Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.3407 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola. |
id |
RCAP_2448b2b4bde63eb012c7e5c2d6043554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervençãoArtigosEste artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3407por1646-2335Rodrigues, Marilce da Costa CamposReali, Aline Maria de Medeiros RodriguesMachado, Daniela DottoSantos, Jane Borges de OliveiraOnofre, Márcia ReginaMonteiro, Maria IolandaSantos, Terence Peixoto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:45.193202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
title |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
spellingShingle |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção Rodrigues, Marilce da Costa Campos Artigos |
title_short |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
title_full |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
title_fullStr |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
title_full_unstemmed |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
title_sort |
Interação universidade-escola: reflexões sobre a trajetória de uma pesquisa-intervenção |
author |
Rodrigues, Marilce da Costa Campos |
author_facet |
Rodrigues, Marilce da Costa Campos Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Machado, Daniela Dotto Santos, Jane Borges de Oliveira Onofre, Márcia Regina Monteiro, Maria Iolanda Santos, Terence Peixoto dos |
author_role |
author |
author2 |
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Machado, Daniela Dotto Santos, Jane Borges de Oliveira Onofre, Márcia Regina Monteiro, Maria Iolanda Santos, Terence Peixoto dos |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marilce da Costa Campos Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Machado, Daniela Dotto Santos, Jane Borges de Oliveira Onofre, Márcia Regina Monteiro, Maria Iolanda Santos, Terence Peixoto dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem o propósito de apresentar reflexões iniciais sobre a pesquisa‑intervenção: “Indicadores de desenvolvimento profissional de docentes que atuam nos anos iniciais (1.º, 2.º e 3.º anos) do Ensino Fundamental”. A investigação objetiva, por meio da internet, construir e avaliar indicadores de desenvolvimento profissional (ou parâmetros de referência) com esses professores e, simultaneamente, auxiliá-los a reconstruir sua base de conhecimentos para o ensino. A intervenção toma como base um modelo de interação de pesquisadores da universidade e professores da escola denominado construtivo-colaborativo. Como ferramenta investigativa está sendo utilizada narrativa das professoras participantes do projeto. Uma análise preliminar dos processos vivenciados aponta que a vivência em um grupo de pesquisa colaborativo emerge como uma significativa ferramenta formativa para os participantes da universidade e da escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.3407 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.3407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948708597760 |