Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37553 |
Resumo: | Este estudo tem como principal objetivo analisar o papel de dois Coordenadores de Estabelecimentos (CE) de dimensões diversas, as suas funções, as perceções que os demais intervenientes têm das suas ações e por último, de que forma estas ações promovem a inclusão e a equidade nas escolas. A experiência profissional nesta área foi o mote para a escolha deste estudo, sendo questões que suscitam o interesse pessoal. Este estudo, agora em fase de conclusão, procura responder à questão de partida: “Que importância pode ter o papel do Coordenador de Estabelecimento na gestão de uma organização escolar, propiciando a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia, inclusão e equidade?” A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, aos dois CE e ao Diretor do Agrupamento selecionado e através de questionários, realizados online, ao Pessoal Docente e Não Docente, bem como a Pais e Encarregados de Educação. Numa fase seguinte, os dados foram alvo de uma análise de conteúdo, realizada com base numa matriz categorial. A criação de Agrupamentos de Escolas conduziu à necessidade da existência de CE, que in loco representasse a direção nesses estabelecimentos e coordenasse a ação nas escolas, conseguindo motivar toda a comunidade para se atingir determinados objetivos, que hoje em dia não passam só por obter sucesso escolar dos alunos, mas também por garantir que a escola, enquanto instituição seja um local que propicie a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia e equidade. O cargo de CE, consoante as características do estabelecimento em questão, pode exigir diferentes formas de atuação, de liderança e de gestão. |
id |
RCAP_7284d1830511f5e7bff7147b0aee4b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de casoCoordenação de EstabelecimentoGestão EscolarLiderança intermédiaEquidade e inclusãoSchool CoordinationSchool managementMiddle stage leadershipEquity and inclusionEste estudo tem como principal objetivo analisar o papel de dois Coordenadores de Estabelecimentos (CE) de dimensões diversas, as suas funções, as perceções que os demais intervenientes têm das suas ações e por último, de que forma estas ações promovem a inclusão e a equidade nas escolas. A experiência profissional nesta área foi o mote para a escolha deste estudo, sendo questões que suscitam o interesse pessoal. Este estudo, agora em fase de conclusão, procura responder à questão de partida: “Que importância pode ter o papel do Coordenador de Estabelecimento na gestão de uma organização escolar, propiciando a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia, inclusão e equidade?” A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, aos dois CE e ao Diretor do Agrupamento selecionado e através de questionários, realizados online, ao Pessoal Docente e Não Docente, bem como a Pais e Encarregados de Educação. Numa fase seguinte, os dados foram alvo de uma análise de conteúdo, realizada com base numa matriz categorial. A criação de Agrupamentos de Escolas conduziu à necessidade da existência de CE, que in loco representasse a direção nesses estabelecimentos e coordenasse a ação nas escolas, conseguindo motivar toda a comunidade para se atingir determinados objetivos, que hoje em dia não passam só por obter sucesso escolar dos alunos, mas também por garantir que a escola, enquanto instituição seja um local que propicie a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia e equidade. O cargo de CE, consoante as características do estabelecimento em questão, pode exigir diferentes formas de atuação, de liderança e de gestão.This study’s main goal is to analyze the role of two Coordinators (CE) of School Institutions of different dimensions, their job functions, the perceptions that the other stakeholders have of their actions and, finally, the way these actions promote inclusion and equity at schools. Professional experience in this field lead to the choice of this subject since these issues is a part of personal interests. This study, now at the conclusion stage, seek to answer the question: “What relevance can achieve the role of the Institution Coordinator in the management of the school, providing changes and social leveling, ensuring an education on the grounds of democracy, inclusion and equity values?” The research methodology was the Case Study. The data were obtained by semi structured interviews to the two CE and to the School Groups Principal chosen and by on line questionnaires to teaching and non teaching staff, as well as parents and education sponsors. The next stage was the content analysis of the data collected, performed on the grounds of a categorial matrix. The creation of School Groups lead to the need of CE, who could represent the Direction at those schools and coordinate them, in order to motivate the whole community to achieve the established goals, which nowadays are not only the students ́ academic success, but also the ensuring that this institution be a place of change promotion, as well as of social leveling on the grounds of democracy, inclusion and equity values. The CE office, depending on the characteristics of institution at stake, could require different forms of acting, of leadership and management.Bucha, AgostinhoRepositório ComumSousa, Sandra Maria Ventura de2021-09-23T14:02:41Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37553TID:202367258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:49.331630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
title |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
spellingShingle |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso Sousa, Sandra Maria Ventura de Coordenação de Estabelecimento Gestão Escolar Liderança intermédia Equidade e inclusão School Coordination School management Middle stage leadership Equity and inclusion |
title_short |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
title_full |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
title_fullStr |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
title_sort |
Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de caso |
author |
Sousa, Sandra Maria Ventura de |
author_facet |
Sousa, Sandra Maria Ventura de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bucha, Agostinho Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sandra Maria Ventura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação de Estabelecimento Gestão Escolar Liderança intermédia Equidade e inclusão School Coordination School management Middle stage leadership Equity and inclusion |
topic |
Coordenação de Estabelecimento Gestão Escolar Liderança intermédia Equidade e inclusão School Coordination School management Middle stage leadership Equity and inclusion |
description |
Este estudo tem como principal objetivo analisar o papel de dois Coordenadores de Estabelecimentos (CE) de dimensões diversas, as suas funções, as perceções que os demais intervenientes têm das suas ações e por último, de que forma estas ações promovem a inclusão e a equidade nas escolas. A experiência profissional nesta área foi o mote para a escolha deste estudo, sendo questões que suscitam o interesse pessoal. Este estudo, agora em fase de conclusão, procura responder à questão de partida: “Que importância pode ter o papel do Coordenador de Estabelecimento na gestão de uma organização escolar, propiciando a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia, inclusão e equidade?” A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, aos dois CE e ao Diretor do Agrupamento selecionado e através de questionários, realizados online, ao Pessoal Docente e Não Docente, bem como a Pais e Encarregados de Educação. Numa fase seguinte, os dados foram alvo de uma análise de conteúdo, realizada com base numa matriz categorial. A criação de Agrupamentos de Escolas conduziu à necessidade da existência de CE, que in loco representasse a direção nesses estabelecimentos e coordenasse a ação nas escolas, conseguindo motivar toda a comunidade para se atingir determinados objetivos, que hoje em dia não passam só por obter sucesso escolar dos alunos, mas também por garantir que a escola, enquanto instituição seja um local que propicie a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia e equidade. O cargo de CE, consoante as características do estabelecimento em questão, pode exigir diferentes formas de atuação, de liderança e de gestão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2021-09-23T14:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37553 TID:202367258 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37553 |
identifier_str_mv |
TID:202367258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135388344778752 |