Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3104 |
Resumo: | O comportamento do consumidor nomeadamente no público infantil ganha cada vez maior importância para os clubes desportivos ao longo dos tempos, pois tem características muito próprias e ao ser usado da melhor maneira faz com que os clubes angariem, retenham e fidelizem mais adeptos. Assim partindo da temática relacionada com o comportamento do consumidor infantil, esta investigação teve com objectivo principal estudar os processos de criação da preferência dos clubes desportivos nas crianças. Para isso, partindo das questões de investigação geradas pela revisão de literatura, realizou-se um estudo que contemplou indivíduos que possuem preferências clubísticas, com base em inquéritos por questionário. Os resultados mostram como é essencial para os clubes desportivos portugueses, perceber quais os processos que levam as crianças a desenvolverem preferências clubísticas, dando respostas que permitem perceber quem são os seus principais influenciadores e qual o seu papel, em que fase do ciclo de vida é formada esta preferência e a relação dos aspectos demográficos como região, sexo, classe social, assim como factores a ter em conta nas preferências clubísticas. Mostram ainda que relativamente á evolução da sociedade e às mudanças que esta origina, os clubes desportivos portugueses beneficiarão se estiverem atentos e preparados para alterações na forma de comunicar e de criar valor para satisfazerem e cativarem potenciais adeptos. Espera-se que os resultados deste estudo vão de encontro ao objectivos proposto que consiste em estudar os processos de criação de preferências dos clubes desportivos nas crianças, visualizando também o futuro dos clubes portugueses no que diz respeito a importantes evoluções, nomeadamente, progressos sociais, culturais e também tecnológicos. |
id |
RCAP_fb5120fe7731989d88b2ef36b034da23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas criançasMarketing - Comportamento do consumidorMarketing - Clubes desportivosO comportamento do consumidor nomeadamente no público infantil ganha cada vez maior importância para os clubes desportivos ao longo dos tempos, pois tem características muito próprias e ao ser usado da melhor maneira faz com que os clubes angariem, retenham e fidelizem mais adeptos. Assim partindo da temática relacionada com o comportamento do consumidor infantil, esta investigação teve com objectivo principal estudar os processos de criação da preferência dos clubes desportivos nas crianças. Para isso, partindo das questões de investigação geradas pela revisão de literatura, realizou-se um estudo que contemplou indivíduos que possuem preferências clubísticas, com base em inquéritos por questionário. Os resultados mostram como é essencial para os clubes desportivos portugueses, perceber quais os processos que levam as crianças a desenvolverem preferências clubísticas, dando respostas que permitem perceber quem são os seus principais influenciadores e qual o seu papel, em que fase do ciclo de vida é formada esta preferência e a relação dos aspectos demográficos como região, sexo, classe social, assim como factores a ter em conta nas preferências clubísticas. Mostram ainda que relativamente á evolução da sociedade e às mudanças que esta origina, os clubes desportivos portugueses beneficiarão se estiverem atentos e preparados para alterações na forma de comunicar e de criar valor para satisfazerem e cativarem potenciais adeptos. Espera-se que os resultados deste estudo vão de encontro ao objectivos proposto que consiste em estudar os processos de criação de preferências dos clubes desportivos nas crianças, visualizando também o futuro dos clubes portugueses no que diz respeito a importantes evoluções, nomeadamente, progressos sociais, culturais e também tecnológicos.Duarte, Paulo Alexandre de OliveirauBibliorumJana, Daniel Fernando Marques Lopes2015-02-26T14:39:49Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:37.156452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
title |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
spellingShingle |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças Jana, Daniel Fernando Marques Lopes Marketing - Comportamento do consumidor Marketing - Clubes desportivos |
title_short |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
title_full |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
title_fullStr |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
title_full_unstemmed |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
title_sort |
Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças |
author |
Jana, Daniel Fernando Marques Lopes |
author_facet |
Jana, Daniel Fernando Marques Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jana, Daniel Fernando Marques Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing - Comportamento do consumidor Marketing - Clubes desportivos |
topic |
Marketing - Comportamento do consumidor Marketing - Clubes desportivos |
description |
O comportamento do consumidor nomeadamente no público infantil ganha cada vez maior importância para os clubes desportivos ao longo dos tempos, pois tem características muito próprias e ao ser usado da melhor maneira faz com que os clubes angariem, retenham e fidelizem mais adeptos. Assim partindo da temática relacionada com o comportamento do consumidor infantil, esta investigação teve com objectivo principal estudar os processos de criação da preferência dos clubes desportivos nas crianças. Para isso, partindo das questões de investigação geradas pela revisão de literatura, realizou-se um estudo que contemplou indivíduos que possuem preferências clubísticas, com base em inquéritos por questionário. Os resultados mostram como é essencial para os clubes desportivos portugueses, perceber quais os processos que levam as crianças a desenvolverem preferências clubísticas, dando respostas que permitem perceber quem são os seus principais influenciadores e qual o seu papel, em que fase do ciclo de vida é formada esta preferência e a relação dos aspectos demográficos como região, sexo, classe social, assim como factores a ter em conta nas preferências clubísticas. Mostram ainda que relativamente á evolução da sociedade e às mudanças que esta origina, os clubes desportivos portugueses beneficiarão se estiverem atentos e preparados para alterações na forma de comunicar e de criar valor para satisfazerem e cativarem potenciais adeptos. Espera-se que os resultados deste estudo vão de encontro ao objectivos proposto que consiste em estudar os processos de criação de preferências dos clubes desportivos nas crianças, visualizando também o futuro dos clubes portugueses no que diz respeito a importantes evoluções, nomeadamente, progressos sociais, culturais e também tecnológicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-10 2012-01-01T00:00:00Z 2015-02-26T14:39:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3104 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136343318593536 |