Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marilce da Costa Campos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues, Machado, Daniela Dotto, Santos, Jane Borges de Oliveira, Onofre, Márcia Regina, Monteiro, Maria Iolanda, Santos, Terence Peixoto dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3407
Resumo: Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.
id RCAP_2448b2b4bde63eb012c7e5c2d6043554
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervençãoArtigosEste artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3407por1646-2335Rodrigues, Marilce da Costa CamposReali, Aline Maria de Medeiros RodriguesMachado, Daniela DottoSantos, Jane Borges de OliveiraOnofre, Márcia ReginaMonteiro, Maria IolandaSantos, Terence Peixoto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:45.193202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
title Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
spellingShingle Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
Rodrigues, Marilce da Costa Campos
Artigos
title_short Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
title_full Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
title_fullStr Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
title_full_unstemmed Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
title_sort Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
author Rodrigues, Marilce da Costa Campos
author_facet Rodrigues, Marilce da Costa Campos
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Machado, Daniela Dotto
Santos, Jane Borges de Oliveira
Onofre, Márcia Regina
Monteiro, Maria Iolanda
Santos, Terence Peixoto dos
author_role author
author2 Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Machado, Daniela Dotto
Santos, Jane Borges de Oliveira
Onofre, Márcia Regina
Monteiro, Maria Iolanda
Santos, Terence Peixoto dos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marilce da Costa Campos
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Machado, Daniela Dotto
Santos, Jane Borges de Oliveira
Onofre, Márcia Regina
Monteiro, Maria Iolanda
Santos, Terence Peixoto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.3407
url https://doi.org/10.25755/int.3407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948708597760