Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Francisco Gomes Pereira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10435
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_243b6ba23f3f8359719f1e1335bc8117
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé PortugalInovaçãoLançamento de Novos ProdutosMercado AlimentarPlano de MarketingGuidelineNestléInnovationLaunch New ProductsFood MarketMarketing PlanMestrado em Ciências EmpresariaisO trabalho de projeto aqui apresentado tem como objetivo criar um output final, neste caso um plano de marketing, que sirva de guideline para futuros lançamentos de novos produtos. Apesar de existirem vários autores a abordar a temática de inovação e lançamento de novos produtos, existe uma lacuna no que concerne à ligação deste tema com o planeamento e definição de estratégias de Marketing que suportem a fase mais crucial do ciclo de vida do produto, o lançamento para o mercado. Este projeto conjuga a vertente teórica com a vertente prática, ao apresentar um plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca MAGGI da Nestlé Portugal. O tipo de estudo aqui apresentado baseia-se em dados qualitativos com uma abordagem essencialmente descritiva. A metodologia utilizada foi a recolha e análise de dados primários e secundários bem como através de observação participativa proveniente do estágio desenvolvido na Nestlé Portugal. Este projeto pretende apresentar estratégias e ações de marketing que permitam aumentar a taxa de sucesso no lançamento de novos produtos alimentares para o mercado. Neste projeto em concreto, as estratégias e ações de marketing apresentadas no plano de marketing foram delineadas para permitir uma eficaz introdução do produto no mercado, com uma vasta distribuição geográfica, mantendo a imagem de confiança e qualidade já associada à marca MAGGI. Estas estratégias, com principal foco na comunicação e promoção, permitirão criar vantagens competitivas, aumentar vendas e quota de mercado da marca.This study aims at providing a final output, in the form of a marketing plan, to serve as guideline for future launch of new products. Although there are several authors addressing the innovation and launch of new products theme, there is still a gap regarding the connection of this theme with the planning and definition of marketing strategies that support the most crucial stage of the product life cycle: launching the product into the market. This project combines theoretical aspects with a practical side, as it presents a marketing plan for the launch of a new product for the brand MAGGI, part of Nestlé Portugal. Nestlé is a company of worldwide reference in the food, health and wellbeing markets. "Good Food, Good Life" is the positioning that reflects its concerns with nutrition, health and wellbeing, being values that guide the company's business strategy. The main objective of the company is to improve the life quality of its customers every day and everywhere, providing them with healthy and quality food. This project aims to provide strategies and marketing actions that allow the increase of success rates in launching new food products into the market. In this specific project, the strategies and marketing actions presented in the marketing plan, were outlined to enable an effective product introduction in the market, with a vast geographical distribution, maintaining the trustworthy and quality image that are already linked to the MAGGI brand.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaMadeira, Francisco Gomes Pereira da Silva2016-05-01T00:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10435porMadeira, Francisco Gomes Pereira da Silva (2015). "Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:54.134070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
title Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
spellingShingle Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
Madeira, Francisco Gomes Pereira da Silva
Inovação
Lançamento de Novos Produtos
Mercado Alimentar
Plano de Marketing
Guideline
Nestlé
Innovation
Launch New Products
Food Market
Marketing Plan
title_short Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
title_full Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
title_fullStr Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
title_full_unstemmed Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
title_sort Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal
author Madeira, Francisco Gomes Pereira da Silva
author_facet Madeira, Francisco Gomes Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Francisco Gomes Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Lançamento de Novos Produtos
Mercado Alimentar
Plano de Marketing
Guideline
Nestlé
Innovation
Launch New Products
Food Market
Marketing Plan
topic Inovação
Lançamento de Novos Produtos
Mercado Alimentar
Plano de Marketing
Guideline
Nestlé
Innovation
Launch New Products
Food Market
Marketing Plan
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-01T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10435
url http://hdl.handle.net/10400.5/10435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Madeira, Francisco Gomes Pereira da Silva (2015). "Inovação e lançamento de novos produtos no mercado alimentar : plano de marketing para o lançamento de um novo produto da marca Maggi da Nestlé Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051731189760