As percepções dos professores face às dificuldades de aprendizagem específicas : que práticas face à Discalculia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1483 |
Resumo: | O constante insucesso na disciplina de matemática tem preocupado os seus intervenientes, desde a tutela a toda a comunidade educativa, o que perfaz que os docentes da disciplina tenham mais responsabilidade e exposição mediática. Aliado a este insucesso, está também a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas, que tem sido fonte de preocupação por parte de docentes e investigadores. A escola tal como está revela ineficácia na forma como lida com as dificuldades manifestadas por alguns alunos, sobretudo os que revelam imensas dificuldades na aprendizagem das operações matemáticas e falhas no raciocino lógico-matemático, derivadas de desordens de carácter neuro-processológico, sendo que estes, em termos de inteligência apresentam parâmetros considerados normais, podendo até sobressair noutras áreas. É comum também, não revelarem problemas afectivos ou emocionais, no entanto, esta dificuldade pode estar associada também a outras como a dislexia, disfasia, dispraxia, ... podendo verificar-se tanto em crianças como nos adultos. Aos docentes, exige-se um constante estado de atenção face aos sinais de insucessos manifestados pelos alunos, sobretudo logo nos primeiros anos de escola, a fim de atenuar os transtornos destas crianças e fomentar um clima de sucesso educativo. Este estudo pretende aprofundar conhecimentos sobre alguns factores que causam dificuldades e ou transtornos na aprendizagem da matemática, nomeadamente os ligados às dificuldades de aprendizagem, mais especificamente à Discalculia. É também uma vontade minha, perceber as percepções dos professores do ensino básico que estão implicados na aprendizagem da disciplina relativamente ao seu grau de importância, tendo estes concentrado as suas opiniões nas opções muito importante e bastante importante. Quanto ao grau de frequência com que os seus alunos desenvolvem os objectivos propostos no programa de matemática para o ensino básico, indicaram maior concentração de respostas entre o algo frequente e o frequente. Pretendeu-se igualmente verificar as suas percepções sobre as DA e o perfil dos alunos com DA e se estão sensibilizados para identificar e/ ou orientar as crianças com estes problemas, usando estratégias educativas inclusivas. Tendo-se verificado que não existe uma ideia clara sobre a noção de DA, apesar de na noção de Discalculia na sua maioria terem optado pela opção correcta. |
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As percepções dos professores face às dificuldades de aprendizagem específicas : que práticas face à DiscalculiaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALDISCALCULIAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONDYSCALCULIASPECIAL EDUCATIONAL NEEDSLEARNING DISABILITIESO constante insucesso na disciplina de matemática tem preocupado os seus intervenientes, desde a tutela a toda a comunidade educativa, o que perfaz que os docentes da disciplina tenham mais responsabilidade e exposição mediática. Aliado a este insucesso, está também a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas, que tem sido fonte de preocupação por parte de docentes e investigadores. A escola tal como está revela ineficácia na forma como lida com as dificuldades manifestadas por alguns alunos, sobretudo os que revelam imensas dificuldades na aprendizagem das operações matemáticas e falhas no raciocino lógico-matemático, derivadas de desordens de carácter neuro-processológico, sendo que estes, em termos de inteligência apresentam parâmetros considerados normais, podendo até sobressair noutras áreas. É comum também, não revelarem problemas afectivos ou emocionais, no entanto, esta dificuldade pode estar associada também a outras como a dislexia, disfasia, dispraxia, ... podendo verificar-se tanto em crianças como nos adultos. Aos docentes, exige-se um constante estado de atenção face aos sinais de insucessos manifestados pelos alunos, sobretudo logo nos primeiros anos de escola, a fim de atenuar os transtornos destas crianças e fomentar um clima de sucesso educativo. Este estudo pretende aprofundar conhecimentos sobre alguns factores que causam dificuldades e ou transtornos na aprendizagem da matemática, nomeadamente os ligados às dificuldades de aprendizagem, mais especificamente à Discalculia. É também uma vontade minha, perceber as percepções dos professores do ensino básico que estão implicados na aprendizagem da disciplina relativamente ao seu grau de importância, tendo estes concentrado as suas opiniões nas opções muito importante e bastante importante. Quanto ao grau de frequência com que os seus alunos desenvolvem os objectivos propostos no programa de matemática para o ensino básico, indicaram maior concentração de respostas entre o algo frequente e o frequente. Pretendeu-se igualmente verificar as suas percepções sobre as DA e o perfil dos alunos com DA e se estão sensibilizados para identificar e/ ou orientar as crianças com estes problemas, usando estratégias