualização constante da informação nos diferentes meios de comunicação, de forma a aproveitar tendências mediáticas, a estipulação de objetivos claros em iniciativas de marketing como campanhas promocionais e a fomentação de uma relação saudável com os adeptos do clube são algumas das conclusões a destacar.The role of marketing within the sports context has become increasingly relevant, especially in the digital age. In order to make sports practice more and more profitable, sports clubs have joined forces to transform all the media attention dedicated to sport into sources of projection for sponsors and to develop beneficial relationships with their fans. At a time when social networks occupy an unavoidable place in the digital landscape, it is important to know which practices can hold the attention of potential consumers and followers of a certain club, and how appropriate content marketing implementations can be relevant to the media impact of a club in the global sport landscape. In this sense, the main objective of the internship at Clube Desportivo das Aves was to acquire copywriting skills and collaborate with the club in initiatives associated with content marketing. The experience acquired during the internship allowed, however, to overcome this objective and gain a perception of all types of dynamics present in the daily life of a professional football club, from a communicational point of view. The importance of constant updating, in order to take advantage of media trends, the stipulation of clear objectives in marketing initiatives such as promotional campaigns and the promotion of a healthy relationship with the club's supporters are some of the conclusions to highlight.2021-07-30T14:19:18Z2020-12-17T00:00:00Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31752porSilva, Pedro Miguel Martins Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:19Zoai:ria.ua.pt:10773/31752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:34.657462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
title Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
spellingShingle Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
Silva, Pedro Miguel Martins Pereira da
Marketing desportivo
Marketing de conteúdo
Consumidor do desporto (fã)
Patrocínio
Clubes desportivos
Comunicação
Redes sociais
title_short Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
title_full Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
title_fullStr Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
title_full_unstemmed Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
title_sort Marketing de conteúdo no contexto desportivo: o caso do Clube Desportivo das Aves
author Silva, Pedro Miguel Martins Pereira da
author_facet Silva, Pedro Miguel Martins Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Miguel Martins Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing desportivo
Marketing de conteúdo
Consumidor do desporto (fã)
Patrocínio
Clubes desportivos
Comunicação
Redes sociais
topic Marketing desportivo
Marketing de conteúdo
Consumidor do desporto (fã)
Patrocínio
Clubes desportivos
Comunicação
Redes sociais
description O papel do marketing dentro do contexto desportivo tem-se tornado cada vez mais relevante, especialmente na era digital. Com o intuito de tornar a prática desportiva cada vez mais rentável, os clubes desportivos têm reunido esforços para transformar toda a atenção mediática dedicada ao desporto em fontes de projeção de patrocinadores e desenvolver relações benéficas com os respetivos fãs. Numa altura em que as redes sociais ocupam um lugar incontornável no panorama digital, importa conhecer quais as práticas que podem prender a atenção de possíveis consumidores e seguidores de determinado clube, e de que forma a implementação adequada de estratégias de marketing de conteúdo podem ser relevantes no impacto mediático de um clube no panorama global do desporto. Nesse sentido, o objetivo principal do estágio realizado no Clube Desportivo das Aves é de adquirir competências de copywriting e colaborar com o clube em iniciativas associáveis ao marketing de conteúdo. A experiência adquirida durante o estágio permitiu, porém, ultrapassar este objetivo e ganhar uma perceção de todo o tipo de dinâmicas presentes no quotidiano de um clube profissional de futebol, do ponto de vista comunicacional. A importância de atualização constante da informação nos diferentes meios de comunicação, de forma a aproveitar tendências mediáticas, a estipulação de objetivos claros em iniciativas de marketing como campanhas promocionais e a fomentação de uma relação saudável com os adeptos do clube são algumas das conclusões a destacar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T00:00:00Z
2020-12-17
2021-07-30T14:19:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31752
url http://hdl.handle.net/10773/31752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690903379968