A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luísa Neto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1920
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e como tal reflete uma experiência profissional e a reflexão sobre a mesma. Na atualidade solicita-se ao professor que tenha capacidade de refletir sobre a sua prática pedagógica, ao mesmo tempo que, com base na experiência, seja capaz de introduzir melhorias contínuas na sua prestação pedagógica e tenha capacidade de investigação em função do Projeto Educativo concreto. A nossa opção de investigação concretizou-se através de um projeto de aplicação de prática de leitura em voz alta, como forma de melhorar as capacidades de leitura expressiva dos alunos, ao mesmo tempo que se pretendia estimular o interesse pela leitura em geral e pela poesia portuguesa em particular, isto porque, durante o período de observação, foi percetível a falta de expressividade na leitura em voz alta. Como iria ser abordado o género literário da poesia foi formulada a seguinte questão-problema: De que forma a expressividade contribui para a compreensão do texto poético? A importância da aquisição das competências de leitura é fundamental no Ensino Básico e entendida como estruturante para todo o percurso de aprendizagem do aluno e, como tal, deve ser alvo da maior atenção durante o início do processo de aprendizagem. Para além do objetivo específico no Ensino Básico, no que respeita à aquisição de competências, não podemos também deixar de lembrar que a curiosidade natural da criança, pode ser aproveitada para o estímulo da leitura. Para tal é necessário que o professor do Ensino Básico seja capaz de promover um modelo de aprendizagem ativa, com a participação dos alunos num conjunto de atividades que estimulem a aquisição de competências de leitura, nomeadamente, através da introdução de atividades em que se recorra à leitura em voz alta.
id RCAP_2539349e19fea225326ac76215195fd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poéticoCompetências de leituraLeitura em voz altaLeitura expressivaReading skillReading out loudReading with expressivelyO presente trabalho foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e como tal reflete uma experiência profissional e a reflexão sobre a mesma. Na atualidade solicita-se ao professor que tenha capacidade de refletir sobre a sua prática pedagógica, ao mesmo tempo que, com base na experiência, seja capaz de introduzir melhorias contínuas na sua prestação pedagógica e tenha capacidade de investigação em função do Projeto Educativo concreto. A nossa opção de investigação concretizou-se através de um projeto de aplicação de prática de leitura em voz alta, como forma de melhorar as capacidades de leitura expressiva dos alunos, ao mesmo tempo que se pretendia estimular o interesse pela leitura em geral e pela poesia portuguesa em particular, isto porque, durante o período de observação, foi percetível a falta de expressividade na leitura em voz alta. Como iria ser abordado o género literário da poesia foi formulada a seguinte questão-problema: De que forma a expressividade contribui para a compreensão do texto poético? A importância da aquisição das competências de leitura é fundamental no Ensino Básico e entendida como estruturante para todo o percurso de aprendizagem do aluno e, como tal, deve ser alvo da maior atenção durante o início do processo de aprendizagem. Para além do objetivo específico no Ensino Básico, no que respeita à aquisição de competências, não podemos também deixar de lembrar que a curiosidade natural da criança, pode ser aproveitada para o estímulo da leitura. Para tal é necessário que o professor do Ensino Básico seja capaz de promover um modelo de aprendizagem ativa, com a participação dos alunos num conjunto de atividades que estimulem a aquisição de competências de leitura, nomeadamente, através da introdução de atividades em que se recorra à leitura em voz alta.This work, based on the Supervised Teaching Practice, reflects the professional experience and its reflection. Nowadays the Teacher is required s to apply the reflexive capacity to the pedagogical practice and based on experience to achieve regular improvements and to keep a regular research directed to the educational project in hands. Our choice, as far as the research is concerned, was directed to a project of reading aloud as a regular method to improve students reading skills, as well as expressive reading and as a stimulus to reading in general and towards poetry specifically. The acquisition of reading capacity in the primary level is structuring for all the following learning process and being so must have the necessary attention during the initial learning process. Besides the importance at primary level, we must stress out that children natural curiosity can be used to stimulate reading habits and therefore the teacher should consider the importance of active learning promotion and use activities in the classroom that are a stimulus to reading skills acquisition, through activities which include reading out loud.2017-10-23T14:50:40Z2017-07-31T00:00:00Z2017-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1920TID:201742608porGomes, Luísa Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:25.321726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
title A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
spellingShingle A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
Gomes, Luísa Neto
Competências de leitura
Leitura em voz alta
Leitura expressiva
Reading skill
Reading out loud
Reading with expressively
title_short A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
title_full A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
title_fullStr A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
title_full_unstemmed A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
title_sort A Leitura em voz alta como prática para a compreensão do texto poético
author Gomes, Luísa Neto
author_facet Gomes, Luísa Neto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luísa Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de leitura
Leitura em voz alta
Leitura expressiva
Reading skill
Reading out loud
Reading with expressively
topic Competências de leitura
Leitura em voz alta
Leitura expressiva
Reading skill
Reading out loud
Reading with expressively
description O presente trabalho foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e como tal reflete uma experiência profissional e a reflexão sobre a mesma. Na atualidade solicita-se ao professor que tenha capacidade de refletir sobre a sua prática pedagógica, ao mesmo tempo que, com base na experiência, seja capaz de introduzir melhorias contínuas na sua prestação pedagógica e tenha capacidade de investigação em função do Projeto Educativo concreto. A nossa opção de investigação concretizou-se através de um projeto de aplicação de prática de leitura em voz alta, como forma de melhorar as capacidades de leitura expressiva dos alunos, ao mesmo tempo que se pretendia estimular o interesse pela leitura em geral e pela poesia portuguesa em particular, isto porque, durante o período de observação, foi percetível a falta de expressividade na leitura em voz alta. Como iria ser abordado o género literário da poesia foi formulada a seguinte questão-problema: De que forma a expressividade contribui para a compreensão do texto poético? A importância da aquisição das competências de leitura é fundamental no Ensino Básico e entendida como estruturante para todo o percurso de aprendizagem do aluno e, como tal, deve ser alvo da maior atenção durante o início do processo de aprendizagem. Para além do objetivo específico no Ensino Básico, no que respeita à aquisição de competências, não podemos também deixar de lembrar que a curiosidade natural da criança, pode ser aproveitada para o estímulo da leitura. Para tal é necessário que o professor do Ensino Básico seja capaz de promover um modelo de aprendizagem ativa, com a participação dos alunos num conjunto de atividades que estimulem a aquisição de competências de leitura, nomeadamente, através da introdução de atividades em que se recorra à leitura em voz alta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23T14:50:40Z
2017-07-31T00:00:00Z
2017-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1920
TID:201742608
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1920
identifier_str_mv TID:201742608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131529146793984