Prática reflexiva em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: impacto na intervenção educativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2681 |
Resumo: | O presente relatório de investigação apresenta como temática a prática reflexiva em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, assim como o seu impacto na intervenção educativa. Esta investigação foi realizada ao longo de dois anos, através do estágio profissionalizante em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como sujeito de estudo as crianças de ambos os contextos educativos. Este estudo foi desenvolvido numa abordagem de estilo qualitativo, suportado por uma revisão de literatura, sobre o conceito de prática reflexiva, a prática reflexiva na construção profissional, modelos pedagógicos que privilegiam esta prática e a pedagogia-participativa em contexto educativo, assim como, uma apresentação e análise de dados e instrumentos mobilizados, como portefólio reflexivo, avaliações, instrumentos de participação e avaliação pelas crianças, assembleias de grupo, diário de turma, atividades pedagógicas e entrevistas realizadas à educadora e professora cooperantes. Nesta investigação relevou-se a importância do estabelecimento de relações de empatia com todas as crianças e elementos da equipa educativa, valorizando a opinião e participação das mesmas no seu processo de ensino-aprendizagem. Ficou claro, ao longo de todo este processo investigativo, que a prática reflexiva no contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, promove uma melhoria da intervenção educativa. E que dar voz aos diferentes atores sociais que integram um contexto educativo, assegurando que todos eles são essenciais, permite ao profissional de educação enriquecer todo o seu trabalho pedagógico, criar aprendizagens de sucesso, alicerçadas na integração, cooperação, interesse e participação das crianças. Este caminho fomentou a construção profissionalizante da estagiária e o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva, critica e construtiva, assim como, desenvolver nas crianças em estudo, competências sociais, a sua participação, a consciencialização e reflexão sobre diferentes temáticas e o trabalho cooperativo, aproximando-se significativamente daquilo que a educação deve proporcionar às mesmas, sendo ela o reflexo das exigências totais da sociedade. |
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