Aprendizagem das ciências e alunos de currículo específico individual: as TIC e a visita de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Sandra Sofia Neves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12290
Resumo: Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de março e abril de 2013, onde se procurou promover a aprendizagem das ciências com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) de currículo específico individual (CEI). Os principais objetivos da investigação desenvolvida foram: diagnosticar as competências dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), selecionados para o estudo ao nível da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); analisar, compreender e aferir quais as estratégias de ensino utilizadas com os participantes do estudo, durante o seu percurso escolar, ao nível das ciências naturais; e desenvolver uma estratégia de ensino, adaptada às especificidades de alunos com necessidades educativas especiais de currículo específico individual, centrada na visita de estudo, com recurso às TIC, com vista à aprendizagem da temática as plantas. Nesta investigação, a estratégia implementada para promover a aprendizagem das ciências no público-alvo foi a visita de estudo. Os dois alunos, envolvidos no estudo, estavam integrados numa unidade de apoio especializado a alunos com multideficiência, tendo a professora de Educação Especial também profissionalizada em ensino de Biologia e Geologia assumido o papel de investigadora. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas: inquérito por entrevista, observação direta participante e análise documental. Para proceder ao seu tratamento fez-se a análise de conteúdo para os dados qualitativos e análise descritiva para os dados quantitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso verificámos que a implementação de atividades com recurso às TIC em contextos não formais associados ao ensino formal se tornam adequadas ao processo de aprendizagem das ciências e promovem a melhoria e o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos no estudo.
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