O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38643 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o estado da arte sobre a temática do branding de cidades e sobre o contributo das universidades na construção da identidade e conceção desse branding. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se a uma revisão de literatura que permitiu aferir sobre as razões que justificam a premência de se projetar a identidade da cidade através da marca. Num segundo momento, e tornada clara a importância do papel do branding de cidades, a revisão de literatura incidiu sobre o impacto da universidade, como espaço público com consideráveis e diversificados tipos de implicações nos territórios e nas cidades, da qual resultou a identificação de um research gap relativo à incorporação desse contributo chave na conceção dos respetivos branding. Este trabalho, de natureza puramente conceptual permitiu, portanto, a identificação de possíveis vias de pesquisa futura sobre o tema. |
id |
RCAP_2535c135dabd097cd0f2532761c02ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38643 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literaturaMarcaCidadesBrandingUniversidadesO presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o estado da arte sobre a temática do branding de cidades e sobre o contributo das universidades na construção da identidade e conceção desse branding. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se a uma revisão de literatura que permitiu aferir sobre as razões que justificam a premência de se projetar a identidade da cidade através da marca. Num segundo momento, e tornada clara a importância do papel do branding de cidades, a revisão de literatura incidiu sobre o impacto da universidade, como espaço público com consideráveis e diversificados tipos de implicações nos territórios e nas cidades, da qual resultou a identificação de um research gap relativo à incorporação desse contributo chave na conceção dos respetivos branding. Este trabalho, de natureza puramente conceptual permitiu, portanto, a identificação de possíveis vias de pesquisa futura sobre o tema.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-13T12:06:53Z2021-09-20T00:00:00Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38643por10.34624/rtd.v36i2.8853Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira GomesMarques, Mariana Cristina Melo Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:48:01Zoai:ria.ua.pt:10773/38643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:48:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
title |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
spellingShingle |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes Marca Cidades Branding Universidades |
title_short |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
title_full |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
title_fullStr |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
title_sort |
O contributo das universidades no branding das cidades – uma revisão de literatura |
author |
Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes |
author_facet |
Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes Marques, Mariana Cristina Melo Inácio |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Mariana Cristina Melo Inácio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Maria Teresa de Carvalho Moreira Gomes Marques, Mariana Cristina Melo Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Cidades Branding Universidades |
topic |
Marca Cidades Branding Universidades |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o estado da arte sobre a temática do branding de cidades e sobre o contributo das universidades na construção da identidade e conceção desse branding. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se a uma revisão de literatura que permitiu aferir sobre as razões que justificam a premência de se projetar a identidade da cidade através da marca. Num segundo momento, e tornada clara a importância do papel do branding de cidades, a revisão de literatura incidiu sobre o impacto da universidade, como espaço público com consideráveis e diversificados tipos de implicações nos territórios e nas cidades, da qual resultou a identificação de um research gap relativo à incorporação desse contributo chave na conceção dos respetivos branding. Este trabalho, de natureza puramente conceptual permitiu, portanto, a identificação de possíveis vias de pesquisa futura sobre o tema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-20T00:00:00Z 2021-09-20 2023-07-13T12:06:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38643 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34624/rtd.v36i2.8853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543867149320192 |