O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Mariana Cristina Melo Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38643
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o estado da arte sobre a temática do branding de cidades e sobre o contributo das universidades na construção da identidade e conceção desse branding. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se a uma revisão de literatura que permitiu aferir sobre as razões que justificam a premência de se projetar a identidade da cidade através da marca. Num segundo momento, e tornada clara a importância do papel do branding de cidades, a revisão de literatura incidiu sobre o impacto da universidade, como espaço público com consideráveis e diversificados tipos de implicações nos territórios e nas cidades, da qual resultou a identificação de um research gap relativo à incorporação desse contributo chave na conceção dos respetivos branding. Este trabalho, de natureza puramente conceptual permitiu, portanto, a identificação de possíveis vias de pesquisa futura sobre o tema.
id RCAP_2535c135dabd097cd0f2532761c02ed8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literaturaMarcaCidadesBrandingUniversidadesO presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o estado da arte sobre a temática do branding de cidades e sobre o contributo das universidades na construção da identidade e conceção desse branding. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se a uma revisão de literatura que permitiu aferir sobre as razões que justificam a premência de se projetar a identidade da cidade através da marca. Num segundo momento, e tornada clara a importância do papel do branding de cidades, a revisão de literatura incidiu sobre o impacto da universidade, como espaço público com consideráveis e diversificados tipos de implicações nos territórios e nas cidades, da qual resultou a identificação de um research gap relativo à incorporação desse contributo chave na conceção dos respetivos branding. Este trabalho, de natureza puramente conceptual permitiu, portanto, a identificação de possíveis vias de pesquisa futura sobre o tema.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-13T12:06:53Z2021-09-20T00:00:00Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38643por10.34624/rtd.v36i2.8853Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira GomesMarques, Mariana Cristina Melo Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:23Zoai:ria.ua.pt:10773/38643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:00.710074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
title O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
spellingShingle O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes
Marca
Cidades
Branding
Universidades
title_short O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
title_full O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
title_fullStr O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
title_full_unstemmed O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
title_sort O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
author Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes
author_facet Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes
Marques, Mariana Cristina Melo Inácio
author_role author
author2 Marques, Mariana Cristina Melo Inácio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes
Marques, Mariana Cristina Melo Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Cidades
Branding
Universidades
topic Marca
Cidades
Branding
Universidades
description O presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o estado da arte sobre a temática do branding de cidades e sobre o contributo das universidades na construção da identidade e conceção desse branding. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se a uma revisão de literatura que permitiu aferir sobre as razões que justificam a premência de se projetar a identidade da cidade através da marca. Num segundo momento, e tornada clara a importância do papel do branding de cidades, a revisão de literatura incidiu sobre o impacto da universidade, como espaço público com consideráveis e diversificados tipos de implicações nos territórios e nas cidades, da qual resultou a identificação de um research gap relativo à incorporação desse contributo chave na conceção dos respetivos branding. Este trabalho, de natureza puramente conceptual permitiu, portanto, a identificação de possíveis vias de pesquisa futura sobre o tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T00:00:00Z
2021-09-20
2023-07-13T12:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38643
url http://hdl.handle.net/10773/38643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v36i2.8853
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741625098240