Aprendizagem das ciências e alunos de currículo específico individual: as TIC e a visita de estudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12290 |
Resumo: | Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de março e abril de 2013, onde se procurou promover a aprendizagem das ciências com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) de currículo específico individual (CEI). Os principais objetivos da investigação desenvolvida foram: diagnosticar as competências dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), selecionados para o estudo ao nível da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); analisar, compreender e aferir quais as estratégias de ensino utilizadas com os participantes do estudo, durante o seu percurso escolar, ao nível das ciências naturais; e desenvolver uma estratégia de ensino, adaptada às especificidades de alunos com necessidades educativas especiais de currículo específico individual, centrada na visita de estudo, com recurso às TIC, com vista à aprendizagem da temática as plantas. Nesta investigação, a estratégia implementada para promover a aprendizagem das ciências no público-alvo foi a visita de estudo. Os dois alunos, envolvidos no estudo, estavam integrados numa unidade de apoio especializado a alunos com multideficiência, tendo a professora de Educação Especial também profissionalizada em ensino de Biologia e Geologia assumido o papel de investigadora. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas: inquérito por entrevista, observação direta participante e análise documental. Para proceder ao seu tratamento fez-se a análise de conteúdo para os dados qualitativos e análise descritiva para os dados quantitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso verificámos que a implementação de atividades com recurso às TIC em contextos não formais associados ao ensino formal se tornam adequadas ao processo de aprendizagem das ciências e promovem a melhoria e o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos no estudo. |
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Aprendizagem das ciências e alunos de currículo específico individual: as TIC e a visita de estudoDidáctica das ciênciasEnsino das ciênciasFormação de professores - Ensino básico 3º cicloFormação de professores - Ensino secundárioEducação especialNecessidades educativas especiais - Desenvolvimento dos currículosTecnologia da comunicaçãoNesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de março e abril de 2013, onde se procurou promover a aprendizagem das ciências com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) de currículo específico individual (CEI). Os principais objetivos da investigação desenvolvida foram: diagnosticar as competências dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), selecionados para o estudo ao nível da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); analisar, compreender e aferir quais as estratégias de ensino utilizadas com os participantes do estudo, durante o seu percurso escolar, ao nível das ciências naturais; e desenvolver uma estratégia de ensino, adaptada às especificidades de alunos com necessidades educativas especiais de currículo específico individual, centrada na visita de estudo, com recurso às TIC, com vista à aprendizagem da temática as plantas. Nesta investigação, a estratégia implementada para promover a aprendizagem das ciências no público-alvo foi a visita de estudo. Os dois alunos, envolvidos no estudo, estavam integrados numa unidade de apoio especializado a alunos com multideficiência, tendo a professora de Educação Especial também profissionalizada em ensino de Biologia e Geologia assumido o papel de investigadora. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas: inquérito por entrevista, observação direta participante e análise documental. Para proceder ao seu tratamento fez-se a análise de conteúdo para os dados qualitativos e análise descritiva para os dados quantitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso verificámos que a implementação de atividades com recurso às TIC em contextos não formais associados ao ensino formal se tornam adequadas ao processo de aprendizagem das ciências e promovem a melhoria e o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos no estudo.In this thesis we analyze a case study, carried out between the months of March and April of 2013, which sought to promote science learning with students with special educational needs ( SEN ) curriculum specific individual ( CIS ). The main objectives of the research were developed: diagnosing skills of students with special educational needs ( SEN ), selected for the study in terms of the use of information and communication technologies ( ICT ), to analyze, understand and assess which teaching strategies used with study participants during their school careers, the level of the natural sciences, and to develop a teaching strategy, tailored to the specific needs of students with special educational curriculum specific individual, focused on study visit, using ICT, with a view to learning the subject plants. In this research, the strategy implemented to promote the learning of science in the audience was the field trip. The two students involved in the study were part of a unit specialized support for students with multiple disabilities, and Professor of Special Education also professionalized teaching in Biology and Geology assumed the role of researcher. Data were collected through various techniques: interview survey, direct participant observation and document analysis. To process it became content analysis for qualitative data and descriptive analysis for quantitative data. With the development of this case study found that the implementation of activities using ICT in non-formal to formal education associated become appropriate to the learning process of science and promote the improvement and development of the biopsychosocial students involved in the study.Universidade de Aveiro2014-05-21T14:22:07Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12290TID:201592673porSimões, Sandra Sofia Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:22Zoai:ria.ua.pt:10773/12290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:31.199732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de março e abril de 2013, onde se procurou promover a aprendizagem das ciências com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) de currículo específico individual (CEI). Os principais objetivos da investigação desenvolvida foram: diagnosticar as competências dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), selecionados para o estudo ao nível da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC); analisar, compreender e aferir quais as estratégias de ensino utilizadas com os participantes do estudo, durante o seu percurso escolar, ao nível das ciências naturais; e desenvolver uma estratégia de ensino, adaptada às especificidades de alunos com necessidades educativas especiais de currículo específico individual, centrada na visita de estudo, com recurso às TIC, com vista à aprendizagem da temática as plantas. Nesta investigação, a estratégia implementada para promover a aprendizagem das ciências no público-alvo foi a visita de estudo. Os dois alunos, envolvidos no estudo, estavam integrados numa unidade de apoio especializado a alunos com multideficiência, tendo a professora de Educação Especial também profissionalizada em ensino de Biologia e Geologia assumido o papel de investigadora. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas: inquérito por entrevista, observação direta participante e análise documental. Para proceder ao seu tratamento fez-se a análise de conteúdo para os dados qualitativos e análise descritiva para os dados quantitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso verificámos que a implementação de atividades com recurso às TIC em contextos não formais associados ao ensino formal se tornam adequadas ao processo de aprendizagem das ciências e promovem a melhoria e o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos no estudo. |
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