A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6948 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_252cd532e2d1f55c385e465cfa9e9e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAPMarketingFacebookImagens de marcaConfiançaPlano de marketingSatisfação dos consumidoresTAP PortugalPortugalBrands imageConfidenceMarketing planCustomers satisfactionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Estamos na era da informação, a importância da Internet para a comunicação entre marca e o consumidor tem vindo a crescer tornando-se crucial criar novas formas de interagir com as pessoas. Uma das plataformas, actualmente mais utilizadas para este diálogo é o Facebook. Contudo, é necessário observar como a presença nesta plataforma acaba por influenciar a imagem da marca, a satisfação e a confiança do consumidor. Como tal, esta investigação incidiu na plataforma do Facebook e em procurar perceber “Qual é a importância e os efeitos que o consumidor dá à presença da marca TAP numa rede social como o Facebook?” Neste trabalho investigativo utilizou-se como principal meio de recolha de informação, partindo de um método quantitativo, a realização de inquéritos por questionário numa amostra por conveniência (N=224). Estes inquéritos procuraram, por uma lado, conferir qual é a importância que os consumidores da marca TAP dão à sua presença no Facebook, como por outro lado, quais são os factores que têm mais impacto devido a esta presença (Imagem da marca, satisfação, confiança). Ficou evidente através dos resultados obtidos neste estudo que a marca TAP deve estar presente na rede social Facebook; que esta presença contribui para a criação de uma relação com o cliente; que estar presente no digital dá melhor imagem à marca TAP e que comentários positivos na plataforma fazem com que os consumidores confiem mais na marca. Além disso, confirmou-se que existe uma influência positiva, entre a presença no Facebook e cada uma das dimensões analisadas (imagem da marca, a confiança e a satisfação).ABSTRACT: We are in the era of information, the importance of the Internet for the communication between brand and consumer, is growing it’s necessary create new forms of interact with people. One of the platforms used for this dialogue is Facebook. However, it is necessary to note how the presence on this platform will eventually influence the brand image, the customer satisfaction and confidence. As such, this research focused on the Facebook platform and in seeking to realize "What is the importance and effects that the consumer gives to the TAP brand presence on a social network as Facebook?" In this investigative work was used as the principal means o gathering information, from a quantitative method, conducted surveys in a sample of convenience (N=224). These surveys sought, on the one hand, check what is the importance that consumers give to TAP brand and its presence on Facebook, as on the other hand, what are the factors that have the most impact because of this presence (Brand Image, Satisfaction, Confidence). It was evident through the results obtained in this study that the TAP tag must be present on the social network Facebook; that, this presence contributes to creating a relationship with the client; to be present on the digital, gives to the TAP brand best image and the positive comments on the platform make consumers trust more on the brand. In addition, it was confirmed that there is a positive influence, between the presence on Facebook and each of the dimensions analyzed (Brand Image, Satisfaction, Confidence).Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLTeixeira, João Paulo de Albuquerque2017-04-26T21:35:29Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6948TID:201607433porTEIXEIRA, João Paulo de Albuquerque - A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:00.093626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
title |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
spellingShingle |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP Teixeira, João Paulo de Albuquerque Marketing Imagens de marca Confiança Plano de marketing Satisfação dos consumidores TAP Portugal Portugal Brands image Confidence Marketing plan Customers satisfaction |
title_short |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
title_full |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
title_fullStr |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
title_full_unstemmed |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
title_sort |
A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP |
author |
Teixeira, João Paulo de Albuquerque |
author_facet |
Teixeira, João Paulo de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Sandra Marisa Lopes RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, João Paulo de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Imagens de marca Confiança Plano de marketing Satisfação dos consumidores TAP Portugal Portugal Brands image Confidence Marketing plan Customers satisfaction |
topic |
Marketing Imagens de marca Confiança Plano de marketing Satisfação dos consumidores TAP Portugal Portugal Brands image Confidence Marketing plan Customers satisfaction |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2016-12-16T00:00:00Z 2017-04-26T21:35:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6948 TID:201607433 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6948 |
identifier_str_mv |
TID:201607433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
TEIXEIRA, João Paulo de Albuquerque - A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133419070816256 |