Relatório de estágio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Maria Edite dos Santos Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1264
Resumo: Este relatório pretende, para além, da indispensável análise da preparação teórica e da subsequente aplicação prática da unidade de trabalho proposta, também introduzir um elemento de análise científica na componente lectiva. O trabalho do professor deve ir muito além da simples preparação teórica e posterior aplicação prática. O professor deve também inovar e adaptar-se cientificamente aos alunos através da experimentação de novos métodos de ensino, seja por meio da alteração das estratégias de ensino para determinado tipo de alunos, seja através da alteração dos meios e materiais que utiliza para ensinar. Esta veia científica do professor deve, no entanto, manter-se sempre dentro dos limites do programa de ensino proposto e não pode perder o seu foco e o seu objectivo último, o de transmitir o conhecimento. Isto não significa que não possa inovar e fazer experiências novas com os seus alunos não só para os conseguir motivar, ensinar e enriquecer, mas também para alcançar novos métodos que poderão depois ser aplicados e refinados de modo a obter melhores resultados no futuro. O trabalho será dedicado à Unidade de Trabalho - Forma. Serão abordadas a “Situação problemática”, a “Reflexão teórica”, o “Desenvolvimento das actividades”, os “Condicionantes” e a “Avaliação” dos conteúdos programados nesta unidade. Para o efeito, recorreu-se à planificação da unidade didáctica, aos planos de aulas assistidas, às fichas de trabalho e aos PowerPoints utilizados na apresentação da matéria. De igual modo também foram utilizados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e as estratégias de ensino/aprendizagem, a respectiva avaliação dos trabalhos, textos e livros publicados, colocando ao serviço deste estudo um conjunto de informações das mais diversas proveniências. Os conhecimentos teóricos e as sugestões científicas adquiridas no 1.º e 2.º Semestre do primeiro ano de Mestrado, foram fundamentais para chegar a muitas das conclusões práticas do estágio pedagógico. Neste sentido, e como se pretende não só formar futuros professores, mas também permitir que esses “apliquem as aprendizagens realizadas durante a formação básica” serão partilhados no decorrer deste relatório alguns conhecimentos e competências adquiridas na formação do Estágio Pedagógico. Este relatório pretende igualmente ser um testemunho do que foram nove meses de trabalho intensivo e compensadores com a Turma C do 7.º Ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras - Covilhã.
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Esta veia científica do professor deve, no entanto, manter-se sempre dentro dos limites do programa de ensino proposto e não pode perder o seu foco e o seu objectivo último, o de transmitir o conhecimento. Isto não significa que não possa inovar e fazer experiências novas com os seus alunos não só para os conseguir motivar, ensinar e enriquecer, mas também para alcançar novos métodos que poderão depois ser aplicados e refinados de modo a obter melhores resultados no futuro. O trabalho será dedicado à Unidade de Trabalho - Forma. Serão abordadas a “Situação problemática”, a “Reflexão teórica”, o “Desenvolvimento das actividades”, os “Condicionantes” e a “Avaliação” dos conteúdos programados nesta unidade. Para o efeito, recorreu-se à planificação da unidade didáctica, aos planos de aulas assistidas, às fichas de trabalho e aos PowerPoints utilizados na apresentação da matéria. De igual modo também foram utilizados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e as estratégias de ensino/aprendizagem, a respectiva avaliação dos trabalhos, textos e livros publicados, colocando ao serviço deste estudo um conjunto de informações das mais diversas proveniências. Os conhecimentos teóricos e as sugestões científicas adquiridas no 1.º e 2.º Semestre do primeiro ano de Mestrado, foram fundamentais para chegar a muitas das conclusões práticas do estágio pedagógico. Neste sentido, e como se pretende não só formar futuros professores, mas também permitir que esses “apliquem as aprendizagens realizadas durante a formação básica” serão partilhados no decorrer deste relatório alguns conhecimentos e competências adquiridas na formação do Estágio Pedagógico. Este relatório pretende igualmente ser um testemunho do que foram nove meses de trabalho intensivo e compensadores com a Turma C do 7.º Ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras - Covilhã.This report intents, besides the indispensable analysis of the theoretical preparation and the subsequent practical application of the proposed didactical unit, to accomplish also an element of scientific analysis in the teaching method. The work of the teacher should go far beyond the simple theoretical preparation followed by the application of the methods in the practical work. Teachers must also innovate and adapt themselves scientifically to their students through the experimentation of new teaching methods, be it through changes in teaching strategies for certain kind of students, or through changes of the means and the materials used to support teaching practice. This scientific tendency of the teacher must, however, be held within the boundaries of the proposed teaching program in order not to loose its focus and final goal: transmitting knowledge. This does not, however, mean that the teacher should not innovate and try new experiences with his students not only to motivate, teach and enrich their knowledge, but also to achieve new teaching methods that can be applied and refined in order to obtain better results in the future. This essay will be dedicated to the didactical unit of The Form. The “Problematic situation”, the “Theoretical reflection”, the “Development of the activities”, the “Constraints” and the “Assessment” of the programmed contents of this pedagogical unit are all fundamental items that will be thoroughly analysed. For this purpose also the planning and preparation of the didactical unit, the plans for the assisted lessons, the working cards and the PowerPoint files used during the lessons were used. Other items used were the work developed by the students, the strategies of teaching/learning, the assessment of the work done by the students, published texts and books. All this material and information of several origins was necessary to support this essay. The theoretical knowledge and the scientific suggestions acquired in the first and second semester of the master's degree, were essential to obtain most of the practical conclusions of the pedagogical internship. Since the intention is not only to graduate future teachers, but also to create the foundations for them to “apply the acquired knowledge from the basic education”, some of the knowledge and competences acquired during the pedagogical internship will be shared in this report. This report also intends to be a testimony of nine month of intensive but very enriching work with class C of the 7th year at the Basic and Secondary School Quinta das Palmeiras in Covilhã, Portugal.Universidade da Beira InteriorTomás, António Rebelo DelgadouBibliorumAntónio, Maria Edite dos Santos Silva2013-07-24T14:40:45Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:08.652982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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