Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandra Maria Ventura de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37553
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar o papel de dois Coordenadores de Estabelecimentos (CE) de dimensões diversas, as suas funções, as perceções que os demais intervenientes têm das suas ações e por último, de que forma estas ações promovem a inclusão e a equidade nas escolas. A experiência profissional nesta área foi o mote para a escolha deste estudo, sendo questões que suscitam o interesse pessoal. Este estudo, agora em fase de conclusão, procura responder à questão de partida: “Que importância pode ter o papel do Coordenador de Estabelecimento na gestão de uma organização escolar, propiciando a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia, inclusão e equidade?” A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, aos dois CE e ao Diretor do Agrupamento selecionado e através de questionários, realizados online, ao Pessoal Docente e Não Docente, bem como a Pais e Encarregados de Educação. Numa fase seguinte, os dados foram alvo de uma análise de conteúdo, realizada com base numa matriz categorial. A criação de Agrupamentos de Escolas conduziu à necessidade da existência de CE, que in loco representasse a direção nesses estabelecimentos e coordenasse a ação nas escolas, conseguindo motivar toda a comunidade para se atingir determinados objetivos, que hoje em dia não passam só por obter sucesso escolar dos alunos, mas também por garantir que a escola, enquanto instituição seja um local que propicie a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia e equidade. O cargo de CE, consoante as características do estabelecimento em questão, pode exigir diferentes formas de atuação, de liderança e de gestão.
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