A influência do treino mental no ensino da percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, João António Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11879
Resumo: O trabalho que se apresenta, encontra-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. O primeiro capítulo é composto pela apresentação do Conservatório de Música do Porto e da sua oferta educativa, local onde realizei a componente de Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é constituído pela observação, planificação e reflexão dessa mesma prática. No terceiro e último capítulo apresenta-se o meu Projeto de Investigação “A influência do Treino Mental no ensino da Percussão”. Segundo Magill (1998), o conceito de Treino Mental “procura influenciar os pensamentos e as representações mentais das pessoas, com o objetivo de melhorar alguma ação em específico, no que diz respeito às aprendizagens motoras e psicomotoras”. De acordo com este autor, “o Treino Mental pode potenciar as respostas referentes a uma tarefa sem a pressão que acompanha o desempenho motor, para além de ser muito benéfico na consolidação das estratégias e na correção de erros nas etapas finais da aprendizagem.” Através da metodologia de investigação-ação, procedeu-se a um estudo de âmbito qualitativo e quantitativo, analisando os dados de um inquérito aos alunos de ensino básico e secundário. Os resultados da investigação demonstram que a tarefa proposta conseguiu demonstrar a relevância do conceito de “Treino Mental” aplicado ao ensino da Percussão.
id RCAP_243a064fb9088e472d78d0f5fb08994b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do treino mental no ensino da percussãoTreino mentalEnsinoPercussãoInvestigação-açãoMental trainingTeachingPercussionAction-researchO trabalho que se apresenta, encontra-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. O primeiro capítulo é composto pela apresentação do Conservatório de Música do Porto e da sua oferta educativa, local onde realizei a componente de Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é constituído pela observação, planificação e reflexão dessa mesma prática. No terceiro e último capítulo apresenta-se o meu Projeto de Investigação “A influência do Treino Mental no ensino da Percussão”. Segundo Magill (1998), o conceito de Treino Mental “procura influenciar os pensamentos e as representações mentais das pessoas, com o objetivo de melhorar alguma ação em específico, no que diz respeito às aprendizagens motoras e psicomotoras”. De acordo com este autor, “o Treino Mental pode potenciar as respostas referentes a uma tarefa sem a pressão que acompanha o desempenho motor, para além de ser muito benéfico na consolidação das estratégias e na correção de erros nas etapas finais da aprendizagem.” Através da metodologia de investigação-ação, procedeu-se a um estudo de âmbito qualitativo e quantitativo, analisando os dados de um inquérito aos alunos de ensino básico e secundário. Os resultados da investigação demonstram que a tarefa proposta conseguiu demonstrar a relevância do conceito de “Treino Mental” aplicado ao ensino da Percussão.The work presented is a partial requirement to obtain a Master's Degree in Music Teaching. The first chapter consists of the presentation of the Oporto Conservatory of Music and its educational offer, where I performed the Supervised Teaching Practice component. The second chapter consists of the observation, planning and reflection of this same practice. In the third and final chapter I present my research project "The influence of Mental Training on Percussion Pedagogy”. According to Magill (1998), the concept of Mental Training, "seeks to influence the thoughts and mental representations of people, with the aim of improving some specific action, in regard to motor and psychomotor learning". According to this author, "Mental Training can enhance the responses to a task without the pressure that accompanies motor performance, as well as being very beneficial in consolidating strategies and correcting errors in the final stages of learning." Through the action-research methodology, a qualitative and quantitative study was carried out, analyzing data from a survey of primary and high school students. The results of the research demonstrate that the proposed task was able to demonstrate the relevance of the concept of "Mental Training" applied to the teaching of Percussion.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daSilva, Maria IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNovais, João António Vieira2018-09-04T17:02:40Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11879TID:201962942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.047550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do treino mental no ensino da percussão
title A influência do treino mental no ensino da percussão
spellingShingle A influência do treino mental no ensino da percussão
Novais, João António Vieira
Treino mental
Ensino
Percussão
Investigação-ação
Mental training
Teaching
Percussion
Action-research
title_short A influência do treino mental no ensino da percussão
title_full A influência do treino mental no ensino da percussão
title_fullStr A influência do treino mental no ensino da percussão
title_full_unstemmed A influência do treino mental no ensino da percussão
title_sort A influência do treino mental no ensino da percussão
author Novais, João António Vieira
author_facet Novais, João António Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Silva, Maria Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, João António Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Treino mental
Ensino
Percussão
Investigação-ação
Mental training
Teaching
Percussion
Action-research
topic Treino mental
Ensino
Percussão
Investigação-ação
Mental training
Teaching
Percussion
Action-research
description O trabalho que se apresenta, encontra-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música. O primeiro capítulo é composto pela apresentação do Conservatório de Música do Porto e da sua oferta educativa, local onde realizei a componente de Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é constituído pela observação, planificação e reflexão dessa mesma prática. No terceiro e último capítulo apresenta-se o meu Projeto de Investigação “A influência do Treino Mental no ensino da Percussão”. Segundo Magill (1998), o conceito de Treino Mental “procura influenciar os pensamentos e as representações mentais das pessoas, com o objetivo de melhorar alguma ação em específico, no que diz respeito às aprendizagens motoras e psicomotoras”. De acordo com este autor, “o Treino Mental pode potenciar as respostas referentes a uma tarefa sem a pressão que acompanha o desempenho motor, para além de ser muito benéfico na consolidação das estratégias e na correção de erros nas etapas finais da aprendizagem.” Através da metodologia de investigação-ação, procedeu-se a um estudo de âmbito qualitativo e quantitativo, analisando os dados de um inquérito aos alunos de ensino básico e secundário. Os resultados da investigação demonstram que a tarefa proposta conseguiu demonstrar a relevância do conceito de “Treino Mental” aplicado ao ensino da Percussão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04T17:02:40Z
2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11879
TID:201962942
url http://hdl.handle.net/10400.22/11879
identifier_str_mv TID:201962942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473413931008