educativas inclusivas. Tendo-se verificado que não existe uma ideia clara sobre a noção de DA, apesar de na noção de Discalculia na sua maioria terem optado pela opção correcta.The constant failure in the discipline of mathematics has worried the actors from the Ministry of Education to the entire educational community, which makes the discipline that teachers have more responsibility and media exposure. Allied to this failure, there is also the issue of specific learning disabilities (LD), which has been a source of concern among teachers and researchers. School has revealed as being ineffective in the way it deals with the difficulties experienced by some students, especially those who show great difficulties in learning math and failure in logical-mathematical induction, derived from neurological disorders, although these students have normal parameters in terms of intelligence, and may even excel in other areas. It is also common not to reveal affective or emotional problems, however, this difficulty may be also associated to others such as dyslexia, dysphasia, dyspraxia, which can occur in both children and adults. From teachers, it is required a constant state of attention to the signs of failure expressed by students, especially in the first years of school in order to mitigate the inconvenience of these children and foster a climate of educational success. This study aims to increase the knowledge of some factors that can cause some difficulties and learning disorders and are considered the most serious ones related to special educational needs, which include Dyscalculia. It is also a goal to realize the perceptions of elementary school teachers who are involved in teaching the discipline in relation to their degree of significance. They concentrated their opinions on the options very important and most important. Concerning the degree of frequency with which students develop their skills in the mathematics program for primary education, it’s indicated a greater concentration of responses between less frequent and frequent. We also intend to investigate teachers’ perceptions of the LD and the profile of students with LD and whether or not they are sensitized to identify and / or guide the children with these problems, using inclusive education strategies. It was found that there is no clear idea about the notion of LD, although the notion of Dyscalculia has received mostly the correct options by the teachers.2011-11-15T17:56:07Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1483porCardoso, Carlos Alberto de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:29.148941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O constante insucesso na disciplina de matemática tem preocupado os seus intervenientes, desde a tutela a toda a comunidade educativa, o que perfaz que os docentes da disciplina tenham mais responsabilidade e exposição mediática. Aliado a este insucesso, está também a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas, que tem sido fonte de preocupação por parte de docentes e investigadores. A escola tal como está revela ineficácia na forma como lida com as dificuldades manifestadas por alguns alunos, sobretudo os que revelam imensas dificuldades na aprendizagem das operações matemáticas e falhas no raciocino lógico-matemático, derivadas de desordens de carácter neuro-processológico, sendo que estes, em termos de inteligência apresentam parâmetros considerados normais, podendo até sobressair noutras áreas. É comum também, não revelarem problemas afectivos ou emocionais, no entanto, esta dificuldade pode estar associada também a outras como a dislexia, disfasia, dispraxia, ... podendo verificar-se tanto em crianças como nos adultos. Aos docentes, exige-se um constante estado de atenção face aos sinais de insucessos manifestados pelos alunos, sobretudo logo nos primeiros anos de escola, a fim de atenuar os transtornos destas crianças e fomentar um clima de sucesso educativo. Este estudo pretende aprofundar conhecimentos sobre alguns factores que causam dificuldades e ou transtornos na aprendizagem da matemática, nomeadamente os ligados às dificuldades de aprendizagem, mais especificamente à Discalculia. É também uma vontade minha, perceber as percepções dos professores do ensino básico que estão implicados na aprendizagem da disciplina relativamente ao seu grau de importância, tendo estes concentrado as suas opiniões nas opções muito importante e bastante importante. Quanto ao grau de frequência com que os seus alunos desenvolvem os objectivos propostos no programa de matemática para o ensino básico, indicaram maior concentração de respostas entre o algo frequente e o frequente. Pretendeu-se igualmente verificar as suas percepções sobre as DA e o perfil dos alunos com DA e se estão sensibilizados para identificar e/ ou orientar as crianças com estes problemas, usando estratégias educativas inclusivas. Tendo-se verificado que não existe uma ideia clara sobre a noção de DA, apesar de na noção de Discalculia na sua maioria terem optado pela opção correcta. |
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