Vamos brincar lá fora?” As vivências do brincar numa sala de Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16909 |
Resumo: | Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Vamos brincar lá fora?” As vivências do brincar numa sala de Jardim de InfânciaBrincarCriançaBrinquedoPapel do educador de infânciaEspaço exteriorPlayChildrenToyRole of the kindergarten teacherOuter spaceRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. O documento que se segue pretende espelhar, de forma crítica e reflexiva, o trabalho desenvolvido no decorrer da prática pedagógica, com um grupo de 18 crianças de 3 anos de idade, num contexto educativo demarcado pelo Movimento da Escola Moderna (MEM) e onde a dimensão pedagógica permite olhar e conhecer a criança na sua individualidade, ajudando-a a fazer o seu caminho diariamente. No seguimento da observação realizada na sala de Jardim de Infância, onde são preconizadas as práticas pedagógicas já mencionadas, foi possível aferir que a promoção das relações e interações estabelecidas entres os protagonistas do processo educativo e o brincar, tanto no interior da sala, como no exterior da mesma, representavam, por si só, pilares fulcrais ao desenvolvimento e autonomia do grupo de crianças. Tendo em conta os pressupostos acima referenciados, o presente estudo pretende conhecer as conceções sobre o brincar dos intervenientes do processo educativo, em particular a educadora cooperante e o grupo de crianças e, simultaneamente, compreender as características das brincadeiras e os brinquedos a que recorriam, tanto em sala como no espaço exterior. Dado que se trata de um estudo de caso de natureza qualitativa, a investigação inscreve-se, por isso, numa abordagem naturalista. No decorrer do processo, a recolha de dados foi realizada através de registo de notas de campo, entrevista à educadora cooperante e grupos focais com as crianças. Os resultados do presente estudo evidenciam que as crianças valorizam o brincar no seu quotidiano, preferindo o recurso a equipamentos estruturados que envolvam a atividade motora ou referentes ao faz de conta, com os quais desenvolvem, essencialmente, brincadeiras em grupo e em paralelo, dependendo do espaço em que se encontram. Relativamente ao papel do adulto, os resultados ilustram que este desempenha, sobretudo, um papel participativo nos momentos de brincadeira e de organização e gestão dos espaços e materiais promotores do brincar. O relatório culmina com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no decorrer da PPS II, com o intuito de perspetivar e encontrar o meu lugar enquanto educadora de infância no tempo em que vivemos. No fundo, compreender o caminho que pretendo trilhar e as opções metodológicas que quero utilizar na minha ação pedagógica.This report is part of the Supervised Professional Practice in Kindergarten, part of the Master in Pre-School Education. The document that follows intends to reflect, in a critical and reflective way, the work developed during the pedagogical practice, with a group of 18 children aged 3 years old, in an educational context defined by the Movimento da Escola Moderna (MEM) and where the The pedagogical dimension makes it possible to look at and get to know the child in his individuality, helping him to make his way on a daily basis. Following the observation carried out in the kindergarten room, where the aforementioned pedagogical practices are recommended, it was possible to verify that the promotion of relationships and interactions established between the protagonists of the educational process and playing, both inside the room and in the exterior of the same, represented, in themselves, key pillars to the development and autonomy of the group of children. Taking into account the assumptions mentioned above, the present study intends to know the conceptions about playing of those involved in the educational process, in particular the cooperative educator and the group of children and, simultaneously, to understand the characteristics of the games and the toys they used, both in the living room and outside. Given that this is a case study of a qualitative nature, the investigation therefore follows a naturalistic approach. During the process, data collection was carried out through the recording of field notes, interviews with the cooperating educator and focus groups with the children. The results of the present study show that children value playing in their daily lives, preferring the use of structured equipment involving motor activity or related to make-believe, with which they essentially develop group and parallel games, depending on of the space they are in. With regard to the role of the adult, the results illustrate that he plays, above all, a participatory role in moments of play and in the organization and management of spaces and materials that promote play. The report culminates with a reflection on the work carried out during the PPS II, with the aim of putting into perspective and finding my place as a kindergarten teacher in the time we live in, basically understanding the path I intend to follow and the methodological options that I want to use it in my pedagogical action.Lino, DalilaRCIPLGarcia, Cristiana Patrícia Guedes2024-01-19T10:17:05Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16909TID:203452950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:50.430848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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