Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Alexandro José Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2344
Resumo: O presente Relatório surge como parte integrante do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2017/2018. Com este documento, pretende-se descrever, analisar e refletir construtivamente as experiências tidas em contexto de Estágio Pedagógico no exercício da função de professores estagiários de Educação Física. Durante a prática profissional docente, existe a necessidade de planear, operacionalizar e gerir atividades que envolvam a comunidade escolar, o que permite ao professor estagiário conhecer e consciencializar-se da complexidade inerente ao exercício da docência. Assim sendo, durante o Estágio Pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades, nomeadamente: (i) a Prática Letiva; (ii) as Ações CientíficoPedagógicas; (iii) as Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e, (iv) as Ações de Integração no Meio Escolar. As experiências no âmbito do Estágio Pedagógico possibilitaram ao professor estagiário: (i) o domínio minucioso dos conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino da Educação Física; (ii) o conhecimento detalhado dos programas da disciplina e a sua adequação à realidade contextual educativa específica; (iii) a dinamização do debate e da reflexão sobre problemáticas associadas ao processo de ensino-aprendizagem, e (iv) o desenvolvimento progressivo de competências profissionais ética, moral e deontologicamente adequadas às exigências do contexto educativo (autonomia, iniciativa, pesquisa, investigação, análise e reflexão, cooperação, relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita). Mais do que promover evoluções no professor estagiário, o Estágio Pedagógico possibilitou a formação de alunos minimamente preparados para se adaptaram às exigências de um quotidiano sucessivamente em transformação.
id RCAP_3ae11b81737b1a9c8b8176039ba591b5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestradoEstágio pedagógicoEducação físicaProfessor estagiárioAlunosProcesso de ensino-aprendizagemPedagogical stagePhysical educationTrainee professorStudentsProcess of teaching-learningEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório surge como parte integrante do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2017/2018. Com este documento, pretende-se descrever, analisar e refletir construtivamente as experiências tidas em contexto de Estágio Pedagógico no exercício da função de professores estagiários de Educação Física. Durante a prática profissional docente, existe a necessidade de planear, operacionalizar e gerir atividades que envolvam a comunidade escolar, o que permite ao professor estagiário conhecer e consciencializar-se da complexidade inerente ao exercício da docência. Assim sendo, durante o Estágio Pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades, nomeadamente: (i) a Prática Letiva; (ii) as Ações CientíficoPedagógicas; (iii) as Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e, (iv) as Ações de Integração no Meio Escolar. As experiências no âmbito do Estágio Pedagógico possibilitaram ao professor estagiário: (i) o domínio minucioso dos conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino da Educação Física; (ii) o conhecimento detalhado dos programas da disciplina e a sua adequação à realidade contextual educativa específica; (iii) a dinamização do debate e da reflexão sobre problemáticas associadas ao processo de ensino-aprendizagem, e (iv) o desenvolvimento progressivo de competências profissionais ética, moral e deontologicamente adequadas às exigências do contexto educativo (autonomia, iniciativa, pesquisa, investigação, análise e reflexão, cooperação, relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita). Mais do que promover evoluções no professor estagiário, o Estágio Pedagógico possibilitou a formação de alunos minimamente preparados para se adaptaram às exigências de um quotidiano sucessivamente em transformação.This Report is an integral part of the Pedagogical of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education conducted at the Basic and Secondary School Gonçalves Zarco in the 2017/2018 school year. With this document,we intend to describe, analyze and constructively reflect the experiences held in the context of Pedagogical Stage in the exercise of the function of Physical Education trainee teachers. During professional teaching practice, there is a need to plan, operationalize and manage activities that involve the school community, which allows the trainee teacher to know and become aware of the inherent complexity of teaching. Therefore, during the Pedagogical Stage, a set of activities were developed, in particular: (i) the Learner Practice; (ii) Scientific-Pedagogical Actions; (iii) Intervention Actions in the School Community and, (iv) Integration Actions in the School Environment. The experiences in the Pedagogical Stage enabled the trainee teacher to: (i) the detailed mastery of scientific and technical knowledge in the teaching of Physical Education; (ii) detailed knowledge of the programs of the discipline and their adaptation to the specific contextual educational reality; (iii) the dynamization of debate and reflection on problems associated with the teaching-learning process, and (iv) the progressive development of ethical, moral and deontologically appropriate professional competences to the requirements of the educational context (autonomy, initiative, research, analysis and reflection, cooperation, interpersonal relationship, oral and written communication). More than promoting evolutions in the trainee teacher, the Pedagogical Stage made possible the formation of minimally prepared students to adapt to the demands of a successively changing daily life.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaVieira, Alexandro José Gonçalves2019-04-05T13:33:30Z2019-02-28T00:00:00Z2019-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2344202211134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:07Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:07.187236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
Vieira, Alexandro José Gonçalves
Estágio pedagógico
Educação física
Professor estagiário
Alunos
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical stage
Physical education
Trainee professor
Students
Process of teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestrado
author Vieira, Alexandro José Gonçalves
author_facet Vieira, Alexandro José Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Alexandro José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Professor estagiário
Alunos
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical stage
Physical education
Trainee professor
Students
Process of teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Professor estagiário
Alunos
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical stage
Physical education
Trainee professor
Students
Process of teaching-learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório surge como parte integrante do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2017/2018. Com este documento, pretende-se descrever, analisar e refletir construtivamente as experiências tidas em contexto de Estágio Pedagógico no exercício da função de professores estagiários de Educação Física. Durante a prática profissional docente, existe a necessidade de planear, operacionalizar e gerir atividades que envolvam a comunidade escolar, o que permite ao professor estagiário conhecer e consciencializar-se da complexidade inerente ao exercício da docência. Assim sendo, durante o Estágio Pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades, nomeadamente: (i) a Prática Letiva; (ii) as Ações CientíficoPedagógicas; (iii) as Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e, (iv) as Ações de Integração no Meio Escolar. As experiências no âmbito do Estágio Pedagógico possibilitaram ao professor estagiário: (i) o domínio minucioso dos conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino da Educação Física; (ii) o conhecimento detalhado dos programas da disciplina e a sua adequação à realidade contextual educativa específica; (iii) a dinamização do debate e da reflexão sobre problemáticas associadas ao processo de ensino-aprendizagem, e (iv) o desenvolvimento progressivo de competências profissionais ética, moral e deontologicamente adequadas às exigências do contexto educativo (autonomia, iniciativa, pesquisa, investigação, análise e reflexão, cooperação, relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita). Mais do que promover evoluções no professor estagiário, o Estágio Pedagógico possibilitou a formação de alunos minimamente preparados para se adaptaram às exigências de um quotidiano sucessivamente em transformação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-05T13:33:30Z
2019-02-28T00:00:00Z
2019-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2344
202211134
url http://hdl.handle.net/10400.13/2344
identifier_str_mv 202211134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129921167032320