Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vítor José Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93444
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_2520c0d8e70d3757de5807549b4bf1ce
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019Internship Report Developed at Escola Basic 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Next to Class A of 10th Year in the Academic Year of 2018/2019Educação FísicaProcesso de Ensino-AprendizagemIntervenção PedagógicaExercício FísicoMotivaçãoPhysical EducationTeaching-Learning ProcessPedagogical InterventionPhysical ExerciseMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio Pedagógico, correspondente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta unidade curricular tem como objetivo descrever e refletir acerca das atividades desenvolvidas bem como de todo o processo de ensino-aprendizagem que decorreu ao longo da nossa intervenção pedagógica, no ano letivo de 2018/2019, inserida na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares, junto da turma A, correspondente ao 10.º ano. Assim sendo, este relatório contempla todas as tarefas inerentes ao processo de estágio, estando estruturado tendo como base cinco partes fundamentais. Desta forma, tem início com uma primeira parte que engloba a introdução, onde procuramos dar início ao trabalho, fazendo uma breve apresentação do mesmo, dando igualmente a conhecer a sua estrutura global. De seguida surge uma segunda parte, relativa à contextualização da prática desenvolvida, onde é feita referência às expectativas iniciais, ao projeto formativo bem como realizada uma caracterização do local de estágio. Prosseguindo, numa terceira parte é realizada uma análise reflexiva acerca da prática pedagógica, tendo em consideração diferentes pontos, neste caso o planeamento, a realização e a avaliação. Seguidamente surge uma quarta parte, esta que integra o aprofundamento do Tema-Problema, tendo como título: “A motivação para a prática de atividade físico-desportiva nos alunos dos ensinos básico e secundário”, um estudo desenvolvido no local do estágio e que abrangeu diferentes turmas do ensino básico e secundário da respetiva escola. Por fim, surge uma quinta parte, onde procuramos enaltecer algumas considerações finais acerca de todo o processo.This internship report is part of the Curricular Unit of the Pedagogical Internship Report, corresponding to 2. year of the master’s degree in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Teachings of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This curricular unit aims to describe and reflect on the activities developed as well as the entire teaching-learning process that took place during our pedagogical intervention, in the year of 2018/2019, inserted in the basic school 2/3 S. Dr. Daniel de Matos in Vila Nova de Poiares, next to Class A, corresponding to 10. year. Thus, this report contemplates all the tasks inherent in the internship process, being structured based on five fundamental parts. In this way, it begins with a first part that encompasses the introduction, where we seek to start the work, making a brief presentation of it, also giving to know its global structure. Next comes a second part, concerning the contextualization of the practice developed, where it is made reference to the initial expectations, the formative project as well as performed a characterization of the internship site. In a third part, a reflexive analysis of pedagogical practice is carried out, taking into consideration different points, in this case planning, realization and evaluation. Then comes a fourth part, which integrates the deepening of the problem theme, having as title: "The motivation for the practice of physical-sports activity in students of basic and secondary teachings ", a study developed at the site of the internship and that different classes of primary and secondary school. Finally, a fifth part arises, where we seek to enhance the final considerations about the whole process.2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93444http://hdl.handle.net/10316/93444TID:202673731porDias, Vítor José Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:43:30Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:22.666600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
Internship Report Developed at Escola Basic 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Next to Class A of 10th Year in the Academic Year of 2018/2019
title Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
Dias, Vítor José Santos
Educação Física
Processo de Ensino-Aprendizagem
Intervenção Pedagógica
Exercício Físico
Motivação
Physical Education
Teaching-Learning Process
Pedagogical Intervention
Physical Exercise
Motivation
title_short Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
title_full Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
author Dias, Vítor José Santos
author_facet Dias, Vítor José Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vítor José Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Processo de Ensino-Aprendizagem
Intervenção Pedagógica
Exercício Físico
Motivação
Physical Education
Teaching-Learning Process
Pedagogical Intervention
Physical Exercise
Motivation
topic Educação Física
Processo de Ensino-Aprendizagem
Intervenção Pedagógica
Exercício Físico
Motivação
Physical Education
Teaching-Learning Process
Pedagogical Intervention
Physical Exercise
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93444
http://hdl.handle.net/10316/93444
TID:202673731
url http://hdl.handle.net/10316/93444
identifier_str_mv TID:202673731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019847192576