A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Paulo de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6948
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_252cd532e2d1f55c385e465cfa9e9e5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAPMarketingFacebookImagens de marcaConfiançaPlano de marketingSatisfação dos consumidoresTAP PortugalPortugalBrands imageConfidenceMarketing planCustomers satisfactionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Estamos na era da informação, a importância da Internet para a comunicação entre marca e o consumidor tem vindo a crescer tornando-se crucial criar novas formas de interagir com as pessoas. Uma das plataformas, actualmente mais utilizadas para este diálogo é o Facebook. Contudo, é necessário observar como a presença nesta plataforma acaba por influenciar a imagem da marca, a satisfação e a confiança do consumidor. Como tal, esta investigação incidiu na plataforma do Facebook e em procurar perceber “Qual é a importância e os efeitos que o consumidor dá à presença da marca TAP numa rede social como o Facebook?” Neste trabalho investigativo utilizou-se como principal meio de recolha de informação, partindo de um método quantitativo, a realização de inquéritos por questionário numa amostra por conveniência (N=224). Estes inquéritos procuraram, por uma lado, conferir qual é a importância que os consumidores da marca TAP dão à sua presença no Facebook, como por outro lado, quais são os factores que têm mais impacto devido a esta presença (Imagem da marca, satisfação, confiança). Ficou evidente através dos resultados obtidos neste estudo que a marca TAP deve estar presente na rede social Facebook; que esta presença contribui para a criação de uma relação com o cliente; que estar presente no digital dá melhor imagem à marca TAP e que comentários positivos na plataforma fazem com que os consumidores confiem mais na marca. Além disso, confirmou-se que existe uma influência positiva, entre a presença no Facebook e cada uma das dimensões analisadas (imagem da marca, a confiança e a satisfação).ABSTRACT: We are in the era of information, the importance of the Internet for the communication between brand and consumer, is growing it’s necessary create new forms of interact with people. One of the platforms used for this dialogue is Facebook. However, it is necessary to note how the presence on this platform will eventually influence the brand image, the customer satisfaction and confidence. As such, this research focused on the Facebook platform and in seeking to realize "What is the importance and effects that the consumer gives to the TAP brand presence on a social network as Facebook?" In this investigative work was used as the principal means o gathering information, from a quantitative method, conducted surveys in a sample of convenience (N=224). These surveys sought, on the one hand, check what is the importance that consumers give to TAP brand and its presence on Facebook, as on the other hand, what are the factors that have the most impact because of this presence (Brand Image, Satisfaction, Confidence). It was evident through the results obtained in this study that the TAP tag must be present on the social network Facebook; that, this presence contributes to creating a relationship with the client; to be present on the digital, gives to the TAP brand best image and the positive comments on the platform make consumers trust more on the brand. In addition, it was confirmed that there is a positive influence, between the presence on Facebook and each of the dimensions analyzed (Brand Image, Satisfaction, Confidence).Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLTeixeira, João Paulo de Albuquerque2017-04-26T21:35:29Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6948TID:201607433porTEIXEIRA, João Paulo de Albuquerque - A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:00.093626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
title A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
spellingShingle A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
Teixeira, João Paulo de Albuquerque
Marketing
Facebook
Imagens de marca
Confiança
Plano de marketing
Satisfação dos consumidores
TAP Portugal
Portugal
Brands image
Confidence
Marketing plan
Customers satisfaction
title_short A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
title_full A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
title_fullStr A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
title_full_unstemmed A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
title_sort A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP
author Teixeira, João Paulo de Albuquerque
author_facet Teixeira, João Paulo de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sandra Marisa Lopes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, João Paulo de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Facebook
Imagens de marca
Confiança
Plano de marketing
Satisfação dos consumidores
TAP Portugal
Portugal
Brands image
Confidence
Marketing plan
Customers satisfaction
topic Marketing
Facebook
Imagens de marca
Confiança
Plano de marketing
Satisfação dos consumidores
TAP Portugal
Portugal
Brands image
Confidence
Marketing plan
Customers satisfaction
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016-12-16T00:00:00Z
2017-04-26T21:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6948
TID:201607433
url http://hdl.handle.net/10400.21/6948
identifier_str_mv TID:201607433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TEIXEIRA, João Paulo de Albuquerque - A importância e os efeitos da presença no facebook para o consumidor: o caso TAP. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133419070816256