As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477 |
Resumo: | UID/SOC/04647/2013 |
id |
RCAP_244427bb9e4c76d20b96255fe44d9820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/21065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público portuguêsPortuguese public school students' representations of citizenship educationSocialização políticaEstudantes do ensino médioEducação para a cidadaniaReconhecimentopolitical socializationhigh school studentseducation for citizenshiprecognitionUID/SOC/04647/2013Tendo como pano de fundo um ambiente fortemente marcado pela incerteza, particularmente no que se refere às condições de evolução do projeto político moderno de construção de uma sociedade democrática, com as suas promessas não totalmente cumpridas, o Estado português tem delegado na escola pública a tarefa de socializar politicamente os jovens, nomeadamente, criando uma área curricular de Educação para a Cidadania no ensino básico e no ensino médio. No âmbito de um projeto de pesquisa sobre a socialização política dos estudantes do ensino médio público português, procurou-se saber quais as representações da educação para a cidadania mobilizadas pelos mesmos. A pesquisa qualitativa abrangeu 4 escolas geograficamente contrastantes e com uma morfologia social muito diversa, nas quais foram realizadas entrevistas a pares de estudantes a frequentar o último ano de escolaridade do ensino médio, no total de 90. Através de uma análise temática de conteúdo, verificou-se que os resultados observados informam-nos sobre a existência de uma pluralidade de representações mobilizadas pelos estudantes correspondentes a diferentes modalidades de reconhecimento de si e dos outros. O objetivo deste texto visa precisamente apresentar uma topologia tipológica destas modalidades de reconhecimento, as quais contém o distinto significado atribuído à cidadania pelos estudantes e se constituem como uma rede plural de caminhos de realização da mesma. Against the backdrop of an environment strongly marked by uncertainty, particularly as regards the conditions for the evolution of modern political project of building a democratic society, with its unfulfi lled promises, the Portuguese State has delegated to the public school the task of politically socializing young people, creating to this a curriculum area of Citizenship Education in primary and secondary education. As part of a research project on the political socialization of students from Portuguese public high schools, we sought to know what are the representations of the citizenship education mobilized by the same students. The qualitative research comprised four geographically contrasting schools with a very diverse social morphology in which interviews were conducted to pairs of students attending the last grade of high school, totaling 90. Through a content thematic analysis, it was found that the observed results reveal us the existence of a plurality of representations mobilized by the students, corresponding to different modes of recognition of self and others. This text aims precisely to present a typological topology of these modalities of recognition, which contains the distinct meaning attributed by the students to citizenship and are constituted as a plural network of paths embodiment thereof.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNCaetano, Pedro Jorge da Costa2017-05-30T14:10:26Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article33application/pdfhttp://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477por1516-9375PURE: 2347827http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:07:18Zoai:run.unl.pt:10362/21065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:37.160323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português Portuguese public school students' representations of citizenship education |
title |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português |
spellingShingle |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português Caetano, Pedro Jorge da Costa Socialização política Estudantes do ensino médio Educação para a cidadania Reconhecimento political socialization high school students education for citizenship recognition |
title_short |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português |
title_full |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português |
title_fullStr |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português |
title_full_unstemmed |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português |
title_sort |
As representações da educação para a cidadania dos estudantes do ensino médio público português |
author |
Caetano, Pedro Jorge da Costa |
author_facet |
Caetano, Pedro Jorge da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Pedro Jorge da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização política Estudantes do ensino médio Educação para a cidadania Reconhecimento political socialization high school students education for citizenship recognition |
topic |
Socialização política Estudantes do ensino médio Educação para a cidadania Reconhecimento political socialization high school students education for citizenship recognition |
description |
UID/SOC/04647/2013 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-05-30T14:10:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477 |
url |
http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1516-9375 PURE: 2347827 http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php/espacoegeografia/article/view/477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
33 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137896204075008 |