Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, João Henrique Jarimba
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4058
Resumo: O relatório de estágio consuma-se numa componente de avaliação realizada no âmbito do estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este engloba todas as atividades e práticas desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Deste modo, o relatório permite analisar e refletir sobre as problemáticas vivenciadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo encarado como um espaço de consciencialização para a complexidade da prática pedagógica. Neste sentido, com o propósito de apresentar de forma clara e precisa o trabalho desenvolvido, o presente relatório expressa o conjunto de atividades associadas ao estágio pedagógico, nomeadamente (i) a prática letiva, (ii) as ações de integração no meio escolar, (iii) as ações de natureza científico-pedagógica e (iv) as atividades de intervenção na comunidade escolar. O estágio assumiu um caráter integral na formação de professores estagiários, dada a diversidade de atividades solicitadas no exercício da prática pedagógica e a articulação entre as mesmas. Todas as atividades possibilitaram o confronto com vivências educativas e permitiram elevar as capacidades dos futuros docentes de Educação Física, numa lógica de aprendizagem recíproca entre professores e alunos. Assim sendo, podemos salientar a importância do estágio para o desenvolvimento profissional através da aquisição de competências ao nível do planeamento, da tomada de decisão e da seleção dos meios e métodos mais adequados para o contexto de ensino, bem como do domínio de diferentes instrumentos e metodologias de intervenção. Posto isto, as transformações resultantes da prática pedagógica em contexto de estágio possibilitaram a formação de indivíduos preparados para responderem às exigências inerentes à educação, refletindo constantemente sobre as formas de atuação para formar o Homem que pretendemos.
id RCAP_24aa0a2d1ddbdfeb52fe37111213e5ee
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEducação físicaEstágio pedagógicoProcesso de ensino-aprendizagemProfessorAlunosPhysical educationPedagogical internshipTeaching-learning processTeacherStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio consuma-se numa componente de avaliação realizada no âmbito do estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este engloba todas as atividades e práticas desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Deste modo, o relatório permite analisar e refletir sobre as problemáticas vivenciadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo encarado como um espaço de consciencialização para a complexidade da prática pedagógica. Neste sentido, com o propósito de apresentar de forma clara e precisa o trabalho desenvolvido, o presente relatório expressa o conjunto de atividades associadas ao estágio pedagógico, nomeadamente (i) a prática letiva, (ii) as ações de integração no meio escolar, (iii) as ações de natureza científico-pedagógica e (iv) as atividades de intervenção na comunidade escolar. O estágio assumiu um caráter integral na formação de professores estagiários, dada a diversidade de atividades solicitadas no exercício da prática pedagógica e a articulação entre as mesmas. Todas as atividades possibilitaram o confronto com vivências educativas e permitiram elevar as capacidades dos futuros docentes de Educação Física, numa lógica de aprendizagem recíproca entre professores e alunos. Assim sendo, podemos salientar a importância do estágio para o desenvolvimento profissional através da aquisição de competências ao nível do planeamento, da tomada de decisão e da seleção dos meios e métodos mais adequados para o contexto de ensino, bem como do domínio de diferentes instrumentos e metodologias de intervenção. Posto isto, as transformações resultantes da prática pedagógica em contexto de estágio possibilitaram a formação de indivíduos preparados para responderem às exigências inerentes à educação, refletindo constantemente sobre as formas de atuação para formar o Homem que pretendemos.The internship report is consummated in an evaluation component carried out within the pedagogical internship, inserted in the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Madeira. This encompasses all the activities and practices developed in the Gonçalves Zarco Elementary and Secondary School. Thus, the report allows analyzing and reflecting on the problems experienced throughout the teaching-learning process, being seen as a space of awareness for the complexity of pedagogical practice. In this sense, with the purpose of presenting clearly and accurately the work developed, this report expresses the set of activities associated with the pedagogical internship, namely (i) the teaching practice, (ii) the integration actions in the school environment, (iii) the actions of a scientific-pedagogical nature and (iv) the intervention activities in the school community. The internship assumed an integral character in the training of trainee teachers, given the diversity of activities requested in the exercise of pedagogical practice and the articulation between them. All activities allowed the confrontation with educational experiences and allowed to increase the capacities of future physical education teachers, in a logic of reciprocal learning between teachers and students. Therefore, we can highlight the importance of internship for professional development through the acquisition of skills in planning, decision-making and the selection of the most appropriate means and methods for the teaching context, as well as the mastery of different instruments and methodologies of intervention. Having said that, the transformations resulting from pedagogical practice in the context of internship enabled the formation of individuals prepared to respond to the demands inherent to education, constantly reflecting on the ways of acting to form the Man we want.Rodrigues, Ana José AguiarAntunes, Hélio Ricardo LourençoDigitUMaNeves, João Henrique Jarimba2022-02-08T10:06:42Z2021-12-16T00:00:00Z2021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4058202839427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:11Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:44.747123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Neves, João Henrique Jarimba
Educação física
Estágio pedagógico
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Alunos
Physical education
Pedagogical internship
Teaching-learning process
Teacher
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Neves, João Henrique Jarimba
author_facet Neves, João Henrique Jarimba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
Antunes, Hélio Ricardo Lourenço
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, João Henrique Jarimba
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Alunos
Physical education
Pedagogical internship
Teaching-learning process
Teacher
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio pedagógico
Processo de ensino-aprendizagem
Professor
Alunos
Physical education
Pedagogical internship
Teaching-learning process
Teacher
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio consuma-se numa componente de avaliação realizada no âmbito do estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este engloba todas as atividades e práticas desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Deste modo, o relatório permite analisar e refletir sobre as problemáticas vivenciadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo encarado como um espaço de consciencialização para a complexidade da prática pedagógica. Neste sentido, com o propósito de apresentar de forma clara e precisa o trabalho desenvolvido, o presente relatório expressa o conjunto de atividades associadas ao estágio pedagógico, nomeadamente (i) a prática letiva, (ii) as ações de integração no meio escolar, (iii) as ações de natureza científico-pedagógica e (iv) as atividades de intervenção na comunidade escolar. O estágio assumiu um caráter integral na formação de professores estagiários, dada a diversidade de atividades solicitadas no exercício da prática pedagógica e a articulação entre as mesmas. Todas as atividades possibilitaram o confronto com vivências educativas e permitiram elevar as capacidades dos futuros docentes de Educação Física, numa lógica de aprendizagem recíproca entre professores e alunos. Assim sendo, podemos salientar a importância do estágio para o desenvolvimento profissional através da aquisição de competências ao nível do planeamento, da tomada de decisão e da seleção dos meios e métodos mais adequados para o contexto de ensino, bem como do domínio de diferentes instrumentos e metodologias de intervenção. Posto isto, as transformações resultantes da prática pedagógica em contexto de estágio possibilitaram a formação de indivíduos preparados para responderem às exigências inerentes à educação, refletindo constantemente sobre as formas de atuação para formar o Homem que pretendemos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T00:00:00Z
2021-12-16T00:00:00Z
2022-02-08T10:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4058
202839427
url http://hdl.handle.net/10400.13/4058
identifier_str_mv 202839427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129945617727488